Avisos ~ Informações Paroquiais ~ Semana de 3 a 10 de Dezembro de 2017

04-12-2017 11:19

Avisos da Semana

Semana de 3 a 10 de Dezembro de 2017

01. Ao começar um novo ano litúrgico, e com ele o tempo de Advento – que prepara o Natal, a comunidade paroquial de Avanca faz também caminhada em sintonia com a nossa diocese e envolvendo também de forma especial todos os grupos de catequese com o lema «Onde está o teu irmão?». Nesta 1ª semana teremos em conta que "Somos todos obra das mãos de Deus!". Esta caminhada irá procurar as famílias a descobrirem na comunidade, os "irmãos" que precisem de ajuda e a ir ao encontro de quem mais precisa, através de atitudes e de gestos concretos.

02. Há Clausura do “Cursilho de Cristandade de Homens” este Domingo dia 3 de Dezembro às 19 horas [sete da tarde] no Seminário de Aveiro. Começa esta semana o “Cursilho de Cristandade de Mulheres” que se inicia na próxima 5ª feira dia 7 de Dezembro. O envio dos que vão participar - da nossa paróquia, no cursilho será na 5ª feira 7 de Dezembro às 17 horas [cinco da tarde] na Igreja Matriz. A Celebração Diocesana de Intendência por este “Cursilho de Cristandade de Mulheres” é na próxima 6ª feira dia 8 de Dezembro, às 21.30 horas [nove e meia da noite] na Igreja Matriz da paróquia de Santa Joana [Quinta do Gato]. A Clausura deste “Cursilho de Cristandade de Mulheres” decorre no Seminário de Aveiro no Domingo dia 10 de Dezembro às 19 horas [sete da tarde].

03. Haverá a eucaristia na Capela Paroquial de São José - no Lar de idosos, nesta 2ª Feira, dia 4 de Dezembro, às 14.30 horas [duas e meia da tarde], lembrando os benfeitores da Paróquia e do Centro Paroquial.

04. Vai haver reunião da Equipa do Clero Inter-arciprestal de Estarreja e Murtosa, esta 5ª Feira dia 7 de Dezembro, em Pardilhó, desde as 9 até às 17 horas.

05. Haverá reunião do 1º turno de catequistas nesta próxima semana, na 5ª Feira dia 7 de Dezembro, às 21 horas [nove da tarde] no Centro Paroquial. O 2º turno será apenas na outra semana – devido ao feriado de 6ª Feira.

06. Nesta próxima 6ª Feira, dia 8 de Dezembro celebra-se a solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria – Dia Santo de Guarda, sendo também o aniversário da sagração do altar da Igreja matriz de Avanca. É dia de irmos à missa em família. O horário das celebrações é o normal de um dia de preceito dominical. Voltamos a lembrar que nesta 6ª feira, dia 8 de Dezembro, o horário das missas é como ao domingo, sendo que nesse dia a missa da tarde será às 17 horas [cinco da tarde] e não às 19 horas [sete da tarde] como é habitual no horário de 2ª a 6ª. Lembramos ainda que a celebração na 5ª Feira é às 20 horas na igreja é a única missa antecipada [missa vespertina] para a celebração do preceito do dia a seguir, 8 de Dezembro.

07. Celebra-se festivamente a memória de Santa Luzia no próximo Domingo dia 10 de Dezembro, na Capela Paroquial de Santa Luzia - na Areia. Haverá missa festiva às 10 horas e procissão solene de seguida. Em virtude desta celebração, nesse Domingo não haverá a habitual missa da manhã de domingo das 8.30 horas.

08. A Conferência de São Vicente de Paulo da nossa paróquia, auxilia um grupo numeroso de famílias necessitadas, em tempo de carências e dificuldades. Para apoiar essas necessidades a conferência vicentina leva a efeito neste fim-de-semana, de 9 e 10 de Dezembro, um peditório no final das eucaristias - de forma a proporcionar às pessoas apoiadas um cabaz de produtos de primeira necessidade para o tempo de Natal que se aproxima. Quem não quiser colaborar com uma oferta em numerário, poderá fazê-lo em género, trazendo produtos, que também serão recolhidos nesse fim-de-semana. Desde já obrigado a todos!

09. Reunião da Fraternidade Dominicana no próximo Domingo dia 10 de Dezembro, às 14.30 horas [duas e meia da tarde] no Centro Paroquial.

10. Também como acontece todos os anos a paróquia disponibiliza às famílias alguma ajuda para a vivência do tempo do Advento, sendo que temos disponíveis a 1 euro os livrinhos de apoio à oração familiar para este tempo de Advento/Natal. Aproveitemos.

11. Prosseguem os encontros para os Jovens e Adultos que se preparam para receber proximamente – em 17 Dezembro próximo (acerto feito recentemente pelo senhor bispo), o sacramento do Crisma (e que o ano passado frequentaram os trabalhos do 11º ano e da catequese de adultos), no próximo Sábado, às 18 horas [seis da tarde] no Centro Paroquial.

12. Começou já a preparação para os Jovens e Adultos que desejam receber o sacramento do Crisma no próximo ano de 2018; estes encontros decorrem às 6ª.s Feiras, às 19 horas [sete da tarde] no Centro Paroquial.

13. O senhor Director Geral da Saúde, pede para informar que a gripe pode provocar complicações graves - apesar de ser uma doença habitualmente benigna, e que também decorre neste momento a campanha de vacinação gratuita contra a gripe para maiores de 65 anos até ao final do ano, no Centro de Saúde de Avanca. Esta vacina não necessita de receita médica, nem de guia de tratamento e não paga taxa moderadora. Prevenir e evitar situações complicadas é o objectivo desta campanha de sensibilização e alerta.

14. A paróquia mandou fazer dois tipos de porta-chaves com referência a Santa Marinha ou com a Santa Marinha num dos lados e do outro a Unidade de Cuidados Continuados; como vem aí o Natal e por vezes as pessoas querem oferecer lembranças. Quem quiser adquirir esses porta-chaves como lembranças de Natal poderá fazê-lo quer na Igreja, quer nas capelas quer na Secretaria Paroquial. É também uma maneira de ajudar os cuidados continuados.

15. Vai realizar-se um Espectáculo de Dança e Música, organizado pela escola “Dream Dance”, no Sábado dia 9 de Dezembro às 21 horas no Auditório do Centro Paroquial de Avanca. O espectáculo terá a participação da DreamDance, da Escola Pé de Dança e de João Dias, e os resultado da venda dos ingressos reverte a favor das obras sociais do Centro Paroquial e Social de Avanca e para apoiar o Grupo DanceDream nas suas futuras atividades. O ingressos podem ser adquiridos junto de membros ligados à escola “Dream Dance”, ou no próprio dia - à entrada do auditório. Cada bilhete dá acesso ao sorteio de um cabaz. Se não puder ou quiser ir não faz mal, adquira um bilhete na mesma ofereça a alguém.

16. Vai haver Convivo Fraterno para Jovens em Eirol nos dias 27, 28 e 29 de Dezembro. Quem se quiser inscrever e estiver interessado, deverá faze-lo junto da Secretaria Paroquial, junto do Padre José Henriques, Padre Manuel Augusto ou junto de qualquer elementos do grupo de convivas fraternos de Avanca. O encerramento deste convívio decorrerá em Cortegaça a partir das 20 horas do dia 29 de Dezembro.

Boa semana de Trabalho, Saúde e Paz; São os desejos da Equipa de Sacerdotes ao serviço da comunidade paroquial

 

 

Voltar