Realizações da Missão Jubilar

10-07-2012 11:36

Realizações da Missão Jubilar

1. NA DIOCESE
De acordo com os objetivos a que nos propomos, assumimos a realização de algumas actividades:
- Realizar em Aveiro uma exposição de arte sacra, história e retrato sócio religioso da Diocese. Estará aberta a todos e, em especial, a visitas de estudo das escolas/grupos.
- Editar um almanaque com as datas mais importantes da história da Diocese de Aveiro e breve resumo da biografia de algumas figuras da Igreja de Aveiro.
- Editar a história da Diocese de Aveiro.
- Realizar um concurso para a criação de uma banda desenhada sobre a vida de Santa Joana Princesa. Este será feito em colaboração com o DeCA e os alunos de EMRC. A banda desenhada vencedora será editada.
- Disponibilizar jogos que levem a conhecer a história e figuras da Igreja em Aveiro.
- Dar a conhecer na página da Diocese na Internet a Igreja de Aveiro nas suas paróquias, património, instituições, serviços e movimentos.
- Editar uma agenda para uso geral, de outubro de 2012 a dezembro de 2013 e ainda calendários que tenham assinaladas as ações da Missão Jubilar.
- Levar a cada casa e a cada cristão e não cristão da nossa Diocese o “MISSÃO 11”, que será um convite para a participação nas ações propostas pela Missão Jubilar.
- Construir o símbolo da Missão Jubilar.
- Criar e divulgar o hino da Missão Jubilar.
- Dinamizar uma ação em cada dia 11 dos meses de novembro de 2012 a dezembro de 2013.
- Dinamizar e realizar 3 grandes concentrações da Diocese. Desafiamos cada pessoa a “usar a cor” do seu arciprestado, a saber: Águeda – Vermelho; Albergaria-a-Velha – Azul-escuro; Anadia – Lilás, Aveiro – Amarelo; Estarreja – Verde-escuro; Ílhavo – Verde-claro; Murtosa – Azul claro; Oliveira do Bairro – Laranja; Sever do Vouga – Castanho; Vagos – Branco.
- Dinamizar a semana de promoção das vocações ao presbiterado em toda a Diocese, de 09 a 17 de novembro de 2013.
- Promover a realização de quatro sessões/debates. Os locais e temas a tratar serão:
· A ação social – Vagos
· Ecumenismo e diálogo inter-religioso – Estarreja
· Economia e mundo operário – Águeda
· Família, casamento e sexualidade – Anadia
- Promover a realização de quatro concertos e de uma encenação. Os locais serão:
· Murtosa - concerto de Natal
· Sever do Vouga - concerto da Vida
· Albergaria - concerto de Páscoa
· Oliveira do Bairro - concerto de Outono
· Ílhavo - encenação de “A Paixão de Cristo”
- Promover a realização de um congresso na cidade de Aveiro nos dias 09 e 10 de dezembro de 2013.
- Promover dois concertos comemorativos na Sé de Aveiro, relativos às datas de publicação e execução da Bula da restauração da diocese.
- Dinamização de um concurso denominado “Dá vida ao teu Vive”. Os trabalhos serão apresentados no dia 08 de dezembro de 2013.
- Criar uma base de dados que possa colocar todas as pessoas residentes na Diocese em rede e onde se possa partilhar informação, bens, serviços e outros.
- Redação da oração da Missão Jubilar para ser rezada em todas as missas dos dias 11 de cada mês e nas missas dos primeiros sábados e domingos de cada mês.

2. NOS ARCIPRESTADOS
Para além do programa geral diocesano, em cada arciprestado, realizaremos, na sequência das catequeses quaresmais nas paróquias, o Dia de Deserto, a 09 de março de 2013. Este será um espaço onde haverá lugar e tempo de oração, recoleção, silêncio, meditação e celebração do sacramento da reconciliação. Não se pretende que as pessoas estejam do princípio ao fim, mas que possam estar o tempo que entenderem.

3. NAS PARÓQUIAS
Para além do programa geral diocesano e arciprestal, cada paróquia terá:
· Três serões de catequese comunitária nas três primeiras sextas-feiras da quaresma de 2013, com os seguintes temas: “Ser discípulo de Jesus Cristo”; “Realizar as bem-aventuranças no mundo”; “A história da nossa Igreja”.
· Em lugar de destaque, na igreja matriz, uma reprodução do símbolo da Missão Jubilar e a parte do Barco que lhe coube.