Avisos da Semana: 30 de Abril a 7 de Maio de 2023

30-04-2023 16:29

Avisos da Semana

Semana de 30 de Abril a 7 de Maio de 2023

01. Celebramos neste Domingo dia 30 de abril o 60º "Dia Mundial de Oração pelas Vocações" - Domingo do Bom Pastor, no encerramento desta Semana de oração pelas vocações que agora se conclui. Este ano com o tema «Vocação: graça e missão», proposto pelo Papa Francisco; "cada um de nós tem um lugar no coração de Deus, ninguém é excluído; cada um de nós foi pensado, criado e chamado com amor, desde tempos imemoriais; cada um de nós é amado pelo Pai e é enviado ao mundo e à Igreja como um sinal desse amor". Lembramos neste dia a nossa vocação de baptizados na construção do Reino de Deus, e de maneira particular as Vocações Consagradas de serviço à vida da Igreja, na opção livre e a tempo inteiro.

02. Nesta próxima 2ª feira dia 1 de maio, a Igreja Católica celebra a festa litúrgica de São José Operário, como forma de associar-se à comemoração mundial do Dia do Trabalhador. São José foi desde cedo apresentado como símbolo e exemplo de pai e de trabalhador, tendo sido declarado patrono da Igreja universal em 1870, por Pio IX. A celebração litúrgica de São José operário foi instituída no dia 1 de maio de 1955, pelo Papa Pio XII, diante de milhares de trabalhadores italianos, onde afirmou: “Longe de despertar discórdia, ódios e violência, o 1º de Maio é e será um recorrente convite à sociedade moderna realizar aquilo que ainda falta à paz social”.

03. Vai começar também nesta 2ª feira dia 1 de maio o mês dedicado a Nossa Senhora. Nesse dia 1 de maio começa a recitação diária organizada. Vamos por isso fazer um esforço de participação na devoção ao longo do mês de maio, que tem bastante impacto na nossa freguesia, pelas pessoas que vêm à Igreja e às outras capelas, o que tudo junto é muita gente: iremos continuar a seguir o princípio de serem lugares e grupos a organizarem em cada dia a celebração do terço e as leituras da missa à semana – a lista está no cartaz da Igreja. Também com a chegada do mês de maio e para termos uma maior presença de gente nova, muda a hora da missa semanal para as 20.30 horas [oito e meia da noite], dando também a seguir oportunidade de outras reuniões de trabalho e de grupos. Sendo assim, à semana, na nossa Igreja, desde a 2ª feira dia 1 de maio, começa a devoção do mês de maio às 20.30 horas, seguindo-se-lhe a missa. Esta semana a organização do terço fica assim distribuída pelos lugares/zonas e grupos da paróquia:

2ª Feira/dia 1 de maio: Mato | Conferência Vicentina

3ª Feira/dia 2 de maio: Igreja | Telhado | Todos os Grupos Corais da paróquia

4ª Feira/dia 3 de maio: Santo André | Porto Tonce | Boca do Monte | Lagoa

5ª Feira/dia 4 de maio: Areia do Gonde | Fontela | Mourão

6ª Feira/dia 5 de maio: Agueiros | Zangarinheira | Roçomil

Sábado e Domingo o terço começará meia hora antes da missa da tarde e da noite, mas vamos dar mais importância à Animação da Eucaristia, não sobrecarregando muito o terço.

04. Vai haver Reunião de pais do 9º ano da catequese (cujos adolescentes fazem a Profissão de Fé este ano) na 6ª feira dia 5 de maio, às 21.30 horas [nove e meia da noite], no Centro Paroquial.

05. A Jornada Mundial da Juventude é o maior evento mundial dos últimos anos na Península Ibérica. Irá acontecer em Lisboa entre os dias 01 a 06 de agosta e antecipa a vinda de milhares de peregrinos de todos os cantos do planeta. Na semana que antecede, dos dias 26 a 31 de julho, acontecerá os Dias nas Dioceses, momento esse que permitirá que os peregrinos conheçam um pouco da cultura e costumes do nosso país. A nossa paróquia vai participar e antecipa acolher 100 jovens em Famílias de Acolhimento, prometendo ser uma experiência inesquecível, tanto para os peregrinos como para quem os acolhe. Desta forma irá ocorrer um Encontro Arciprestal de Famílias de Acolhimento já inscritas e para as famílias que estejam interessadas mas que ainda não se inscreveram; esse encontro é nesta próxima 4ª feira dia 3 de maio, às 21 horas [nove da noite] no Auditório do Centro Paroquial de Avanca.

06. No próximo Sábado dia 6 de maio, o 8º ano da catequese paroquial celebra a ‘Festa da Vida’ na eucaristia das 16.30 horas [quatro e meia da tarde] na Igreja Matriz. E no Domingo dia 7 de maio, as crianças do 1º ano da catequese paroquial, celebram na missa das 11 horas a ‘Festa da Família’. Quer o 8º ano no Sábado, quer o 1º no Domingo irão ter muito presentes as mães num dia em que têm destaque especial. Nesse Sábado dia 6 de maio, iremos também fazer na eucaristia das 16.30 horas [quatro e meia da tarde], o acolhimento e a apresentação da criança mais crescida, que - estando em idade de fazer a 1ª comunhão – irá ser baptizada dentro de poucas semanas.

