Avisos ~ Informações Paroquiais ~ Semana de 28 de Maio a 4 de Junho de 2017

29-05-2017 14:36

Avisos da Semana

Semana de 28 de Maio a 4 de Junho de 2017

 

01. Realizam-se as Promessas de Escuteiros do Agrupamento 402 da nossa comunidade paroquial, neste Domingo, dia 28 de Maio, integradas na celebração das 11 horas. Sendo assim, e para preparar este momento, haverá a Vigília de Oração pelos que fazem as sua promessas, este Sábado, dia 27 de Maio, às 20 horas [oito da noite] na Capela de São Sebastião.

02. A devoção de Maio deste mês dedicado a Nossa Senhora concluiu-se esta semana – na 4ª feira. A organização do terço fica assim distribuída pelas zonas e grupos da paróquia:

            2ª Feira/dia 29 de Maio: Fraternidade Dominicana | rosaristas

            3ª Feira/dia 30 de Maio: Paredes | Outeiro de Paredes | Meições

            4ª Feira/dia 31 de Maio: Comunidade Terapêutica dos Convívios Fraternos

03. Nesta semana prosseguem os Encontros de Catequese (9º e 10º) organizados pelo grupo do “Caminho Neocatecumenal”, nesta 2ª Feira e 5ª Feira, às 21.30 horas [nove e meia da noite] no Centro Paroquial. O convite continua em aberto a todos.

04. Durante a próxima semana vai haver ensaios às 18 horas [seis horas da tarde] das crianças que vão fazer a sua Primeira Comunhão. As crianças devem vir sempre, pois os ensaios sendo tão poucos, ninguém pode ficar de fora.

05. Vai haver esta semana tempo de confissões desta vez para os pais e familiares das crianças que vão fazer a sua Primeira Comunhão; 6ª Feira, dia 2 de Junho, das 16 às 18 horas [das quatro às seis da tarde] e recomeçam no final do ensaio, pela 19 até 20 horas [das sete às oito da tarde] e no fim da missa, às 21.30 horas [nove e meia da noite]. Também Sábado de manhã, dia 3 de Junho, na Igreja Matriz às 9 horas ou no final da missa da tarde poderá atender-se quer precisar de se confessar.

06. No próximo Domingo, dia 4 de Junho – Solenidade de Pentecostes, vamos ter a Primeira Comunhão das nossas crianças. Devem juntar-se às 10.30 horas [dez e trinta da manhã], junto da Capela de Santo António, para podermos organizar o cortejo e irmos a caminho da Igreja para que a missa comece mesmo às 11 horas [onze da manhã].

07. Vai também celebrar-se a “Festa do Senhor” organizada pela Irmandade do Santíssimo Sacramento e de Nª Senhora do Rosário, no próximo Domingo de 4 de Junho, iniciando-se a missa da festa às 17 horas [cinco da tarde]. Depois da missa haverá a solene procissão em que participarão as crianças da Primeira Comunhão. O final da procissão, na Igreja, irá introduzir a celebração dedicada a Nª Senhora - de consagração das crianças e suas famílias à Virgem Maria. É claro que neste dia a missa da tarde é excepcionalmente às 17 horas [cinco da tarde], pelo que não haverá a missa das 19 horas.

08. Reunião da Equipa Coordenadora da Catequese Paroquial, esta 5ª feira dia 1 de Junho, às 21.30 horas [nove e meia da noite] no Centro Paroquial. 

09. Celebramos no próximo Domingo, dia 4 de Junho, a solenidade de Pentecostes – Festa de aniversário da Igreja. No Domingo seguinte, dia 11 de Junho, celebramos a solenidade da Santíssima Trindade. Semanalmente na Igreja Matriz a missa da noite, a partir desta 5ª Feira será às 21 horas [nove da noite]. Este horário da missa da noite irá manter-se durante os meses de Verão. Às 5ª.s Feiras, logo de seguida à celebração da eucaristia da noite, haverá Oração comunitária de Adoração ao Santíssimo Sacramento.

