Avisos ~ Informações Paroquiais ~ Semana de 3 a 10 de Setembro de 2017

04-09-2017 11:45

Semana de 3 a 10 de Setembro de 2017

01. Ao finalizar este mês de Agosto, o horário das missa à semana na Igreja Matriz irá sofrer alterações a partir já desta 2ª Feira dia 4 de Setembro, passando para as 20 horas [oito da noite]. Entretanto mantém-se ainda, até finais de Outubro, o mesmo horário de missas ao fim-de-semana.

02. Haverá a eucaristia na Capela Paroquial de São José - no Lar de idosos, nesta 2ª Feira, dia 4 de Setembro, às 14.30 horas [duas e meia da tarde], lembrando os benfeitores da Paróquia e do Centro Paroquial.

03. Há esta semana um Encontro com todos os que participaram na Peregrinação a Lurdes que ocorreu de 21 a 25 de Agosto passado. O encontro é nesta 2ª Feira, dia 4 de Setembro, às 20.30 horas [oito e meia da noite], no Centro Paroquial.

04. Como é do conhecimento de muita gente no dia 16 deste mês, vão completar-se 25 anos da inauguração e abertura das instalações do Centro Paroquial e Social Santa Marinha de Avanca. Antes da Unidade de Cuidados Continuados, e num passado recente, a paróquia teve durante muitos anos obras em curso, não só na edificação do Centro Paroquial, mas também em obras de conservação e requalificação do seu património, quer na Igreja Matriz e capelas, quer em outros edifícios. No que diz respeito ao Centro Paroquial e Social, se o edifício e a estrutura organizativa não existissem o que seria feito com os idosos, com as famílias mais desprotegidas, com as catequeses, onde se reuniriam os grupos de escuteiros, onde se encontraria lugar para as grandes festas e outras realizações e momentos culturais marcantes? Existe a consciência que todas estas obras foram possíveis só com a ajuda generosa do povo de Avanca e também com muito trabalho. Por isso, era bom que todos conseguissem participar nos festejos – simples e possíveis num tempo complicado – mas necessários para celebrar a vida, o empenho e a partilha. Concretamente era bom que todos conseguissem participar na Sessão Solene que vai haver no Auditório e na Missa de Ação de Graças – abertas a todas as pessoas. Haverá - por outro lado, um grande número de convidados, desde autoridades, representantes das instituições, grandes benfeitores. Haverá também oportunidade para acolher em festa os que trabalham na instituição e alguns dos seus familiares, e serão referidos de forma especial nesse dia os primeiros empregados e empregadas do centro. É por isso que se abriu a possibilidade de inscrições para o jantar festivo, mas não vai ser fácil acolher muita gente no jantar. No dia 16 de Setembro – que é um Sábado, do programa das festas então constará: a Missa de Ação de Graças na Igreja Matriz às 16.30 horas (quatro e meia da tarde); depois, às 18.00 horas haverá uma Sessão Solene e Cultural no auditório do Centro Paroquial, com a presença das autoridades e representantes das instituições do concelho, dos grandes benfeitores e será abrilhantada com a intervenção de vários grupos musicais de Avanca, assim como outros vindos de outras paragens; pelas 20.30 horas (oito e meia da noite) haverá um jantar comemorativo para convidados e demais pessoas que se tenham inscrito. O jantar irá ser serviço por uma empresa contratada, pelo que as pessoas interessadas em participar no jantar comemorativo deverão adquirir desde já o bilhete na secretaria paroquial de 2ª a 6ª em horário de expediente. Os bilhetes estarão disponíveis apenas até à 2ª feira - dia 11 de Setembro, por isso não deixem para cima da hora.

05. O 44º Encontro do Movimento dos Convívios Fraternos - Peregrinação Nacional dos Jovens Convivas este ano guiada pelo tema «O segredo da paz, o caminho da oração» decorre no Santuário de Fátima no fim-de-semana 9 e 10 de Setembro e inicia aí também a comemoração jubilar dos 50 anos de existência do movimento - nele irão participar também certamente convivas da nossa paróquia de Avanca. Lembramos de forma especial os jovens nas nossas orações e pedimos a Cristo para que os seus projectos de vida estejam solidamente alicerçados no evangelho.

06. Tem lugar no último fim-de-semana de Setembro a Peregrinação Nacional das Rosaristas e dos membros da família dominicana, nos dias 23 e 24 do próximo mês de Setembro, e decorre no Santuário de Fátima. Estão abertas as inscrições para todos aqueles que quiserem participar, podendo fazer a sua inscrição na Secretaria Paroquial ou junto da Regina Oliveira – na Aldeia.

07. Encontram-se na recta final o período de inscrições para o Passeio Sénior 2017 - a realizar no dia 21 de Setembro 2017, para todas as pessoas com idade igual ou superior aos 65 anos. Este passeio será feito a Moinho de Vento em Almeirim.

08. Damos as boas vindas aos emigrantes e conterrâneos que chegam por estas alturas a Avanca. Aos que saem de Avanca neste tempo de verão para visitar alguém ou para usufruir de algum tempo de férias desejamos o bem-estar e a tranquilidade para aproveitarem da melhor forma estas ocasiões, e para além de boa viagem, tenham também um bom regresso. Aos que continuam na 2ª feira a sua actividade laborar, desejamos uma boa jornada de trabalho - aos que ficam de férias por aqui, um bom período de repouso. A todos uma boa e feliz semana.

>. Todos sabemos que se vivem tempos de dura dificuldade. Verificamos por vezes que existem produtos em excesso que não gostamos de estragar nem “deitar fora” e que podíamos oferecer a um vizinho ou a alguém mais necessitado. O próprio Centro Paroquial e Social, que ainda está a pagar as obras realizadas, precisa também desse tipo de auxílio. Dar alguns desses produtos é uma forma de colaborar, seja fruta ou hortaliças (couves, cenouras, abóboras, batatas ou outros). Não deixemos estragar as coisas que por ventura não precisemos: o Centro Paroquial e Social está em condições de encaminhar esses excedentes.