07. A Associação de Pais e Encarregados de Educação das Escolas de Avanca convida as pessoas a estarem presentes no encontro formativo anual cujo tema será “Casa de Pais, Escola de Filhos – Os Desafios de Educar no século XXI”, tendo como oradora a Psicóloga Dr. Susana Nunes, encontro esse que irá decorrer na 6ª feira dia 5 de maio, às 21 horas [nove da noite] na Escola do Mato em Avanca

08. Neste mês estão a ser feitas as declarações de impostos do IRS. O governo permite que as pessoas possam nas suas declarações indicar o destino a dar a 0,5 % (meio por cento) dos seus impostos - que terá fins sociais. Visto 0,5 % ser uma percentagem pequena, só a vontade e generosidade de muitos em colocar o nº de contribuinte do Centro Paroquial e Social de Avanca e a respectiva cruzinha em "IPSS" é que será possível juntar e a atingir um valor significativo. Se as pessoas não indicarem alguma instituição legalmente credível para destinar essa verba, o governo retirará na mesma essa percentagem e encaminhará para aquilo que escolher. Desta forma apelamos a todos que indiquem, no lugar próprio das suas declarações de IRS (campo nº 11, sobre a consignação de 0,5 % do IRS), a identificação de contribuinte fiscal do Centro Paroquial e Social Santa Marinha de Avanca, pois é uma maneira de ajudar o Centro Paroquial. O número de identificação de contribuinte fiscal do Centro Paroquial é 501 283 315. Mesmo quando é pouco, é uma ajuda que o governo permite que seja destinada a uma instituição. Neste momento toda a ajuda é necessária, especialmente porque as nossas instituições sociais estão a passar momentos difíceis - com os custos a subir vertiginosamente e as receitas e apoios do estado a não subir na mesma proporção. Quem ajuda - como o nosso Centro Paroquial e Social, pessoas que pagam muito pouco no uso dos vários serviços ajuda social, tem a sua situação bastante complicada e em risco, o que compromete a ajuda social que a nossa comunidade presta às pessoas e famílias assim como a importante oportunidade de emprego que é dado a dezenas de pessoas de e em Avanca.

Destaques NEsta próxima semana:

- Lembramos esta semana as seguintes datas e memórias: S. José Operário [na 2ª feira – 1 de maio]; S. Atanásio, bispo e doutor da Igreja [na 3ª feira – 2 de maio]; Santos Filipe e Tiago, Apóstolos [na 4ª feira – 3 de abril];

- No domingo dia 26 de março mudou a hora. Entrou-se assim na hora de Verão. Com a mudança da hora, foram acertados, na sua grande maioria a partir desse Domingo dia 26 de março, os horários das celebrações. Assim, desde 27 de março as eucaristias nos dias da semana na Igreja Matriz são às 19.30 horas [sete e meia da noite] portanto de 2ª a 6ª feira. Em Santa Ana e Santa Luzia à semana a eucaristia será às 18 horas [seis da tarde]. A eucaristia vespertina de Sábado à noite passa a ser às 20.30 horas [oito e meia da noite]. O acerto do horário da eucaristia da tarde de domingo acontece às 19 horas [sete da noite] já desde o Domingo dia 26 de março.

- O Tempo Pascal acontece do Domingo da Ressurreição até o Domingo de Pentecostes, por isso, cinquenta dias na presença do Ressuscitado, a preparar-nos para receber o Espírito Santo prometido. O amor, a doação, a generosidade e a humildade geram ressurreição. Jesus dá-se a conhecer neste tempo de vitória sobre a morte e o pecado: ele ressuscita onde existe acolhimento, onde se presta serviço ao próximo. Cristo ressuscita onde se vive o novo mandamento do amor. Este é assim um tempo de reconhecer dAquele que Vive no meio de nós e junto de nós, mesmo no meio de dificuldades, frustrações e angústias.

- Relembramos que durante cerca de três anos devido à pandemia, não se visitaram doentes, pessoas idosas e outros fragilizados. Estão a ser tomadas as providências, desde o início deste mês de abril, para acontecerem essas visitas. Na próxima semana continuamos com esse ciclo de visitas. Rogámos, porém, aos familiares dos nossos DOENTES e pessoas idosas que estejam acamadas e que desejem a visita do Senhor Reitor, que façam chegar com urgência através dos Visitadores de Doentes, Ministros da Comunhão ou mesmo na Secretaria Paroquial este desejo, indicando sempre o nome da pessoa a visitar e um contacto telefónico para marcar a melhor oportunidade.

