16 de Maio de 2010 – Dia da Comunidade Paroquial

10-05-2010 16:36

No ano passado fizemos o Dia da Comunidade Paroquial à volta da Igreja, sobretudo do Auditório. O campo da Atlética tem condições especiais e foi muito bom, mas verdade é que facilita muito o trabalho fazer as coisas à volta do Auditório. Primeiro não é preciso montar o palco, segundo o transporte de cadeiras para as pessoas que não podiam subir as bancadas é simplificado, pois basta uma rampa para subir para o Auditório. As cadeiras estão por aí. Mesmo a parte de variedades com que se costumava ocupar a tarde é muito melhor dentro do Auditório. Ouve-se e vê-se tudo. As coisas no Auditório têm outro impacto. Que o diga quem veio este ano à Via-Sacra, que à última hora foi transferida para o Auditório por causa da ameaça de chuva.
As luzes, o som, a visibilidade é outra no Auditório. O Conselho da Pastoral Paroquial fez esta opção por unanimidade. Todos disseram que foi melhor. Mesmo o espaço à volta do Centro é suficientemente grande para o almoço e com a colocação de mesas e cadeiras. O espaço à volta do Centro é agradável e tem bastante sombra.
Vamos ter um Dia da Comunidade Paroquial com um programa simples:

- Missa às 11 Horas no Auditório.
- Almoço com porco no espeto. As bebidas e as sobremesas são partilhadas.
- 14H30 – Tarde de variedades no Auditório.

Neste dia não vai haver qualquer outra missa, nem na Igreja, nem nas capelas de Santa Luzia ou de Água Levada. Há só as missas antecipadas das 16H30 e das 21 Horas na Igreja.
É o dia em que os cristãos mais conscientes da paróquia se reúnem para celebrar a comunidade que nós somos. A paróquia é uma comunidade de comunidades, mas estes grupos que constituem a paróquia devem ter um dia de encontro para celebrar, para conviver, para se darem a conhecer uns aos outros.
A paróquia tem muitos grupos activos e muitos elementos até nem se conhecem, porque raramente se encontram. Que ao menos um dia no ano o possam fazer.
O dia 16 de Maio de 2010, vai ser por isso, um dia grande para a paróquia: O DIA DA COMUNIDADE PAROQUIAL.