Avisos ~ Informações Paroquiais ~ Semana de 16 a 23 de Julho de 2017

17-07-2017 12:27

Semana de 16 a 23 de Julho de 2017

01. Embora a memória litúrgica de Nossa Senhora do Carmo seja este ano ao Domingo - dia 16 de Julho, iremos celebrar a eucaristia na Capela Paroquial de Nª Senhora do Carmo apenas esta 2ª feira dia 17 de Julho, às 19 horas [sete da tarde]. Esta é uma das invocações mais antigas na história da Igreja e na nossa paróquia.

02. Celebramos este fim-de-semana os Festejos em honra de Santa Marinha. A preparação destes festejos já começou há dias, com a montagem de ornamentações, a limpeza e decoração da Igreja Matriz, ensaios, preparação dos andores, obtenção de licenças, outros arranjos, diligências e cuidados necessários. O dia da Festa de Santa Marinha é pois esta 3ª feira, dia 18 de Julho, destacando-se no seu programa a solene Eucaristia da festa às 17 horas [cinco da tarde], seguida da procissão que seguirá o seu itinerário habitual. Pede-se aos membros da Irmandade de todas as mesas, aos membros dos outros grupos e colectividades que habitualmente se incorporam na procissão, assim como às crianças que fizeram a sua 1ª comunhão recentemente para comparecerem e se integrarem organizadamente na mesma.

03. Durante o tempo das festas de S.ta Marinha um grupo de voluntários terá junto à capela de S.to António uma venda de produtos em prol das obras sociais com bebidas, café e alguns manjares, tudo isto numa linha de iniciativas para ajudar a pagar a amortizar as dívidas – é uma forma de colaborarmos.

04. Em tempo de comemorações em honra de Santa Marinha - Padroeira de Avanca, celebramos neste Domingo dia 16 de Julho, o Dia do Emigrante na missa das 11 horas, lembrando todos os que andam longe da nossa terra e a ela pertencem.

05. Os Padres naturais de Avanca e outros sacerdotes ligados à comunidade paroquial, vão reunir-se nesta 4ª Feira, dia 19 de Julho, confraternizando, convivendo, rezando juntos e lembrando a memória daqueles outros que já partiram. A eucaristia é na Igreja Matriz às 11 horas. Porque há pessoas que vêm também para estar com os sacerdotes, não se irá ao cemitério mas rezar-se-à pelos falecidos na eucaristia.

06. O presidente da Junta de Freguesia de Avanca, em nome da autarquia local pede para divulgar o convite feito a toda a população para a IIª Sessão de Entrega de Medalhas de Mérito e Reconhecimento da Freguesia a individualidades, colectividades, instituições e empresas de excelência, qualidade e dinâmica superiores que levam pelo País e extra fronteiras o nome de Avanca. A sessão decorre no próximo Sábado, dia 22 de Julho às 17.30 horas [cinco e meia da tarde], no Auditório do Centro Paroquial. A cerimónia, será abrilhantada com momentos musicais interpretados pela Banda Bingre Canelense. A entrada é livre.

07. Irá decorrer um Convívio Fraterno para Jovens nos próximos dias 3 a 5 de Agosto em Eirol. As inscrições poderão ser feitas junto da Secretaria Paroquial de Avanca, ou através do email: cfavanca@hotmail.com, ou pelo telemóvel: 922283363, ou ainda junto de qualquer elemento do grupo e até junto dos Padres da paróquia.

08. A nossa Paróquia de Avanca está a organizar para este ano uma saída ao estrangeiro, num itinerário simples e não muito caro, efectuando uma viagem de autocarro com destino a Lourdes – no sul de França, junto á cordilheira dos Pirinéus que faz fronteira com a Espanha. Essa viagem acontecerá entre 21 e 25 de Agosto deste ano, pelo que as pessoas que desejarem deverão fazer a sua inscrição na secretaria paroquial quanto antes pois a agência deseja fazer as reservas – quer de transportes, quer de alojamento e de outras situações relacionadas com o programa. Neste ano de centenário das aparições marianas em Portugal, pareceu bem ir ao encontro de outras realidades em sintonia com a mensagem de Fátima, e de conhecer o Santuário de Nª Sª de Lourdes e das aparições de Nª Sª a Bernardette Soubirous.

09. Os responsáveis dos Escuteiros do Agrupamento 402 de Avanca, do Centro Paroquial e Social de Santa Marinha de Avanca e da Equipa de Coordenação Paroquial da Catequese pedem para recordar que estão abertas respectivamente as inscrições para o ingresso no grupo Escuteiros de Avanca, nas valências infantis e juvenis do Centro Paroquial e Social e as admissões ao 1º ano da catequese paroquial, para o que podem passar de 2ª a 6ª feira na secretaria paroquial em horário de expediente. Não deixem estas tarefas para tarde – mas sim antes de Agosto.

10. Damos as boas vindas aos emigrantes e conterrâneos que chegam por estas alturas a Avanca. Aos que saem de Avanca neste tempo de verão para visitar alguém ou para usufruir de algum tempo de férias desejamos o bem-estar e a tranquilidade para aproveitarem da melhor forma estas ocasiões, e para além de boa viagem, tenham também um bom regresso. Aos que continuam na 2ª feira a sua actividade laborar, desejamos uma boa jornada de trabalho - aos que ficam de férias por aqui, um bom período de repouso. A todos uma boa e feliz semana.