Avisos ~ Informações Paroquiais ~ Semana de 25 de Junho a 2 de Julho de 2017

26-06-2017 17:04

Avisos da Semana

Semana de 25 de Junho a 2 de Julho de 2017

 

01. Celebra-se o Dia da Igreja Diocesana – no Santuário de Schoenstatt, neste Domingo dia 25 de Junho, na colónia agrícola da Gafanha da Nazaré. Os trabalhos começam às 14 horas com o acolhimento, seguindo-se a apresentação do Programa Pastoral para 2017-18 e a tomada de posse do Tribunal Diocesano de canonização de «Santa» Joana. A celebração da eucaristia presidida pelo senhor bispo é às 16 horas.

02. Na próxima 4ª feira dia 28 de Junho, o sobrinho do senhor Reitor, o Padre Silvério a trabalhar na diocese de Setúbal, celebra o seu jubileu de 25 anos de ordenação sacerdotal. O senhor Reitor estará por isso ausente na 4ª feira - a participar nessas celebrações jubilares. O atendimento no cartório fica asssim transferido de 4ª para 5ª feira dia 29 de Junho, no horário normal.

03. Haverá Ultreia dos Cursistas de Cristandade dos arciprestados de Estarreja-Murtosa, na próxima 5ª Feira dia 29 de Junho, às 21.30 horas [nove e meia da noite] no Centro Paroquial. Antes, meia hora antes haverá missa de acção de graças na Igreja.

04. Vai haver Encontro de todos os Catequistas da nossa paróquia, no próximo Sábado dia 1 de Julho, das 10.30 às 16 horas [das dez e meia da manhã às quatro da tarde], com almoço partilhado. A saída da Igreja, de automóvel será às 10.15 horas de forma a organizarmos a ocupação das viaturas. O encontro é de oração, reflexão e convívio, além de preparação de do novo ano de catequese.

05. A Associação Atlética de Avanca celebra festiva e solenemente os seus 80 anos de vida, no próximo Sábado dia 1 de Julho. Do programa evocativo constam: a missa de acção de graças, às 16.30 [quatro e meia da tarde] na Igreja Matriz de Avanca; a romagem e deposição evocativa no Cruzeiro da Igreja às 18 horas [seis da tarde]; o içar das bandeiras nas instalações desportivas da Atlética às 19 horas [sete da tarde] e o jantar e sessão solene de celebração às 20.30 horas [oito e meia da noite], também nas instalações nas instalações do complexo desportivo da Atlética. As pessoas que desejarem podem adquirir os seus bilhetes para o jantar junto dos responsáveis da Atlética ou nos locais habituais.

06. O ofertório recolhido no fim-de-semana passado de 17 e 18 de Junho, contou, das celebrações das missas na nossa paróquia em Dia da Comunidade Paroquial 2156,70 euros [dois mil cento e cinquenta e seis euros e setenta cêntimos] destinados às obras sociais da paróquia. Desde já a nossa gratidão a todos pela generosidade.

07. Os responsáveis dos Escuteiros do Agrupamento 402 de Avanca, pedem para avisar que estão abertas as inscrições para crianças e adolescentes que queiram integrar a actividade desenvolvida pelo grupo de escuteiros. As inscrições podem ser feitas na Secretaria Paroquial, de 2ª a 6ª feira no horário de atendimento. 

08. O Centro Paroquial e Social de Santa Marinha de Avanca pede para informar todas as famílias interessadas, que estão abertas as novas inscrições para Creche, Jardim-de-Infância e Centro de Actividades de Tempos Livres. Também para as crianças que já frequentam, os pais devem renovar a matrícula dos seus filhos nestas respostas sociais do centro paroquial. 

09. Já se encontram abertas, na Secretaria Paroquial, as matrículas para o 1º ano da catequese das crianças que entram este ano pela primeira vez na escola. Os encarregados de educação deverão fazer essa inscrição até finais de Junho, de forma a ser organizado o grupo de catequese do 1º ano que irá iniciar o seu trabalho.

10. A nossa Paróquia de Avanca está a organizar para este ano uma saída ao estrangeiro, num itinerário simples e não muito caro, efectuando uma viagem de autocarro com destino a Lourdes – no sul de França, junto á cordilheira dos Pirinéus que faz fronteira com a Espanha. Essa viagem acontecerá entre 21 e 25 de Agosto deste ano, pelo que as pessoas que desejarem deverão fazer a sua inscrição na secretaria paroquial quanto antes pois a agência deseja fazer as reservas – quer de transportes, quer de alojamento e de outras situações relacionadas com o programa. Neste ano de centenário das aparições marianas em Portugal, pareceu bem ir ao encontro de outras realidades em sintonia com a mensagem de Fátima, e de conhecer o Santuário de Nª Sª de Lourdes e das aparições de Nª Senhora a Bernardette Soubirous.

>. Um grupo de pessoas ligadas à da nossa Irmandade do Santíssimo Sacramento aceitou constituir a comissão de festas e organizar este ano os Festejos em honra de Santa Marinha 2017, padroeira de Avanca. Nos últimos anos tem sido por intermédio da irmandade que tem sido feita a festa da padroeira de Avanca - Santa Marinha e temos que ser gratos e estar reconhecidos por esse trabalho generoso, sendo acolhedores e amáveis mesmo que haja diferentes opiniões ou até dificuldades em contribuir. Sendo assim, a comissão irá continuar esta semana a recolha de fundos para os festejos.

>. A Junta Freguesia Avanca pede para fazer a seguinte advertência, mediante um aviso feito pela Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro: aparecimento de uma nova praga, a ‘psila africana dos citrinos’, em algumas plantas de citrinos (limoeiros, laranjeiras, tangerineiras, etc.) na freguesia, que ataca as folhas mais novas dessas árvores conduzindo ao enfraquecimento progressivo da planta, pode transmitir uma grave doença aos citrinos provocando a sua morte. É obrigatório o seu controlo através do corte e destruição das partes da planta afetadas e com tratamentos com produtos inseticidas aconselhados. Para obter mais informações sobre a praga e as medidas a adotar os interessados podem dirigir-se à Junta de freguesia, no placarde da paróquia ou contactando diretamente os serviços do Ministério da Agricultura.

>. Encontram-se abertas, nos estabelecimentos escolares de ensino, as matrículas para o próximo ano lectivo. A esse propósito, e após um diálogo sincero e construtivo com os filhos, os encarregados de educação deverão fazer a opção para que os seus filhos possam frequentar a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, pois trata-se de uma disciplina de grande interesse e reflexão sobre os aspectos importantes da vida e do sentido da existência; sobre os valores de uma sociedade mais justa e fraterna, na participação dos deveres e direitos cívicos, e também acerca dos fundamentos das opções e projectos de realização pessoal na construção da felicidade. Não há, da parte das escolas e estabelecimentos de ensino, alternativa do mesmo género e com a mesma importância em relação a essa disciplina. A não opção por Educação Moral e Religiosa católica nas matrículas significa tempo desocupado no horário, permitindo muitas vezes situações de inquietação e confusão na vida escolar de alguns alunos. É também nestas oportunidades de opção, que a famílias cristã dá testemunho da Fé e da escolha consciente procurando o melhor caminho da educação dos filhos. Existem à saída alguns desdobráveis que poderão acrescentar informações importantes.

Boa semana de Trabalho, Saúde e Paz; São os desejos da Equipa de Sacerdotes ao serviço da comunidade paroquial

 

 

Voltar