Avisos da Semana: 3 de Abril de 2022

03-04-2022 17:29

Avisos da Semana

Semana de 3 de Abril de 2022

01. Realiza-se neste Domingo dia 3 de Abril um Encontro de preparação para Baptismos, destinados a Pais e Padrinhos cujos baptizados decorram até meados do próximo mês de Maio. Este encontro de preparação é às 15.30 horas [três e meia da tarde] no Centro Paroquial.

02. Na próxima 6ª feira dia 8 de Abril às 21 horas [nove da noite] começam os Encontros do Curso de Preparação para Noivos que se irá prolongar também no fim-de-semana: Sábado dia 9 de Abril – de manhã e de tarde - e Domingo 10 de Abril - da parte da manhã. Esses encontros decorrerão no Centro Paroquial de Avanca. Por isso, a preparação para aqueles que irão casar proximamente - ainda ao longo deste ano, acontece apenas nessa altura na nossa paróquia de Avanca, e quer na nossa paróquia quer no arciprestado de Estarreja/Murtosa não irá haver outros encontros deste género - tornando-se necessária e urgente a inscrição com a máxima brevidade até esta 2ª feira na Secretaria Paroquial de Avanca de forma a organizar os trabalhos.

03. Esta semana vai também haver Reunião de Pais das crianças do 3º ano da catequese paroquial, será no próximo Sábado dia 9 de Abril às 21.30 horas [nove e meia da noite] no Centro Paroquial. Haverá já alguma informação importante e irão ser iniciados alguns aspectos da organização da Primeira Comunhão para este grupo a 5 de Junho próximo.

04. No próximo Domingo dia 10 de Abril é Domingo de Ramos – evocamos a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e damos início à Semana-Santa. A habitual bênção dos Ramos será feita este ano na Capela Paroquial de São José (capela do Lar – no lado sul da Igreja) às 10.45 horas (onze menos um quarto) vindo depois em cortejo processional a caminho da Igreja, de forma a iniciar a eucaristia às 11 horas. A Capela Paroquial de Santo António vai entrar em obras devido ao piso estar degradado, não tendo condições este ano para acolher a bênção dos Ramos.

05. O tempo que falta para as celebrações Pascais já é muito pouco; restam apenas 15 dias a separar-nos da Páscoa. Vão ser semanas intensas para os padres que irão percorrer as freguesias deste Arciprestado de Estarreja-Murtosa, nas confissões quaresmais. Aproveitemos este tempo quaresmal para sentirmos a grandeza da Misericórdia de Deus que nos perdoou já tantas vezes. Nestas semanas serão percorridas todas as paróquias. Há por isso Sacramento da Penitência – Confissões, com a presença de outros padres vindos das paróquias vizinhas. O cartaz com a informação das horas e locais das confissões está fixado na igreja para as pessoas que quiserem aproveitar também uma dessas oportunidades.

06. Estamos gratos uma vez mais a todos àqueles que colocaram uma cruz na consignação de 0,5% (meio por cento), na altura em que no ano passado fizeram a sua declaração de IRS, onde diz ‘IPSS’ e terem acrescentado o nº de contribuinte do Centro Paroquial e Social de Avanca. Este ano pedimos então para não esquecerem o nosso Centro Social e Paroquial, indicando no lugar próprio das declarações de IRS (modelo 3 - campo nº 11), a identificação de contribuinte fiscal do Centro Paroquial e Social Santa Marinha de Avanca, pois é uma maneira de ajudar o Centro Paroquial. O número de identificação de contribuinte fiscal do Centro Paroquial é 501 283 315. Mesmo quando é pouco, é uma ajuda que o governo permite que seja destinada a uma instituição e neste momento toda a ajuda é necessária