10. No dia 18 de Junho temos o Dia da Comunidade Paroquial e o encerramento das actividades da Catequese Paroquial de Infância e adolescência em Avanca. Todas as famílias cristãs, todos os grupos cristãos de trabalho apostólico da paróquia e suas famílias, é lógico que estão convidados por natureza – porque não precisam de convite. A comunidade paroquial convoca de forma especial a participarem, os casais que completam este ano os seus 25, 50 e 60 anos de vida conjugal e sacramental do matrimónio. São convidados a associarem-se a esta nossa festa, as instituições e organizações da sociedade civil na nossa freguesia, de todos os sectores, autárquico, desportivo, cultural, recreativo e social. Neste ano da misericórdia vamos dar algum destaque ao aniversário das aparições de Nossa Senhora na Cova da Iria. O programa é simples, pois serve para festejar a participação na edificação da vida em comunidade, da partilha e do serviço. Teremos eucaristia de acção de graças às 11 horas na Igreja Matriz. Às 12.30 horas [meio dia e meio] haverá fêveras, de ‘porco no espeto’, e caldo verde fornecidos pela paróquia nos salões do Centro Paroquial; pedimos apenas que tragam para partilhar bebidas, sobremesa e louça de ‘picnic’ com os talheres. Os ofertórios desse fim-de-semana, em todas as missas da nossa paróquia são para as obras da Unidade de Cuidados Continuado e do novo Lar. Contamos com a presença, participação e generosidade de todos.

>. Um grupo de pessoas ligadas à da nossa Irmandade do Santíssimo Sacramento aceitou constituir a comissão de festas e organizar este ano os Festejos em honra de Santa Marinha, padroeira de Avanca. Nos últimos anos tem sido por intermédio da irmandade que tem sido feita a festa da padroeira de Avanca - Santa Marinha e temos que ser gratos e estar reconhecidos por esse trabalho generoso, sendo acolhedores e amáveis mesmo que haja diferentes opiniões ou até dificuldades em contribuir. Sendo assim, a comissão irá continuar esta semana a recolha de fundos para os festejos.

>. A nossa Paróquia de Avanca está a organizar para este ano uma saída ao estrangeiro, num itinerário simples e não muito caro, efectuando uma viagem de autocarro com destino a Lourdes – no sul de França, junto á cordilheira dos Pirinéus que faz fronteira com a Espanha. Essa viagem acontecerá entre 21 e 25 de Agosto deste ano, pelo que as pessoas que desejarem poderão fazer a sua inscrição na secretaria paroquial e obter ai mais informações. Neste ano de centenário das aparições marianas em Portugal, pareceu bem ir ao encontro de outras realidades em sintonia com a mensagem de Fátima, e de conhecer o Santuário de Nª Sª de Lourdes e das aparições de Nª Senhora a Bernardette Soubirous.

>. Encontram-se abertas, nos estabelecimentos escolares de ensino, as matrículas para o próximo ano lectivo. A esse propósito, e após um diálogo sincero e construtivo com os filhos, os encarregados de educação deverão fazer a opção para que os seus filhos possam frequentar a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, pois trata-se de uma disciplina de grande interesse e reflexão sobre os aspectos importantes da vida e do sentido da existência; sobre os valores de uma sociedade mais justa e fraterna, na participação dos deveres e direitos cívicos, e também acerca dos fundamentos das opções e projectos de realização pessoal na construção da felicidade. Não há, da parte das escolas e estabelecimentos de ensino, alternativa do mesmo género e com a mesma importância em relação a essa disciplina. A não opção por Educação Moral e Religiosa católica nas matrículas significa tempo desocupado no horário, permitindo muitas vezes situações de inquietação e confusão na vida escolar de alguns alunos. É também nestas oportunidades de opção, que a famílias cristã dá testemunho da Fé e da escolha consciente procurando o melhor caminho da educação dos filhos. Existem à saída alguns desdobráveis que poderão acrescentar informações importantes.

>. Reforçamos o apelo a todos que indiquem, no lugar próprio das suas declarações de IRS – este ano o modelo 3 (campo nº 11), a identificação de contribuinte fiscal do Centro Paroquial e Social Santa Marinha de Avanca, pois é uma maneira de ajudar o Centro Paroquial. O número de identificação de contribuinte fiscal do Centro Paroquial é 501 283 315. Essa contribuição é sem dúvidas nenhumas mais bem gerida pelo Centro Paroquial e Social de Avanca do que pelo estado e o governo da república que temos. Mesmo quando é pouco, é uma ajuda que o governo permite que seja destinada a uma instituição. Neste momento toda a ajuda é necessária, especialmente por causa das obras que fez o Centro Paroquial.

Boa semana de Trabalho, Saúde e Paz; São os desejos da Equipa de Sacerdotes ao serviço da comunidade paroquial

 

 

Voltar