Avisos ~ Informações Paroquiais ~ Semana de 19 a 26 de Março de 2017

21-03-2017 12:32

Avisos da Semana

Semana de 19 a 26 de Março de 2017

 

01. “24 horas para o Senhor” é um desafio proposto pelo Papa Francisco - desde o Ano da Misericórdia, para uma jornada de oração e penitência a decorrer no início do próximo fim-de-semana - nos dias 24 e 25 de Março aos cristãos de todo o mundo. O desafio do Santo Padre pede que se dedique 24 horas a uma oração mais intensa, convidando os fiéis do mundo inteiro a uma conversão mais firme neste tempo quaresmal. A nossa diocese aderiu à iniciativa e nela, os nossos arciprestados de Estarreja/Murtosa organizaram nos anos anteriores esta jornada a nível inter-arciprestal, tendo-se realizado a iniciativa no ano passado na Igreja Matriz de Pardilhó. A equipa de sacerdotes de Avanca previa que este ano se seguiria um esquema semelhante a anos anteriores, mas na última reunião de padres e diáconos da do Inter-arciprestado de Estarreja-Murtosa, a maioria dos párocos decidiu que a organização seria por paróquia. Assim, à última hora, e lamentando-se o sucedido, pensa-se que será difícil organizar uma noite e uma dia, tendo o Santíssimo exposto. Propõe-se portanto, que em vez de se fazer um esquema para muitas horas, se faça na próxima 6ª Feira dia 24 de Março na Igreja Matriz de Avanca, a exposição do Santíssimo no final da missa, às 19.30 horas, ficando exposto até às 23.30 horas. Por isso, durante quatro horas os grupos e pessoas da paróquia deverão garantir a presença e oração durante esse tempos de quatro horas. Pedimos assim às pessoas e grupos que se inscrevam na folha que se encontra nos cartazes, à saída da Igreja. Sabemos que é mais fácil vir a Igreja Matriz da nossa paróquia do que se descolar a de outra freguesia, mesmo que vizinha. A inscrição das pessoas e grupos deve ser feita durante este fim-de-semana de forma aos grupos que estiverem numa determinada hora, poderem ter tempo ao longo da semana para combinar e organizar o tempo de oração durante a sua vigília junto do Santíssimo.

02. O tempo que falta para as celebrações Pascais já é muito pouco; restam 4 semanas a separar-nos da Páscoa. Vão ser semanas intensas para os padres que irão percorrer as 13 freguesias deste inter-arciprestado de Estarreja-Murtosa, nas confissões quaresmais, incluindo S. Jacinto. Aproveitemos este tempo quaresmal para sentirmos a grandeza da Misericórdia de Deus que nos perdoou já tantas vezes. Nestas semanas serão percorridas todas as paróquias. Há por isso Sacramento da Penitência – Confissões, com a presença de outros padres vindos das paróquias vizinhas. O cartaz com a informação das horas e locais das confissões está fixado nos cartazes da igreja, e começas esta semana. Em Avanca haverá já mais adiante, que recordaremos melhor no próximo fim-de-semana.

03. Continuam nesta 4ª feira dia 22 de Março, os encontros de formação e reflexão sobre a Exortação Apostólica Pós-Sinodal do Papa Francisco “Amoris Laetitia”, sobre o amor na família; esta última sessão decorre às 21 [nove da noite] no salão paroquial de Veiros, e destina-se a catequistas, pais e comunidade em geral, sendo orientada pelo Padre Abílio Manuel Araújo, pároco da Torreira.

04. Os Encontros de Preparação para Noivos que vão casar ao longo deste ano prosseguem este Sábado dia 18 de Março às 16.30 horas [quatro e meia da tarde], no Centro Paroquial. No Sábado seguinte, a 24 de Março, estes encontros prosseguem, também às 16.30 horas [quatro e meia da tarde] no Centro Paroquial.

05. Para além da 4ª Feira de Cinzas e de 6ª Feira Santa serem de jejum e abstinência, as 6ªs Feiras da Quaresma são todas dias de abstinência. Como já tivemos ocasião de recordar várias vezes, o sentido da abstinência é comermos uma comida mais barata para podermos ajudar os mais pobres e as obras da igreja destinadas ao bem comum. É este o sentido do contributo penitencial cuja aplicação este ano será dividida em partes iguais para as crianças pobres do Sudão do Sul e para a implementação de percursos de formação cristã na nossa Diocese de Aveiro.

06. Vai mudar a hora no próximo Domingo, o último deste mês, dia 26 de Março. Entramos na hora de Verão. Os relógios vão adiantar uma hora na passagem de sábado para domingo. As eucaristias de Domingo, após esse dia, irão já adoptar o horário de Verão; a mudança de horário diz respeito à eucaristia de Domingo à tarde que passa a ser às 19 horas [sete da tarde]. Para não gerar confusões, as outras alterações ao longo da semana e no Sábado à noite serão anunciadas no próximo fim-de-semana.

07. Com o mês que se aproxima começarão a ser feitas as declarações de impostos do IRS. O governo permite que as pessoas possam nestas suas declarações indicar o destino a dar a 0,5 %, que terá fins sociais. Se as pessoas não indicarem alguma instituição legalmente credível para destinar essa verba, o governo retirará na mesma essa percentagem e encaminhará para aquilo que escolher. Desta forma apelamos a todos que indiquem, no lugar próprio das suas declarações de IRS (campo nº 9), a identificação de contribuinte fiscal do Centro Paroquial e Social Santa Marinha de Avanca, pois é uma maneira de ajudar o Centro Paroquial. O número de identificação de contribuinte fiscal do Centro Paroquial é 501 283 315. Mesmo quando é pouco, é uma ajuda que o governo permite que seja destinada a uma instituição. Neste momento toda a ajuda é necessária, especialmente por causa das obras que fez o Centro Paroquial.

08. A direcção da Cooperativa Agrícola de Estarreja pede para divulgar aos agricultores, que de 2ª a 6ª Feira, estão abertas nas suas instalações, das 9 às 18 horas, as candidaturas de apoio à agricultura da União Europeia.

>. As reuniões para o grupo de preparação de adultos para o Crisma em 2017 irão prosseguir nesta 6ª feira dia 20 de Janeiro, em Pardilhó às 20 horas [oito da noite].

>. Para as pessoas que o desejarem, a nossa paróquia tem para venda o “Terço do Centenário das Aparições”, que comemora também a vida do Papa Francisco este ano ao Santuário de Fátima na Cova da Iria. Na nossa paróquia, este terço pode ser adquirido muito mais barato (por uma terça parte do que é vendido por aí) pois a nossa comunidade paroquial não pretende obter qualquer proveito com a sua venda a não ser proporcionar uma oportunidade neste ano especial, podendo ser assim um bom presente para oferecer. Poderão ser adquiridos no final das missas ou na secretaria paroquial.

Boa semana de Trabalho, Saúde e Paz; São os desejos da Equipa de Sacerdotes ao serviço da comunidade paroquial

 

 

Voltar