07. A Comunidade Ortodoxa Ucraniana na nossa diocese em conjunto com as nossas Paróquias da diocese de Aveiro, continua a organizar neste momento uma recolha de ajuda humanitária para a Ucrânia. Os bens mais necessários de momento são: comida enlatada de abertura fácil, pronta a comer; barras energéticas, bolachas;- fruta seca ou desidratada; material de primeiros socorros; produtos de higiene e fraldas; roupa de criança para o inverno. As pessoas que queiram fazer a doação de alguns destes artigos, podem fazer a entrega no Centro Paroquial e Social entre as 9.30 às 17 horas, de segunda a sexta-feira; ou então numas caixas ao fundo da Igreja Matriz ao fim-de-semana antes das missas, a partir de 12 de Março. A nossa Cáritas Portuguesa está a apoiar o trabalho da sua congénere na Ucrânia no terreno, “conforme as necessidades o exigirem”, com “alimentos, água potável, acomodações seguras e kits de higiene, bem como garantir transporte para que as pessoas possam chegar até áreas seguras”.

:: Para além da 4ª Feira de Cinzas e de 6ª Feira Santa serem de jejum e abstinência, as 6ªs Feiras da Quaresma são todos dias de abstinência. O sentido da abstinência é termos uma vida mais sóbria e simples, para podermos ajudar os mais pobres e as obras da igreja destinadas ao bem comum. É este também o sentido do Contributo Penitencial, cuja aplicação este ano será metade para os deslocados da guerra de Cabo Delgado, na diocese de Pemba - em Moçambique, onde a guerra também se vive em grande escala, mas que não é tão noticiada nos órgãos de comunicação social; a outra parte do contributo será para o Fundo Solidário do Centro Universitário Fé e Cultura (CUFC), de Aveiro – que apoia jovens universitários que frequentam a academia em Aveiro, principalmente vindos de países em dificuldades.

:: Como acontece em cada ano, a paróquia de Avanca disponibiliza às famílias alguns recursos para a vivência deste tempo de conversão ligados à oração, sendo que temos disponíveis a 1 euro os livrinhos de apoio à oração familiar para o Tempo Pascal - tempo a seguir à Páscoa. Aproveitemos.

:: No domingo dia 20 de Março, teve lugar o Equinócio de Primavera – assinalando o seu primeiro dia. Equinócio é uma de origem latina, e quer dizer literalmente "noites iguais", isto porque nessa altura a noite e o dia têm sensivelmente a mesma duração, 12 horas. A chegada da primavera é um evento sempre muito celebrado em todo o mundo, porque marca o fim do inverno, uma estação sempre associada ao mau tempo, desconforto e em termos históricos à escassez de comida. Para além disso, trata-se de uma celebração do renascimento da natureza, e historicamente era a altura em que se celebravam os festivais de fertilidade e abundância. Na primavera, é tradição fazerem-se limpezas gerais nas casas. O bom tempo permite que se abram as janelas nas casas para que estas possam arejar depois de meses fechadas durante o inverno. As pessoas livram-se de algumas das coisas velhas que tinham guardadas e compram coisas novas. Curiosamente, os ovos desempenham um papel importante nas comemorações do equinócio da primavera em todo o mundo, uma vez que são também um símbolo de fertilidade e ressurgimento – associados assim à Pascoa.

:: No Domingo dia 27 de Março, o último do mês de Março, mudou a hora. Entrou-se assim na hora de Verão. Com a mudança da hora que ocorreu, foram acertados, na sua grande maioria a partir desse Domingo dia 27 de Março, os horários das celebrações. Assim, desde a 2ª feira 28 de Março as eucaristias nos dias da semana na Igreja Matriz passaram a ser às 19.30 horas [sete e meia da noite] portanto de 2ª a 6ª feira, isto até começar o mês de Maio. Em Santa Ana e Santa Luzia à semana a eucaristia passou a ser para as 18 horas [seis da tarde]. A eucaristia vespertina de Sábado à noite passou a ser às 20.30 horas [oito e meia da noite]. O acerto do horário da eucaristia da tarde de domingo passou para às 19 horas [sete da noite] já a partir deste Domingo dia 27 de Março.

Boa semana de Trabalho, Saúde e Paz; São os desejos da Equipa de Sacerdotes ao serviço da comunidade paroquial

 

 

Voltar