Avisos ~ Informações Paroquiais ~ Semana de 21 a 28 de Maio de 2017

21-05-2017 11:47

Semana de 21 a 28 de Maio de 2017

01. Neste domingo dia 21 de Maio, acaba a “Semana da Vida” 2017, cujo tema foi “Com Maria, cuidar da alegria da vida”. Igreja em Portugal celebrou, dentro das celebrações do Centenário das Aparições em Fátima, a Semana da Vida naturalmente marcada pela dimensão do rosto mariano da nossa Fé: Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe, tem tudo para ensinar-nos como cuidarmos da Vida que nos é dada e confiada.

02. Ocorre neste domingo dia 21 de Maio, a eucaristia da Bênção dos Finalistas das Escolas do Ensino Superior de Aveiro, na Alameda da Universidade de Aveiro, às 10 horas, presidida pelo sr.Bispo de Aveiro. Lembramos os novos licenciados nas nossas orações e desejamos o melhor para as suas vidas.

03. Vai haver reunião Diocesana de todas as Equipas de Coordenação Paroquial e Arciprestal da Catequese esta 2ª feira dia 22 de Maio, às 21 horas, no Salão do Seminário de Aveiro.

04. Continua a devoção de Maio, neste mês dedicado a Nossa Senhora. Esta semana a organização do terço fica assim distribuída pelas zonas e grupos da paróquia:

2ª Feira/dia 22 de Maio: Lombão | Estrada | Equipas de Nossa Senhora

3ª Feira/dia 23 de Maio: Aldeia | Ministros Extraordinários Comunhão | Acólitos

4ª Feira/dia 24 de Maio: Água Levada | Macieira | Visitadores de Doentes

5ª Feira/dia 25 de Maio: Falcão | Sardinha | Samouqueiro

6ª Feira/dia 26 de Maio: Carvalhos

Sábado e Domingo o terço será meia hora antes da missa da tarde e da noite, mas vamos dar mais importância à Animação da Eucaristia, não sobrecarregando muito o terço.

05. Nesta semana prosseguem os Encontros de Catequese organizados pelo grupo do “Caminho Neocatecumenal”, nesta 2ª Feira e 5ª Feira, às 21.30 horas [nove e meia da noite] no Centro Paroquial. O convite continua em aberto a todos.

06. Vai haver reunião da Equipa da Inter-Arciprestal de Pastoral, que integra os delegados paroquiais da pastoral de todas as paróquias dos arciprestados de Estarreja-Murtosa, na 5ª Feira, dia 25 de Maio, às 21.30 horas [nove e meia da noite] em Beduído.

07. Vai realizar-se esta semana um tempo de Confissões (Sacramento da Reconciliação) apenas e somente para as crianças que irão fazer a sua Primeira Comunhão. Neste momento é de toda a conveniência os pais acompanharem os seus filhos. As confissões serão na 6ª Feira, dia 26 de Maio, das 18 às 19 horas [das 6 às 7 da tarde] na Igreja Matriz. No Sábado, dia 27 de Maio, das 9.30 às 10.30 horas haverá ainda oportunidade de confissões na Igreja Matriz para essas crianças.

08. No próximo Sábado, dia 27 de Maio, na missa da tarde, as crianças da 1ª comunhão que não estão baptizadas, irão aí receber o sacramento do Baptimo – são elas o Tomás e a Beatriz. Nessa celebração todas as crianças da 1ª comunhão irão fazer a sua “Festa do Perdão”.

09. A Vila de Avanca vai acolher na próxima 6ª feira, dia 26 de Maio – na Quinta d’Aldeia, as segundas jornadas Doutor Egas Moniz de Terapêutica e Acção Médica, com o tema “Prevenção e Controlo da Infeção”. Estas jornadas - que promovem a inovação e conhecimento, prestigiam a nossa terra e são organizadas pela Unidade de Cuidados Continuados Integrados Dr. Egas Moniz e tem como destinatários Profissionais de Saúde, Assistentes Operacionais, Estudantes da área da Saúde.

10. Um grupo de pessoas ligadas à da nossa Irmandade do Santíssimo Sacramento aceitou constituir a comissão de festas e organizar este ano os Festejos em honra de Santa Marinha, padroeira de Avanca. Nos últimos anos tem sido por intermédio da irmandade que tem sido feita a festa da padroeira de Avanca - Santa Marinha e temos que ser gratos e estar reconhecidos por esse trabalho generoso, sendo acolhedores e amáveis mesmo que haja diferentes opiniões ou até dificuldades em contribuir. Sendo assim, a comissão irá continuar esta semana a recolha de fundos para os festejos.

11. A nossa Paróquia de Avanca está a organizar para este ano uma saída ao estrangeiro, num itinerário simples e não muito caro, efectuando uma viagem de autocarro com destino a Lourdes – no sul de França, junto á cordilheira dos Pirinéus que faz fronteira com a Espanha. Essa viagem acontecerá entre 21 e 25 de Agosto deste ano, pelo que as pessoas que desejarem poderão fazer a sua inscrição na secretaria paroquial e obter ai mais informações. Neste ano de centenário das aparições marianas em Portugal, pareceu bem ir ao encontro de outras realidades em sintonia com a mensagem de Fátima, e de conhecer o Santuário de Nª Sª de Lourdes e das aparições de Nª Senhora a Bernardette Soubirous.

12. Reforçamos o apelo a todos que indiquem, no lugar próprio das suas declarações de IRS – este ano o modelo 3 (campo nº 11), a identificação de contribuinte fiscal do Centro Paroquial e Social Santa Marinha de Avanca, pois é uma maneira de ajudar o Centro Paroquial. O número de identificação de contribuinte fiscal do Centro Paroquial é 501 283 315. Essa contribuição é sem dúvidas nenhumas mais bem gerida pelo Centro Paroquial e Social de Avanca do que pelo estado e o governo da república que temos. Mesmo quando é pouco, é uma ajuda que o governo permite que seja destinada a uma instituição. Neste momento toda a ajuda é necessária, especialmente por causa das obras que fez o Centro Paroquial.