Avisos ~ Informações Paroquiais ~ Semana de 24 de Setembro a 1 de Outubro de 2017

25-09-2017 12:26

Semana de 24 de Setembro a 1 de Outubro de 2017

01. Esta semana todos os anos da catequese iniciarão normalmente os seus trabalhos de grupo. Na 2ª feira, dia 25 de Setembro, começa a catequese para as crianças, que seguirá os mesmos moldes do ano passado; de 2ª a 5ª feira, os primeiros 4 anos de catequese terão o seu encontro das 17 às 18 horas [das cinco às seis da tarde], e os restantes anos ao sábado de manhã e de tarde. O 1º ano este ano tem os seus trabalhos de catequese na 5ª feira às 17 horas [cinco da tarde]; os restantes anos nos mesmos dias em que tinham no ano passado – a saber: 2ª Feira o 2º ano, 3ª Feira o 4º ano e 4ª Feira o 3º ano; ao Sábado o 6º ano terá catequese às 9 horas [nove da manhã], o 11º ano às 9.30 horas [nove e meia da manhã], o 7º ano às 10 horas [dez da manhã] e os restantes às 15 horas [três da tarde].

02. Nesta 6ª Feira dia 29 de Setembro, haverá para Pais e Encarregados de Educação das crianças, adolescentes e jovens da Catequese Paroquial assim como para todas as famílias da comunidade paroquial de Avanca o encontro “Eu e a minha família serviremos o Senhor” que marca o início de atividades da catequese e da pastoral paroquial - será às 21 horas no Auditório do Centro paroquial. Estarão connosco nesse encontro, convidados especiais vindos de fora para nos falar sobre a família (pai, mãe e seus seis filhos). Este encontro, como já foi referido, destina-se a todos, avós, padrinhos, professores, educadores que participam na atividade educativa das crianças e adolescentes; deverão estar presentes nessa reunião que será de grande importância. Nesse encontro será entregue o plano de atividades e horários da catequese assim como outras datas e informações de relevo.

03. Recomeçarão esta semana as Ultreias dos Cursistas de Cristandade dos arciprestados de Estarreja-Murtosa, na 5ª Feira, dia 28 de Setembro, às 21.30 horas [nove e meia da noite], no Centro Paroquial.

04. O Grupo Amador de Teatro de Avanca (GATA) pede para divulgar que vai levar a cena no próximo Sábado, dia 30 de Setembro, três peças cómicas, numa encenação de Ana Maria. Será levada a cena no Auditório do Centro Paroquial, às 21.30 horas [nove e meia da noite]. Os bilhetes podem ser adquiridos na secretaria paroquial ou junto dos membros do GATA. Se não quiser ir ofereça um bilhete a alguém.

05. Um grupo de pessoas da nossa paróquia, identificado e autorizado, vai começar esta semana a fazer o peditório para organizar os Festejos em Honra de São Sebastião 2018. Acolhamos com estima e colaboremos.

06. Para os jovens e Adultos que se preparam para receber proximamente o sacramento do Crisma (e que o ano passado frequentaram o 11º ano), há encontro deste Sábado a 15 dias, ou seja, no dia 22 de Outubro, às 18 horas {seis da tarde] no Centro Paroquial.

07. O Dia Internacional do Idoso, será celebrado, no Domingo dia 1 de Outubro. Lembraremos todos os nossos idosos -  referências de sabedoria, testemunhos de fidelidade, perseverança e Fé. Como diz o papa Francisco "um povo que não protege idosos e não os trata bem é um povo que não tem futuro. Não tem futuro porque perde a memória e se separa das suas raízes".

08. Estão abertas até 15 de Outubro inscrições para novos Visitadores de Doentes e Idosos da nossa paróquia. As únicas exigências são ser cristão, ter disponibilidade mensal de uma hora para as reuniões de grupo e o tempo disponível para as visitas. Uma grande percentagem de sítios da nossa paróquia tem doentes e não há visitadores suficientes para assegurar este serviço. As inscrições deverão ser feitas na secretaria paroquial.

09. No próximo Domingo entramos em Outubro, o chamado mês missionário. A mensagem deste mês é «A Missão no Coração da Fé Cristã», tema que o papa desenvolve para o Domingo 15 de Outubro – Dia Mundial das Missões e que antecede a Semana das Missões – semana esta também centrada neste tema e no jubileu das aparições que se celebra em Portugal.

10. Estão abertas até 1 de Outubro as inscrições para o grupo de adultos com + de 20 anos que desejem fazer a caminhada de preparação, ao longo do próximo ano, para receber o Sacramento do Crisma. Os interessados deverão dirigir-se à Secretaria Paroquial para fazer a sua inscrição. Esta formação envolve uma hora por semana, à noite, em horário e dia a combinar no primeiro encontro.

11. Vai ter lugar a “Abertura do Ano Pastoral” com as “Jornada de Estudos Pastorais”, no Sábado dia 5 de Outubro, no Salão do Seminário de Santa Joana Princesa, em Aveiro. O começo dos trabalhos está marcado para as 9.30 horas e decorrerá até às 16 horas [quatro da tarde]. Cada paróquia deverá fazer a inscrição (até 2 de outubro) dos participantes, até um máximo de três pessoas, além do pároco e diácono, sendo que o valor de cada inscrição é de 3 euros e inclui, além dos materiais distribuídos, uma sopa e bebidas no almoço – os participantes devem trazer farnel.

12. Vai decorrer a Formação Bíblica Diocesana a partir do Evangelho de S. Marcos para todos, e que irá decorrer nos dias 12, 19, e 26 de Outubro, (5ªs feiras), assim como a 2 e 9 de Novembro; os encontros realizam-se no salão do seminário de Aveiro às 21 horas. As pessoas interessadas deverão deixar o seu nome e contacto na Secretaria Paroquial.