Avisos ~ Informações Paroquiais ~ Semana de 1 a 8 de Outubro de 2017

02-10-2017 11:33

Semana de 1 a 8 de Outubro de 2017

01. Neste Domingo dia 1 de Outubroeleições para os órgãos de soberania e de serviço local. É importante participarmos nas eleições autárquicas, para escolher os que consideramos mais capazes para estar à frente dos órgãos de governo local, na Junta de Freguesia e na Câmara Municipal. Rezamos a Deus para que aqueles que forem eleitos sirvam generosamente e com verdade as populações que os escolheram. Todos aqueles que já podem exercer o seu dever de votar devem participar, num chamamento à cidadania e à responsabilidade.

02. O Dia Internacional do Idoso é celebrado neste Domingo dia 1 de Outubro. Lembraremos todos os nossos idosos - referências de sabedoria, testemunhos de fidelidade, perseverança e Fé. Como diz o papa Francisco "um povo que não protege idosos e não os trata bem é um povo que não tem futuro. Não tem futuro porque perde a memória e se separa das suas raízes".

03. Neste Domingo, ao entramos em Outubro, entramos também no chamado mês missionário. A mensagem deste mês é «A Missão no Coração da Fé Cristã», tema que o papa irá desenvolver para o Domingo 15 de Outubro – Dia Mundial das Missões e que antecede a Semana das Missões – centrada também no jubileu das aparições que se celebra em Portugal.

04. Mês de Outubro é também mês do Rosário. Entre as imagens mais antigas da nossa Igreja Matriz está a de Nª Sª do Rosário, exortada popularmente num dos seus altares laterais. A Virgem Maria nesta invocação, é padroeira da Irmandade. A Capela de Santa Luzia na Areia era antes dedicada a Nª Sª do Rosário. Vizinho da mesma, Egas Moniz mandou fazer em Paris (França) uma imagem de Nª Sª do Rosário ao então promissor escultor Maurício de Almeida – natural de Pardilhó, seu protegido e que desapareceu prematuramente. Isto significa que a devoção a Nª Sª do Rosário é muito forte -mesmo antes das aparições aos pastorinhos na Cova da Iria, onde Nª Senhora disse a Lúcia que era a Senhora do Rosário. Também a Conferência Vicentina a tem como padroeira, para além do especial lugar que ocupa nos grupos e congregações de espiritualidade dominicana. Esta semana a memória litúrgica de Nª Sª do Rosário é celebrada especialmente no Sábado, dia 7 de Outubro; lembraremos esta invocação de Nª Sª do Rosário nas missas desse dia. A irmandade está a programar a celebração solene da sua padroeira – oportunamente serão dadas informações acerca do programa. Iremos, além de recitar o terço, rezar a oração do centenário das aparições durante este mês.

05. Haverá a eucaristia na Capela Paroquial de São José - no Lar de idosos, nesta 2ª Feira, dia 2 de Outubro, às 14.30 horas [duas e meia da tarde], lembrando os benfeitores da Paróquia e do Centro Paroquial.

06. Lembramos esta semana a memória de Santo Francisco de Assis, na 4ª Feira, dia 4 de Outubro, invocado na Capela Paroquial de Santo Francisco de Assis, no Rego da Arada onde haverá eucaristia às 19 horas [sete das noite].

07. Um grupo de pessoas da nossa paróquia, identificado e autorizado, já começou a fazer o peditório para organizar os Festejos em Honra de São Sebastião 2018. Acolhamos com estima e colaboremos.

08. Vai ter lugar a “Abertura do Ano Pastoral” com as “Jornada de Estudos Pastorais”, no Sábado dia 5 de Outubro, no Salão do Seminário de Santa Joana Princesa, em Aveiro. O começo dos trabalhos está marcado para as 9.30 horas e decorrerá até às 16 horas [quatro da tarde]. Cada paróquia terá uma representação (deverá fazer a inscrição até 2 de Outubro dos participantes até um máximo de três pessoas) além do pároco e diáconos.

09. Reunião da Fraternidade Dominicana no próximo Domingo dia 8 de Outubro, às 14.30 horas [duas e meia da tarde] no Centro Paroquial.

10. Foram prolongadas até 15 de Outubro, as inscrições para o grupo de adultos que desejem fazer a caminhada de preparação, ao longo do próximo ano, para receber o Sacramento do Crisma. Os interessados deverão dirigir-se à Secretaria Paroquial para fazer a sua inscrição. Esta formação envolve uma hora por semana, à noite, em horário e dia a combinar no primeiro encontro.

>. A próxima 6ª Feira, dia 6 de Outubro, é a primeira 6ª Feira do mês dedicada ao Sagrado Coração de Jesus. Lembramos as intenções do Santo Padre deste mês de Outubro: Pelo mundo do trabalho, para que sejam assegurados a todos o respeito e a tutela dos direitos e seja dada aos desempregados a possibilidade de contribuírem para a edificação do bem comum.

>. O Encontro Nacional dos Associados do Imaculado Coração de Maria irá decorrer no Santuário de Fátima a 21 de Outubro, e estão abertas as inscrições para a participação das pessoas interessadas, na Secretaria Paroquial ou do Carlos Pinto do Lugar do Seixo.

>. Vai decorrer a Formação Bíblica Diocesana a partir do Evangelho de S. Marcos para todos, e que irá decorrer nos dias 12, 19, e 26 de Outubro, (5ªs feiras), assim como a 2 e 9 de Novembro; os encontros realizam-se no salão do seminário de Aveiro às 21 horas. As pessoas interessadas deverão deixar o seu nome e contacto na Secretaria Paroquial.

>. Estão abertas até 15 de Outubro inscrições para novos Visitadores de Doentes e Idosos da nossa paróquia. As únicas exigências são ser cristão, ter disponibilidade mensal de uma hora para as reuniões de grupo e o tempo disponível para as visitas. Uma grande percentagem de sítios da nossa paróquia tem doentes e não há visitadores suficientes para assegurar este serviço. As inscrições deverão ser feitas na secretaria paroquial.

>. Para os jovens e Adultos que se preparam para receber proximamente o sacramento do Crisma (e que o ano passado frequentaram o 11º ano), há encontro deste Sábado a 15 dias, ou seja, no dia 14 de Outubro, às 18 horas {seis da tarde] no Centro Paroquial.