- Neste mês estão a ser feitas as declarações de impostos do IRS. O governo permite que as pessoas possam nas suas declarações indicar o destino a dar a 0,5 % (meio por cento) dos seus impostos - que terá fins sociais. Visto 0,5 % ser uma percentagem pequena, só a vontade e generosidade de muitos em colocar o nº de contribuinte do Centro Paroquial e Social de Avanca e a respectiva cruzinha em "IPSS" é que será possível juntar e a atingir um valor significativo. Se as pessoas não indicarem alguma instituição legalmente credível para destinar essa verba, o governo retirará na mesma essa percentagem e encaminhará para aquilo que escolher. Desta forma apelamos a todos que indiquem, no lugar próprio das suas declarações de IRS (campo nº 11, sobre a consignação de 0,5 % do IRS), a identificação de contribuinte fiscal do Centro Paroquial e Social Santa Marinha de Avanca, pois é uma maneira de ajudar o Centro Paroquial. O número de identificação de contribuinte fiscal do Centro Paroquial é 501 283 315. Mesmo quando é pouco, é uma ajuda que o governo permite que seja destinada a uma instituição. Neste momento toda a ajuda é necessária, especialmente porque as nossas instituições sociais estão a passar momentos difíceis - com os custos a subir vertiginosamente e as receitas e apoios do estado a não subir na mesma proporção. Quem ajuda - como o nosso Centro Paroquial e Social, pessoas que pagam muito pouco no uso dos vários serviços ajuda social, tem a sua situação bastante complicada e em risco, o que compromete a ajuda social que a nossa comunidade presta às pessoas e famílias assim como a importante oportunidade de emprego que é dado a dezenas de pessoas de e em Avanca.

- Nesta 2ª feira dia 1 de maio ocorre o Dia Mundial do Trabalhador. A origem da data remonta ao dia 1º de Maio de 1886, nos EUA, quando mais de 500 mil trabalhadores saíram às ruas de Chicago, numa manifestação pacífica, exigindo a redução da jornada de trabalho para oito horas. Em 1889 o Congresso Operário Internacional, reunido em Paris, decretou o 1º de Maio como o Dia Internacional dos Trabalhadores.

- Nesta 5ª feira dia 4 de maio ocorre o Dia Internacional do Bombeiro. A data foi estabelecida em 1999, após uma intensa circulação comunicações pelo mundo gerada pela trágica morte de cinco bombeiros num incêndio na Austrália. Em diversos países da Europa e do mundo celebra-se o Dia Internacional do Bombeiro a 4 de maio por este ser o dia de São Floriano, o padroeiro dos bombeiros. Em Portugal celebra-se o Dia Nacional do Bombeiro Profissional a 11 de novembro. Neste dia presta-se uma homenagem a todos os bravos bombeiros que deram e que dão as suas vidas para salvar a vida dos outros.

- Nesta 6ª feira dia 5 de maio ocorre o Dia Internacional da Parteira. Neste dia de título oficial "Dia Internacional do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia / Parteira" celebra-se o trabalho das parteiras e dos parteiros que contribuem diariamente para o milagre do nascimento e para o bem-estar de milhões de mães e de crianças pelo mundo fora. O Dia Internacional da Parteira foi criado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) em 1991, para homenagear e sublinhar o trabalho desempenhado pelas parteiras no cuidado prestado às mulheres e à vida humana.

- Também nesta 6ª feira dia 5 de maio ocorre o Dia Mundial da Higiene das Mãos. Este dia internacional criado pela Organização Mundial da Saúde chama a atenção para a importância da higienização das mãos. O simples e rápido ato de lavar as mãos com sabão impede em 40% a incidência de infeções tais como a diarreia, gripe, resfriado, erupções e doenças de pele, dores de garganta, infeções no ouvido e estômago. Muitos fungos e germes se acumulam nas mãos e são facilmente transmitidos a outras pessoas. Além de prevenir e atenuar as infeções, o hábito de lavar as mãos com sabão fomenta a segurança de pacientes, profissionais e de todas as pessoas com as quais se convive no dia-a-dia. Foi apenas no século XIX que se concluiu que a lavagem das mãos por parte dos médicos evitava mortes e contágios.

- Ainda nesta 6ª feira dia 5 de maio ocorre o Dia Mundial do Trânsito e da Cortesia ao Volante. O objetivo do Dia Mundial do Trânsito e da Cortesia ao Volante é sensibilizar o condutor sobre a necessidade de uma condução segura, de forma a prevenir acidentes, de proteger a sua vida e a de outros condutores e passageiros. Apesar da cortesia ao volante ser um dever de todos os condutores durante todo o ano, neste dia relembra-se a importância de ser cortês ao volante. Como a estrada pertence a todos, deve-se estar atento a todas as movimentações, respeitar os limites de velocidade e as prioridades, ceder a passagem, dar sinais de mudança de trajetória, entre outros comportamentos.

- No Domingo dia 7 de maio (1º domingo de maio) ocorre o Dia da Mãe. O Dia da Mãe é uma homenagem e serve para reforçar e demonstrar o amor dos filhos pelas suas mães. Por isso, os filhos costumam oferecer presentes e preparam surpresas para as mães, de forma a mostrarem o quanto gostam delas e agradecer todo o seu empenho e dedicação.

Boa semana de Trabalho, Saúde e Paz; São os desejos da Equipa de Sacerdotes ao serviço da comunidade paroquial

 

Voltar