Avisos da Semana

Semana de 14 a 22 de abril de 2024

01. Os adolescentes do 9º ano da catequese paroquial, para preparar a Profissão de Fé tiveram este sábado a sua recoleção/retiro. Neste domingo, dia 14 de abril, a nossa comunidade paroquial acolhe em Festa estes adolescentes do 9º ano da catequese na sua Profissão de Fé, que se realiza na eucaristia das 11 horas. Alegramo-nos com o seu crescimento e com a sua caminhada, enquanto, juntamente com pais e padrinhos, queremos todos renovar o compromisso de testemunho e acompanhamento.

02. Celebrarmos no próximo Domingo dia 21 de abril o 61º "Dia Mundial de Oração pelas Vocações" - Domingo do Bom Pastor, no encerramento desta Semana de oração pelas vocações que agora começa e que vai deste domingo 14 a 21 de abril. Lembramos de uma forma geral esta semana, na vida da nossa comunidade cristã, a nossa vocação de batizados na construção do Reino de Deus, e de maneira particular as Vocações Consagradas de serviço à vida da Igreja, na opção livre e a tempo inteiro. A propósito desta Semana de oração pelas Vocações, o Secretariado Diocesano das Vocações promove várias atividades para adolescentes e jovens no próximo fim-de-semana.

03. Haverá Ultreia dos Cursistas de Cristandade do Arciprestado de Estarreja-Murtosa, na próxima 5ª Feira dia 18 de abril, às 21.30 horas [nove e meia da noite] no Centro Paroquial de Avanca.

04. No próximo Sábado dia 20 de abril, irá ter lugar o DIA DIOCESANO DO CATEQUISTA, com o tema "um novo itinerário.... e agora?". Decorrerá entre as 09.00 e as 17.30 horas no Seminário de Aveiro. Às 16.30 horas a eucaristia de encerramento será presidida por D. António Moiteiro, bispo de Aveiro.

05. No próximo Domingo dia 21 de abril, a nossa comunidade cristã celebrará o Dia Paroquial do Doente e Idoso. Celebraremos a eucaristia da tarde às 15 horas [três da tarde] e nela irá ser feita a administração do Sacramento da Unção dos Enfermos. Haverá, cerca de uma hora antes da eucaristia, às 13.45 horas [duas menos um quarto da tarde] confissões, sobre tudo para doentes e idosos que queiram ter a oportunidade de o fazer. A seguir à celebração terá lugar no Centro paroquial uma merenda-convívio entre todos. Pedimos a colaboração das famílias, para que tragam os seus doentes, fragilizados e também os mais idosos, pois há alguma escassez de voluntários para esse fim-de-semana; ao mesmo tempo, esta será para os doentes, fragilizados e mais idosos uma circunstância de relevante contentamento, pois após o tempo da pandemia esta é uma oportunidade para encontrar outros em convívio e sã camaradagem. É claro que neste dia a missa da tarde é excecionalmente às 15 horas [três da tarde], pelo que NÃO HAVERÁ a missa das 19 horas.

06. Também no próximo Domingo dia 21 de abril, vai decorrer em Aveiro, a grande festa dos Escuteiros, Dia da Região e Dia de "São Jorge". O nosso agrupamento de Escuteiros de Avanca participa com uma grande parte dos seus elementos no programa do dia e na eucaristia presidida pelo senhor bispo às 15 horas na Catedral de Aveiro.

07. Tendo em conta a recolha fundos para a obra social em Angola ‘Sopas Nutritivas’– projeto dinamizado pelo Pe. Nuno Almeida e pelos Padres Passionistas, decorre um espetáculo-solidário de angariação de fundos, organizado pelo grupo de jovens ASAS-Anjos Solidários, nesta próxima 6º feira dia 19 de abril às 21 horas [nove da noite] na Escola Secundária José Fragateiro de Ovar.

08. Acontece na próxima semana mais um ALAVANCA, festival de teatro de Avanca. Organizado pela Kopinxas - Companhia de Teatro, no próximo Sábado dia 20 de abril às 21.30 horas [nove e meia da noite], no Cine Teatro de Estarreja, a apresentação da peça ‘André e Dorine’, da Companhia Kulunka Teatro (Espanha / País Basco). No Domingo, dia 21 de abril às 10 horas, na Casa-Museu Egas Moniz de Avanca vai acontecer a peça “EMÍDIO” por Sandro William Junqueira. Mais eventos, principalmente ao nível escolar, irão decorrer em 19 e 26 de abril, realizações que constam no programa disponível nas redes sociais.

09. Neste mês estão a ser feitas as declarações de impostos do IRS. O governo permite que as pessoas possam nas suas declarações indicar o destino a dar a 0,5 % (meio por cento) dos seus impostos - que terá fins sociais. Visto 0,5 % ser uma percentagem pequena, só a vontade e generosidade de muitos em colocar o nº de contribuinte do Centro Paroquial e Social de Avanca e a respetiva cruzinha em "IPSS" é que será possível juntar e a atingir um valor significativo. Se as pessoas não indicarem alguma instituição legalmente credível para destinar essa verba, o governo retirará na mesma essa percentagem e encaminhará para aquilo que escolher. Desta forma apelamos a todos que indiquem, no lugar próprio das suas declarações de IRS (campo nº 11, sobre a consignação de 0,5 % do IRS), a identificação de contribuinte fiscal do Centro Paroquial e Social de Avanca, pois é uma maneira de ajudar o Centro Paroquial. O número de identificação de contribuinte fiscal do Centro Paroquial é 501 283 315. Mesmo quando é pouco, é uma ajuda que o governo permite que seja destinada a uma instituição. Neste momento toda a ajuda é necessária, especialmente porque as nossas instituições sociais estão a passar momentos difíceis - com os custos a subir vertiginosamente e as receitas e apoios do estado a não subir na mesma proporção. Quem ajuda - como o nosso Centro Paroquial e Social, pessoas que pagam muito pouco no uso dos vários serviços ajuda social, tem a sua situação bastante complicada e em risco, o que compromete a ajuda social que a nossa comunidade presta às pessoas e famílias assim como a importante oportunidade de emprego que é dado a dezenas de pessoas de e em Avanca.

