Avisos ~ Informações Paroquiais ~ Semana de 19 a 26 de Novembro de 2017

20-11-2017 15:41

Semana de 19 a 26 de Novembro de 2017

01. Celebramos desde o dia 12 até este Domingo dia 19 de Novembro a Semana dos Seminários 2017 com o lema ‘Fazei o que Ele vos disser’, inspirado na passagem do Evangelho das bodas de Caná. Esta é uma “ocasião privilegiada para que os cristãos tomem consciência da importância do seminário como lugar indispensável para a formação dos futuros pastores da Igreja”. Os seminários representam “um sinal da esperança para a Igreja e para o mundo” porque aqueles que neles se formam em ordem ao ministério sacerdotal serão expressão da presença de Jesus. Surge assim renovado o apelo para que os jovens “se deixem atrair pelo exemplo da Jovem de Nazaré e se disponham a fazer tudo o que Jesus quiser.” Os peditórios deste fim-de-semana são em favor dos nossos seminários

02. O Papa institui o “Dia Mundial dos Pobres” na Igreja Católica, que vai ser celebrado sempre no penúltimo domingo do ano litúrgico – este ano neste Domingo dia 19 de Novembro. O Papa explica que vê nesta oportunidade a “mais digna preparação para bem viver a solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo”, que encerra o ano litúrgico na Igreja Católica, evocando a sua identificação com os “mais pequenos e os pobres”. O “Dia Mundial dos Pobres” quer ajudar as comunidades e cada batizado a “refletir como a pobreza está no âmago do Evangelho”. A iniciativa pretende ainda “renovar o rosto da Igreja” na sua ação de conversão pastoral para que seja “testemunha da misericórdia”.

03. Reunião dos Pais das Crianças do 1º ano, nesta próxima 2ª Feira, dia 20 de Novembro, às 21 horas [nove da noite], no Centro Paroquial.

04. Prossegue o “Estudo do Evangelho de Marcos” para aprofundar alguns dos fundamentos da fé cristã, de modo especial em ordem à compreensão do exercício da caridade alicerçado no seguimento de Jesus. Esta formação inter-arciprestal de Formação Bíblica - orientada pelo Padre Franclim é na próxima 4ª feira, às 21.00 horas [nove da noite] na Igreja de Beduído. Nas 4ª.s feiras seguintes do mês de Novembro prossegue o trabalho, à mesma hora e no mesmo local.

05. Reunião dos Pais das Crianças do 3º e 5º ano, nesta próxima 5ª Feira, dia 23 de Novembro, às 21 horas [nove da noite], no Centro Paroquial.

06. Haverá Ultreia dos Cursistas de Cristandade dos arciprestados de Estarreja-Murtosa, na próxima 5ª Feira, dia 23 de Novembro, às 21.30 horas [nove e meia da noite], no Centro Paroquial.

07. Este ano é consagrado à reflexão da Caridade – tema central ma nossa diocese. Para termos dados concretos sobre o que se faz nos arciprestados de Estarreja e Murtosa, pensou-se em fazer um inquérito às instituições e organizações que trabalham no sector social sobre o que fazem e sobre o que seria necessário ainda fazer. Desta forma, vai decorrer um encontro de reflexão e analise desta área social da vida das comunidades destes arciprestado - tendo em conta os dados recolhidos, na próxima 6ª feira dia 24 de Novembro às 21 horas [nove da noite ]no Centro Paroquial de Veiros.

08. A nossa paróquia celebra festivamente no próximo Domingo dia 26 de Novembro a memória do apóstolo Santo André; haverá por isso missa solene na capela paroquial de Santo André ás 10 horas, e se o tempo permitir, logo de seguida a procissão pelo itinerário combinado.

09. A Direcção da associação humanitária dos Bombeiros Voluntários de Estarreja pede para informar que os bombeiros estarão no próximo fim de semana, dias 25 e 26 de Novembro, na nossa comunidade a fazer o peditório anual para a recolha de fundos para a actividade da corporação.

10. A Feira da Broa, organizada pela Confraria da Broa d’Avanca, vai ter lugar no próximo Domingo, dia 26 de Novembro, na alameda arborizada, junto à Residência Paroquial Antiga, das 9 às 13 horas [uma da tarde]. Caso chova, a feira será montada no coberto dos edifícios Santa Marinha. O valor angariado reverterá este ano em partes iguais a favor do Centro Paroquial e Social de Avanca e dos Bombeiros de Estarreja. Para além de ajudar causas locais, esta feira pretende também promover e dar a conhecer um produto regional da nossa terra, a Broa de Milho de Avanca, ainda elaborada por pessoas que o sabem fazer na genuína tradição.

11. Decorre uma Recolha benévola de sangue, no próximo Domingo, dia 26 de Novembro, apenas da parte da manhã, entre as 9 e as 12.30 horas [meio dia e meio]. As colheitas serão feitas nas instalações do Centro Paroquial e estão ao cargo do Instituto Nacional de Sangue, numa organização da Associação de Dadores de Sangue Terras do Antuã. Dar sangue é dar vida, auxiliemos com esta contribuição.

12. Também como acontece todos os anos a paróquia disponibiliza às famílias alguma ajuda para a vivência do tempo do Advento, sendo que temos disponíveis a 1 euro os livrinhos de apoio à oração familiar para este tempo de Advento/Natal. Aproveitemos.

13. Prosseguem os encontros para os Jovens e Adultos que se preparam para receber proximamente – em 17 Dezembro próximo (acerto feito recentemente pelo senhor bispo), o sacramento do Crisma (e que o ano passado frequentaram os trabalhos do 11º ano e da catequese de adultos), no próximo Sábado, às 18 horas [seis da tarde] no Centro Paroquial.

14. Começou já a preparação para os Jovens e Adultos que desejam receber o sacramento do Crisma no próximo ano de 2018; estes encontros decorrem às 6ª.s Feiras, às 18 horas [seis da tarde] no Centro Paroquial.