31 de Julho Dia da Comunidade que Cresce e Constrói uma Unidade de Cuidados Continuados e um Novo Lar

20-07-2011 16:24

No dia 26 de Julho faz 30 anos que se benzeu a primeira pedra do Centro Paroquial e Social de Avanca, pareceu que devia fazer-se num domingo próximo a celebração dos 30 anos deste acontecimento. Será então no dia 31 de Junho que será realizado o Dia da Comunidade Paroquial voltado para a nova construção na Quinta da Aldeia. A Eucaristia e convívio serão feitos no Centro Paroquial. Depois tentaremos organizar a visita às instalações da nova construção.

Alguns foram perguntando porque é que este ano não se fez ainda o Dia da Comunidade Paroquial. De facto havia intenção de este ano fazer-se o Dia da Comunidade, voltado para a nova construção na Quinta da Aldeia. Quando verificamos que no dia 26 de Julho faz 30 anos que se benzeu a primeira pedra do Centro Paroquial e Social de Avanca, pareceu que devia fazer-se num domingo próximo a celebração dos 30 anos deste acontecimento. Como o dia 24 está marcado pela “festa das tasquinhas” que mesmo assim envolve muita gente, o domingo seguinte é o dia 31 de Julho. Aliás quando uma festa coincide com um dia da semana, transfere-se sempre para o domingo seguinte. E vai ser assim também com a celebração dos 30 anos do Centro Paroquial e Social de Avanca.
Vamos assim ter a Eucaristia de Acção de Graças às 11 horas, seguida do almoço de confraternização e da parte da tarde, vamos organizar a visita às instalações da nova construção.
O Centro Paroquial e Social exigiu da parte de todos muita generosidade, muito trabalho, muito sacrifício, mas é hoje um centro de vida dos principais da freguesia:
- Onde seriam acolhidos quer os 50 idosos que estão no Lar, quer os do Centro de Dia, quer aqueles que são apoiados em casa, ao todo mais de 110?
- Onde estariam as crianças da Creche, Pré-Primária, A.T.L., à volta de 150?
- As famílias que recebem apoio do Centro que rondam as 80 famílias, que ajudas teriam?
- Onde tinham as nossas crianças e adolescentes catequese, onde se reuniam os grupos paroquiais da freguesia, onde faríamos as grandes festas?
- O que seria dos 70 funcionários que trabalham no Centro Paroquial nas várias valências?
É verdade que o sacrifício foi grande, mas valeu a pena, porque sem este sacrifício não teríamos nada disto.
Passados 30 anos uma nova etapa nos está traçada: Um Novo Lar e os Cuidados Continuados.
Vai exigir muito trabalho, muito sacrifício, mas daqui a algum tempo vamos todos reconhecer que valeu a pena.
Vamos publicar o que o Jornal Notícias de Avanca publicou há 30 anos com os dados colocados dentro do frasco que normalmente se envolvia em cimento, tendo dentro escrito em papel os dados hoje apresentados. Foi um momento histórico e estamos a construir um novo.



In: Notícias de Avanca

Voltar