Avisos da Semana: 18 de Abril de 2021

18-04-2021 16:46

Avisos da Semana

Semana de 18 de Abril de 2021

01. A Catequese Paroquial, interrompida nos seus trabalhos desde meados de Janeiro), retoma as suas atividades de grupo, quer de forma presencial que de forma mista (presencialmente e utilizando os meios de comunicação digitais ela internet). Vivemos no atual momento em período de Tempo Pascal, e nele, a vida dos grupos de catequese, é igualmente um momento forte na transmissão de valores e de vida. Os pais e encarregados de educação estão por isso também profundamente comprometidos na participação e acompanhamento dos seus filhos e seu crescimento na vida da comunidade cristã em período Pascal. O trabalho presencial (e misto) dos grupos de catequese, foi já retomado desde o dia 5 de Abril. De acordo com o que está planeado por catequistas conjuntamente com pais/encarregados de educação, cada grupo regressa aos trabalhos nos dias e horários combinados, seguindo as orientações de proteção sanitária indicadas. Os grupos têm os seus horários de catequese presencial assim combinados:

01º ano

2 Grupos

Quinzenalmente

às 2ªs feiras às 17h

nas salas do Centro Paroquial

02º ano

2 Grupos

Semanalmente

às 4ªs feiras às 17h

nas salas do Centro Paroquial

03º ano

2 Grupos

Quinzenalmente

às 3ªs feiras às 17h

nas salas do Centro Paroquial

04º ano

2 Grupos

Semanalmente

às 5ªs feiras às 17h

nas salas do Centro Paroquial

05º ano

1 Grupo

Quinzenalmente

aos Sábados às 15h30

nas salas do Centro Paroquial

06º ano

1 Grupo

Semanalmente

às 6ªs feiras às 17h

nas salas do Centro Paroquial

07º ano

1 Grupo

Quinzenalmente

às 2ªs feiras às 17h

nas salas do Centro Paroquial

08º ano

1 Grupo

Mensalmente

em dia a combinar

nas salas do Centro Paroquial

09º ano

1 Grupo

Quinzenalmente

aos Sábados às 09h

nas salas do Centro Paroquial

10º ano

1 Grupo

Semanalmente

aos Sábados às 09h30

nas salas do Centro Paroquial

11º ano

1 Grupo

Semanalmente

aos Sábados às 14h30

nas salas do Centro Paroquial

No atual período de Estado de Emergência da crise pandémica – mesmo em desconfinamento, é natural que os grupos que não têm catequese presencial semanal, utilizem os meios combinados de comunicação digital pela internet com os catequizandos de forma a articular e concretizar os seus planos de trabalho da catequese.

02. Iremos celebrar no próximo Domingo dia 25 de Abril o 58º "Dia Mundial de Oração pelas Vocações" - Domingo do Bom Pastor, no encerramento da Semana de oração pelas vocações que agora começa e que vai deste domingo 18 a 25 de Abril, este ano com o tema "São José: O sonho da Vocação", proposto pelo Papa Francisco. Lembramos de forma particular nesta semana, as Vocações Consagradas, de forma especial na Oração comunitária de 2ª a 6ª feira.

03. No próximo Domingo dia 25 de Abril, vai decorrer na internet e na Palhaça, a grande festa dos Escuteiros, Dia da Região e Dia de "São Jorge". O nosso agrupamento de Escuteiros de Avanca participa de forma remota, utilizando os meios digitais da internet no programa, e uma pequena representação irá estar na eucaristia das 15.30 horas no Centro Escutista da Palhaça, presidida pelo senhor Bispo de Aveiro e transmitida pelos canais diocesanos de comunicação digital.

04. Vai começar daqui a 15 dias o mês dedicado a Nossa Senhora. Iremos por isso fazer um esforço de participação nessa devoção do mês de Maio que tem, apesar de tudo, muito impacto na nossa comunidade, pelas pessoas que vêm à Igreja e às outras capelas, o que tudo junto é muita gente: vamos continuar a seguir o princípio de serem lugares e grupos a organizarem cada dia. Também com a chegada do mês de Maio e para termos uma melhor presença de gente nova, irá mudar a partir de 3 de Maio a hora da missa semanal para as 20.30 horas [oito e meia da noite]. Sendo assim, à semana, na nossa Igreja, desde o dia 3 de Maio, começa a devoção do mês de Maio às 20.30 horas, seguindo-se-lhe a missa. Ao Sábado e Domingo o terço será meia hora antes da missa da tarde e da noite, mas vamos dar mais importância à Eucaristia, não sobrecarregando muito o terço.

:: Estamos gratos uma vez mais a todos àqueles que colocaram uma cruz na consignação de 0,5% (meio por cento), na altura em que no ano passado fizeram a sua declaração de IRS, onde diz ‘IPSS’ e terem acrescentado o nº de contribuinte do Centro Paroquial e Social de Avanca. Este ano pedimos então para não esquecerem o nosso Centro Social e Paroquial, indicando no lugar próprio das declarações de IRS (modelo 3 - campo nº 11), a identificação de contribuinte fiscal do Centro Paroquial e Social Santa Marinha de Avanca, pois é uma maneira de ajudar o Centro Paroquial. O número de identificação de contribuinte fiscal do Centro Paroquial é 501 283 315. Mesmo quando é pouco, é uma ajuda que o governo permite que seja destinada a uma instituição e neste momento toda a ajuda é necessária.

:: No Domingo dia 28 de Março mudou a hora. Entrou-se na hora de Verão. Os relógios foram adiantados uma hora neste fim-de-semana, na passagem deste sábado para domingo. Com a mudança da hora que ocorreu, precisou-se de acertar por isso, alguns horários das celebrações. Assim, as eucaristias da semana na Igreja Matriz passaram a ser às 19.30 horas [sete e meia da noite], até começar o mês de Maio. Em Santa Ana e Santa Luzia a eucaristia passaram a ser às 18 horas [seis da tarde]. A eucaristia vespertina de Sábado à noite passou a ser às 20.30 horas [oito e meia da noite]. A eucaristia da tarde de domingo passou para as 19 horas [sete da noite].

Boa semana de Trabalho, Saúde e Paz; São os desejos da Equipa de Sacerdotes ao serviço da comunidade paroquial

 

Voltar