Destaques nesta próxima semana:

- Lembramos esta semana as seguintes datas e memórias: Santo Anselmo, bispo e doutor da Igreja [no domingo – 21 de abril]

- lembrança #01:adoração semanal ao Santíssimo Sacramento na 5ª feira, às 20.30 horas [oito e meia da noite], imediatamente após a Eucaristia semanal na Igreja Matriz. Salvo raras exceções, todas as 5ª s feiras, haverá sempre adoração semanal ao Santíssimo Sacramento após a missa da tarde na Igreja Matriz.

- lembrança #02: O Tempo Pascal acontece do Domingo da Ressurreição até o Domingo de Pentecostes, por isso, cinquenta dias na presença do Ressuscitado, a preparar-nos para receber o Espírito Santo prometido. O amor, a doação, a generosidade e a humildade geram ressurreição. Jesus dá-se a conhecer neste tempo de vitória sobre a morte e o pecado: ele ressuscita onde existe acolhimento, onde se presta serviço ao próximo. Cristo ressuscita onde se vive o novo mandamento do amor. Este é assim um tempo de reconhecer dAquele que Vive no meio de nós e junto de nós, mesmo no meio de dificuldades, frustrações e angústias.

- lembrança #03: No domingo dia 31 de março mudou a hora. Os relógios adiantaram uma hora na passagem de sábado para domingo, entrando assim na hora de Verão. Com esta mudança da hora, foram acertados, na sua grande maioria a partir desse domingo dia 31de março, os horários das celebrações. Assim, desde 1 de abril as eucaristias nos dias da semana na Igreja Matriz passaram a ser às 20 horas [oito da noite] portanto de 2ª a 6ª feira. Em Santa Ana e Santa Luzia à semana a eucaristia passaram a ser às 18 horas [seis da tarde]. A eucaristia vespertina de Sábado à noite passou a ser às 20.30 horas [oito e meia da noite]. O acerto do horário da eucaristia da tarde de domingo aconteceu às 19 horas [sete da noite] já desde esse domingo dia 31 de março.

- lembrança #04: A 1ª sexta-feira deste mês, dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, lembramos as intenções do Santo Padre deste mês de ABRIL que é: PELO PAPEL DAS MULHERES. Rezamos para que sejam reconhecidas em cada cultura a dignidade das mulheres e a sua riqueza, e cessem as discriminações de que são vítimas em várias partes do mundo.

- Na 2ª feira dia 15 de abril ocorre o Dia Mundial da Arte. 15 de abril é Dia Mundial da Arte, por ser também o dia do aniversário de Leonardo da Vinci. Este dia que celebra a importância da Arte em todas as áreas da vida humana, foi declarado pela IAA em Guadalajara, e comemorado pela primeira vez em 2012. A arte educa, transforma e conscientiza. Fala-nos do nosso tempo, quem somos e para onde vamos, difundindo ideias e ações que ajudam a melhorar a nossa perspectiva da realidade. A arte é parte do nosso património, da nossa identidade, dos nossos sentimentos como povo, como cultura e como seres humanos.

- Na 3ª feira dia 16 de abril ocorre o Dia Mundial da Voz. A celebração da data tem por objetivo alertar para a importância da voz e dos cuidados necessários para a preservar. Cuidados a ter com a voz: Fazer uma alimentação equilibrada, rica em fibras e proteínas; Beber bastante água e praticar exercício físico; Não gritar em excesso nem em tom agudo; Falar pausadamente; Não fumar nem abusar de bebidas gasosas; Dormir bem.

- Na 4ª feira dia 17 de abril ocorre o Dia Mundial da Hemofilia. Esta data é também conhecida como Dia Mundial do Hemofílico. É desenvolvida desde 1989 pela Federação Mundial do Hemofilia, uma organização sem fins lucrativos que atua em 113 países do mundo e que foi fundada por Frank Schnabel em 1963. O dia 17 de abril foi escolhido para celebrar o Dia Mundial da Hemofilia por ser o aniversário de Frank Schnabel. O objetivo deste dia é consciencializar as populações para a hemofilia e para outras desordens sanguíneas. A hemofilia é uma anomalia do sangue caracterizada por uma demora ou uma falta de coagulação, sendo que a menor ferida pode provocar uma grave hemorragia.

- Na 5ª feira dia 18 de abril ocorre o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. A data visa promover os monumentos e sítios históricos e valorizar o património português, enquanto tenta alertar para a necessidade da sua conservação e proteção.

- No domingo dia 21de abril ocorre o Dia Mundial da Criatividade e Inovação. Este dia foi criado através da Resolução 71/284 da Assembleia Geral das Nações Unidas, a 27 de abril 2017. O seu propósito é destacar o papel da criatividade e da inovação para o desenvolvimento sustentável a nível social e económico. A criatividade impulsiona as ideias e emoções, bem como a capacidade de ligação, de questionar e de ser compreendido. Mas a cultura e a criatividade são muito mais do que uma expressão de identidade, são meios de subsistência, carreiras e oportunidades económicas para milhões de pessoas em todo o mundo, especialmente mulheres, jovens, e grupos vulneráveis. A economia criativa tem o poder de estimular o desenvolvimento sustentável.

Boa semana de Trabalho, Saúde e Paz; São os desejos da Equipa de Sacerdotes ao serviço da comunidade paroquial