Avisos da Semana: 5 a 12 de abril de 2026

05-04-2026 15:28

Avisos da Semana

Semana de 5 a 12 de abril de 2026

01. O Tempo Pascal acontece do Domingo da Ressurreição até o Domingo de Pentecostes, por isso, cinquenta dias na presença do Ressuscitado, a preparar-nos para receber o Espírito Santo prometido. O amor, a doação, a generosidade e a humildade geram ressurreição. Jesus dá-se a conhecer neste tempo de vitória sobre a morte e o pecado: ele ressuscita onde existe acolhimento, onde se presta serviço ao próximo. Cristo ressuscita onde se vive o novo mandamento do amor. Este é assim um tempo de reconhecer dAquele que Vive no meio de nós e junto de nós, mesmo no meio de dificuldades, frustrações e angústias.

02. