Avisos ~ Informações Paroquiais ~ Semana de 26 de Março a 2 de Abril de 2017

29-03-2017 12:09

Avisos da Semana

Semana de 26 de Março a 2 de Abril de 2017

 

01. Este Domingo, o último deste mês, dia 26 de Março muda a hora. Entramos na hora de Verão. Os relógios vão adiantar uma hora este fim-de-semana, na passagem deste sábado para domingo. Com a mudança da hora que ocorre, precisamos de acertar por isso, alguns horários das celebrações. Assim, a eucaristia da semana na Igreja Matriz passará a ser às 20 horas [oito da noite] até começar o mês de Maio. Em Santa Ana e Santa Luzia a eucaristia será às 18 horas [seis da tarde]. A eucaristia vespertina de Sábado à noite passa a ser às 21 horas [nove da noite]. A eucaristia da tarde de domingo passa para as 19 horas [sete da noite].

02. O tempo que falta para as celebrações Pascais já é muito pouco; restam apenas 3 semanas a separar-nos da Páscoa. Vão ser semanas intensas para os padres que irão percorrer as 13 freguesias deste inter-arciprestado de Estarreja-Murtosa, nas confissões quaresmais, incluindo S. Jacinto. Aproveitemos este tempo quaresmal para sentirmos a grandeza da Misericórdia de Deus que nos perdoou já tantas vezes. Nestas semanas serão percorridas todas as paróquias. Há por isso Sacramento da Penitência – Confissões, com a presença de outros padres vindos das paróquias vizinhas. O cartaz com a informação das horas e locais das confissões está fixado nos cartazes da igreja. Em Avanca haverá esta 2ª Feira dia 27 de Março, na nossa Igreja Matriz às 20.30 horas [oito e meia da noite], logo a seguir à missa da noite.

03. Haverá ultreia dos Cursistas de Cristandade dos arciprestados de Estarreja-Murtosa, na 5ª Feira, dia 30 de Março, às 21.30 horas [nove e meia da noite], no Centro Paroquial.

04. Vai haver esta semana a Via-Sacra pública com as imagens de Nosso Senhor dos Passos a sair da capela paroquial de S.Sebastião, passando pelo Telhado, para seguindo depois para a Igreja Matriz, evitando assim a movimentação e perigos da estrada nacional 109. Neste cortejo irá fazer-se a reflexão da via dolorosa, os últimos passos de Cristo, e nesta Via-Sacra a reflexão de cada estação foi atribuída a um grupo da comunidade paroquial; a lista destes grupos está afixada na igreja. Esta Via-Sacra pública irá acontecer esta 6ª Feira, dia 31 de Março, às 21 horas [nove da noite] e é organizada pelos vários grupos da nossa paróquia de Avanca – cuja ordem de apresentação está nos cartazes da igreja. O percurso a fazer precisa do cuidado e cooperação de todos, mesmo que tenhamos a ajuda da GNR, no que se refere à temporária orientação e organização da circulação automóvel pelas vias frequentadas.

05. Na nossa paróquia há Reunião Geral de Acólitos esta semana, no próximo Sábado 1 de Abril, na Igreja Matriz às 9.30 horas.

06. Os Encontros de Preparação para Noivos que vão casar ao longo deste ano prosseguem este Sábado dia 25 de Março às 16.30 horas [quatro e meia da tarde], no Centro Paroquial. No Sábado seguinte a 1 de Abril, estes encontros têm a sua conclusão, também às 17.30 horas [quatro e meia da tarde] no Centro Paroquial.

07. Com o mês que se aproxima começarão a ser feitas as declarações de impostos do IRS. O governo permite que as pessoas possam nestas suas declarações indicar o destino a dar a 0,5 %, que terá fins sociais. Se as pessoas não indicarem alguma instituição legalmente credível para destinar essa verba, o governo retirará na mesma essa percentagem e encaminhará para aquilo que escolher. Desta forma apelamos a todos que indiquem, no lugar próprio das suas declarações de IRS (campo nº 9), a identificação de contribuinte fiscal do Centro Paroquial e Social Santa Marinha de Avanca, pois é uma maneira de ajudar o Centro Paroquial. O número de identificação de contribuinte fiscal do Centro Paroquial é 501 283 315. Mesmo quando é pouco, é uma ajuda que o governo permite que seja destinada a uma instituição. Neste momento toda a ajuda é necessária, especialmente por causa das obras que fez o Centro Paroquial.

08. Para além da 4ª Feira de Cinzas e de 6ª Feira Santa serem de jejum e abstinência, as 6ªs Feiras da Quaresma são todas dias de abstinência. Como já tivemos ocasião de recordar várias vezes, o sentido da abstinência é comermos uma comida mais barata para podermos ajudar os mais pobres e as obras da igreja destinadas ao bem comum. É este o sentido do contributo penitencial cuja aplicação este ano será dividida em partes iguais para as crianças pobres do Sudão do Sul e para a implementação de percursos de formação cristã na nossa Diocese de Aveiro.

09. Estamos a viver a Quaresma, um tempo importante para a nossa vida e propício para nos aproximarmos uns dos outros e de Jesus Cristo. Pedimos aos assim familiares dos nossos DOENTES e pessoas idosas que estejam acamadas que caso desejem a visita do Senhor Reitor, façam chegar com urgência através dos Visitadores de Doentes, Ministros da Comunhão ou mesmo na Secretaria Paroquial este desejo. Devem indicar sempre o nome da pessoa a visitar e um contacto telefónico.

>. As reuniões para o grupo de preparação de adultos para o Crisma em 2017 irão prosseguir nesta 6ª feira dia 20 de Janeiro, em Pardilhó às 20 horas [oito da noite].

>. Para as pessoas que o desejarem, a nossa paróquia tem para venda o “Terço do Centenário das Aparições”, que comemora também a vida do Papa Francisco este ano ao Santuário de Fátima na Cova da Iria. Na nossa paróquia, este terço pode ser adquirido muito mais barato (por uma terça parte do que é vendido por aí) pois a nossa comunidade paroquial não pretende obter qualquer proveito com a sua venda a não ser proporcionar uma oportunidade neste ano especial, podendo ser assim um bom presente para oferecer. Poderão ser adquiridos no final das missas ou na secretaria paroquial.

>. A catequese paroquial irá prosseguir os seus trabalhos até ao sábado, véspera de Domingo de Ramos, dia 8 de Abril. O tempo quaresmal, e nele, a vida dos grupos de catequese, é um momento forte na transmissão de valores e de vida. Os pais e encarregados de educação deverão por isso ter em conta que durante o tempo de férias escolares, devendo participar com os seus filhos nos importantes espaço da vida da comunidade cristã em período de semana santa e Páscoa. A interrupção da catequese de grupos, no período de Páscoa, acontecerá entre 8 e 23 de Abril, retomando-se o trabalho de grupos, na 2ª Feira, dia 24 de Abril.

Boa semana de Trabalho, Saúde e Paz; São os desejos da Equipa de Sacerdotes ao serviço da comunidade paroquial

 

 

Voltar