Avisos ~ Informações Paroquiais ~ Semana de 31 de Dezembro de 2017 a 7 de Janeiro de 2018

04-01-2018 13:25

Semana de 31 de Dezembro de 2017 a 7 de Janeiro de 2018

01. Celebramos neste Domingo dia 31 de Dezembro – o último dia do ano, a Festa da Sagrada Família; esta festa é celebrada no Domingo entre o Natal e o Ano Novo, e a sua memória na vida das comunidades remonta ao século XVII e consiste na celebração da “família santa” constituída por Jesus Cristo, sua mãe - a Virgem Maria, e pelo seu pai adoptivo São José, todos como um exemplo de vida familiar para todas as famílias cristãs. Amor incondicional, simplicidade, união, trabalho e sacrifício são algumas das lições a aprender com a Sagrada Família, a primeira de muitas outras famílias santas. São estas também as lições a seguir na vida em família ao longo de todos os tempos. Ganha assim um significado especial reforçado por ser no último dia do ano – um desafio à nossa reflexão e actuação para o novo ano de 2018. Lembramos também nas nossas celebrações deste dia todas as famílias, especialmente as que pertencem à nossa comunidade.

02. A Catequese Paroquial de grupos, após o período de interrupção do Natal e Ano Novo, retoma o seu trabalho nesta 3ª feira dia 2 de Janeiro, num novo período de actividades da catequese.

03. Todos sabemos que nesta próxima 2ª feira é o primeiro dia do novo ano de 2018. É feriado, dia Santo de Guarda, solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus. É também o 51º Dia Mundial da Paz cujo tema este ano esta centrado no tema «Migrantes e refugiados: homens e mulheres em busca de paz». As missas são as mesmas horas que a um Domingo normal. Como celebração antecipada apenas haverá a missa às 16.30 horas [quatro e meia da tarde] neste Domingo dia 31. A missa da noite não se costuma fazer, por coincidir com o tempo de festas de passagem de ano, havendo também aí valores a destacar tais como o optimismo, a esperança e a alegria de acolher um novo ano, e com ele o surgimento de novas possibilidades. Devemos começar o Ano Novo com as bênçãos de Deus, participando entre outras coisas na celebração da missa.

04. Todos os membros da Mesa 4 [quatro] da Irmandade do de NªSª do Rosário e S.mo Sacramento da nossa paróquia de Avanca reúnem na próxima semana para tratar dos assuntos relacionados com o programa das festividades 2018 de Santa Marinha – padroeira de Avanca; a reunião irá acontecer na próxima 4ª feira dia 3 de Janeiro às 21 horas no Centro Paroquial. Outras pessoas que também desejem e queiram integrar esta comissão de voluntários, com a sua boa vontade e colaboração também serão bem vindas também pela sua útil e proveitosa ajuda.

05. A Conferência de São Vicente de Paulo da nossa paróquia recolheu no peditório do fim-de-semana passado um total de 768,58 euros [setecentos e sessenta e oito euros e cinquenta e oito cêntimos]. Esta dádiva, a somar a outras iniciativas ajudará a proporcionar às pessoas apoiadas um cabaz de produtos de primeira necessidade para este tempo de Natal. Fica aqui expresso o agradecimento a todos pela oferta e o reconhecimento pelos gestos de generosidade!

06. A recolha da partilha feita do ofertório das missas do dia de Natal na nossa comunidade, orientadas este ano para a amortização das obrigações relacionadas com os cuidados continuados e do novo lar, resultou em 2017,40 euros [dois mil e dezassete euros e quarenta cêntimos]. A nossa estima e gratidão a todos.

Os Padres e Diáconos que estão ao serviço da comunidade paroquial de Avanca desejam
a todas as famílias um bom Tempo de Natal, vivido na Paz, na Alegria e na Misericórdia.
Desde já, o desejo de um Santo Ano para 2018 com Saúde, Paz e Coragem!