Avisos ~ Informações Paroquiais ~ Semana de 12 a 19 de Novembro de 2017

14-11-2017 12:19

Semana de 12 a 19 de Novembro de 2017

01. Reunião mensal dos membros da Fraternidade Dominicana, neste Domingo, dia 12 de Novembro, às 14.30 horas [duas e meia da tarde] no Centro Paroquial.

02. A Igreja Católica em Portugal celebra entre 12 e 19 de Novembro a Semana dos Seminários 2017 com o lema ‘Fazei o que Ele vos disser’, inspirado na passagem do Evangelho das bodas de Caná. A nota da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios refere que esta é uma “ocasião privilegiada para que os cristãos tomem consciência da importância do seminário como lugar indispensável para a formação dos futuros pastores da Igreja”, acrescentando que os seminários representam “um sinal da esperança para a Igreja e para o mundo” porque aqueles que neles se formam em ordem ao ministério sacerdotal serão expressão da presença de Jesus. Pede-se de forma especial nesta semana para que os jovens: “Se deixem atrair pelo exemplo da Jovem de Nazaré e se disponham a fazer tudo o que Jesus quiser.” Os peditórios do próximo fim-de-semana é assim em favor dos nossos seminários

03. Um grupo de pessoas ligadas à 4ª mesa da nossa Irmandade do Santíssimo Sacramento aceitou constituir a comissão de festas e organizar este ano os Festejos em honra de Santa Marinha, padroeira de Avanca. Nos últimos anos tem sido por intermédio da irmandade que tem sido feita a festa da padroeira de Avanca - Santa Marinha e temos que estar reconhecidos por esse trabalho generoso. Sendo assim, esta comissão irá reunir na próxima 3ª feira dia 14 de Novembro, às 21 horas [nove da noite] no Centro Paroquial.

04. Para aprofundar alguns dos fundamentos da fé cristã, prossegue o “Estudo do Evangelho de Marcos” em ordem à compreensão do exercício da caridade alicerçado no seguimento de Jesus, decorre um encontro inter-arciprestal de Formação Bíblica - orientado pelo Padre Franclim na próxima 4ª feira, às 21.00 horas [nove da noite] na Igreja de Beduído. Nas 4ª.s feras seguintes do mês de Novembro prossegue o trabalho, à mesma hora e no mesmo local.

05. Prosseguem os encontros para os Jovens e Adultos que se preparam para receber proximamente – em 17 Dezembro próximo (acerto feito recentemente pelo senhor bispo), o sacramento do Crisma (e que o ano passado frequentaram os trabalhos do 11º ano e da catequese de adultos), no próximo Sábado, às 18 horas [seis da tarde] no Centro Paroquial.

06. No próximo Sábado dia 18 de Novembro a Associação Atlética de Avanca realiza um jantar de angariação de fundos para as suas ações, nas instalações do Centro Paroquial. As pessoas que poderem ajudar podem adquirir os seus bilhetes junto dos responsáveis da Atlética ou nos locais habituais.

07. O Papa decidiu instituir um “Dia Mundial dos Pobres” na Igreja Católica, que vai ser celebrado no penúltimo domingo do ano litúrgico – este ano no Domingo dia 19 de Novembro. O Papa explica que vê nesta nova celebração a “mais digna preparação para bem viver a solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo”, que encerra o ano litúrgico na Igreja Católica, evocando a sua identificação com os “mais pequenos e os pobres”. O “Dia Mundial dos Pobres” quer ajudar as comunidades e cada batizado a “refletir como a pobreza está no âmago do Evangelho”. A iniciativa pretende ainda “renovar o rosto da Igreja” na sua ação de conversão pastoral para que seja “testemunha da misericórdia”.

>. Um grupo de pessoas da nossa paróquia, identificado e autorizado, já começou a fazer o peditório para organizar os Festejos em Honra de São Sebastião 2018. Acolhamos com estima e colaboremos.

>. No domingo dia 29 de Outubro, mudou a hora, entramos na hora de inverno. Nessa madrugada de domingo dia 29 os relógios foram atrasados 60 minutos. A partir da 2ª feira dia 30 de Outubro houve outras mudanças nos horários das celebrações. A missa de Domingo à tarde passou a ser às 17 horas [cinco da tarde]. Com a mudança foi necessário fazer também o acerto da missa à semana que passou a ser às 19 horas [sete da tarde], na Igreja Matriz. À semana em Santa Ana [Água Levada] e em Santa Luzia [Areia] a missa passou a ser às 17 horas [cinco da tarde]. No sábado, a missa antecipada na Igreja Matriz, passou para as 20 horas [oito da noite].