Avisos ~ Informações Paroquiais ~ Semana de 29 de Outubro a 5 de Novembro de 2017

31-10-2017 11:43

Semana de 29 de Outubro a 5 de Novembro de 2017

01. Neste domingo dia 29 de Outubro, muda a [mudou] a hora, entramos na hora de inverno. Nesta madrugada de domingo os relógios irão ser [foram] atrasados 60 minutos. Neste domingo apenas e só a missa da tarde sobre alterações - pois será às 17 horas [cinco da tarde]. A partir desta 2ª feira dia 30 de Outubro haverá outras mudanças nos horários das celebrações. Foi já foi dito a missa de Domingo à tarde, inclusive a partir deste domingo 29 de Outubro passa a ser às 17 horas [cinco da tarde]. Com a mudança da hora vai ser necessário fazer também o acerto da missa à semana que vai passar a ser às 19 horas [sete da tarde], na Igreja Matriz. À semana em Santa Ana [Água Levada] e em Santa Luzia [Areia] a missa passa a ser às 17 horas [cinco da tarde]. No sábado, a missa antecipada na Igreja Matriz, passa a ser às 20 horas [oito da noite].

02. Desde o dia 29 de Outubro até ao próximo Domingo dia 5 de Novembro acontece a Semana Nacional da Educação Cristã este ano marcada pelo tema «A Alegria do Encontro com Jesus Cristo». Na missa das 16h30 do próximo Sábado 4 de Novembro teremos a renovação do compromisso dos catequistas e o testemunho e tributo da comunidade cristã feito a catequistas da nossa comunidade.

03. Nesta semana vai haver confissões [Sacramento da Penitência], na 2ª Feira dia 30 de Novembro e na 3ª Feira dia 31 de Novembro, das 14.30 às 16.30 horas [das duas e meia às três e meia da tarde], preparando o jubileu dos Fiéis Defuntos.

04. Vamos celebrar na próxima 4ª feira dia 1 de Novembro, o Dia de Todos os Santos. Sendo “feriado Santo de Guarda” haverá as missas da parte de manhã como acontece ao domingo. À tarde vamos ter a ida ao cemitério. A missa no cemitério é às 15 horas [três da tarde], sendo que os membros da Irmandade deverão estar na Igreja Matriz às 14.30 horas [duas e meia tarde] para participar no cortejo em direcção ao cemitério. Devido a esta circunstância especial e mesmo que o sino toque, depois da missa do cemitério não haverá mais nenhuma missa. Lembraremos todos os membros nas nossas famílias e da nossa comunidade paroquial que partiram desde Novembro do ano passado. A celebração da 3ª feira 31 de Outubro é “missa antecipada”, na missa da Igreja Matriz será às 20 horas [oito da noite].

05. Celebramos nesta 5ª Feira, dia 2 de Novembro, o Dia dos Fiéis Defuntos. Lembraremos a memória dos nossos familiares e amigos que já partiram nas missas da manhã nas capelas paroquiais de Santa Ana [em Água Levada] e Santa Luzia [na Areia] e da parte da tarde na capela paroquial de São José [no lar de idosos], e na missa da noite da Igreja Matriz. Sendo assim haverá eucaristia nas Capelas Paroquiais de Santa Luzia [Areia] e Santa Ana [Água Levada] às 8.30 horas e Capela Paroquial de São José [no Lar de idosos] às 14.30 horas [duas e meia da tarde]. Na Igreja Matriz, a missa é no horário normal das 19 horas [sete da noite].

06. Vai haver esta semana nova reunião da Equipa Coordenadora da Catequese Paroquial, na 5ª Feira dia 2 de Novembro, às 21 horas [nove da noite], no Centro Paroquial.

07. Há reunião do Grupo de Leitores das missas da nossa paróquia – quer da Igreja Matriz quer das capelas de Santa Ana e de Santa Luzia, na próxima 6ª feira dia 3 de Novembro às 20.30 horas [oito e meia da noite] no Centro Paroquial.

08. A próxima 6ª Feira é a “primeira 6ª Feira do mês” dedicada ao Sagrado Coração de Jesus. Lembramos a intenção do Santo Padre “Pela Evangelização” deste mês de Novembro – Pelos cristãos na Ásia, para que, testemunhando o Evangelho com palavras e obras, favoreçam o diálogo, a paz e a compreensão recíproca, sobretudo com aqueles que pertencem a outras religiões. Sendo o próximo dia 4 de Novembro, o primeiro Sábado do mês, haverá recitação da oração do terço, junto ao monumento do Imaculado Coração de Maria, às 15.30 horas [três e meia da tarde].

09. Prosseguem os encontros para os Jovens e Adultos que se preparam para receber proximamente – em 17 Dezembro próximo (acerto feito recentemente pelo senhor bispo), o sacramento do Crisma (e que o ano passado frequentaram os trabalhos do 11º ano e da catequese de adultos), no próximo Sábado dia 4 de Novembro, às 18 horas [seis da tarde] no Centro Paroquial.

10. A direcção do Orfeão Egas Moniz de Avanca, pede para divulgar que neste mês de Outubro ocorre o 14º [décimo quarto] Aniversário da sua fundação – foi nesse mês que começaram os primeiros ensaios, e que no próximo Sábado dia 4 de Novembro às 21 horas [nove e da noite], logo a seguir à missa da Igreja Matriz de Avanca, leva a cabo o seu 10º Encontro de Coros e com a participação do Coro Allegretus de Braga e o Orfeão da Banda Visconde de Salreu; este encontro e sua animação musical decorrem na Igreja Matriz de Avanca, com entrada livre.

11. O grupo paroquial que organiza na nossa paróquia os Encontros de Preparação para o Matrimónio conjuntamente com as Equipas de Nossa Senhora promovem um Encontro sobre “A educação dos filhos no mundo de hoje”, no dia 11 de Novembro, às 18 horas [seis da tarde] no Auditório do Centro Paroquial -  a entrada é livre. Este encontro é orientado principal e fundamentalmente para os pais, mas também para avós e educadores – professores, adultos a trabalhar com grupos de escuteiros, animadores e grupos, catequistas e outros encarregados de educação.

>. Um grupo de pessoas da nossa paróquia, identificado e autorizado, já começou a fazer o peditório para organizar os Festejos em Honra de São Sebastião 2018. Acolhamos com estima e colaboremos.

>. Continua a Formação Bíblica Diocesana a partir do Evangelho de S. Marcos para todos, e que decorre (às 5ªs feiras) no dia 2 [3ª sessão] e 9 de Novembro [4ª e 5ª sessão]; os encontros realizam-se no salão do seminário de Aveiro às 21 horas.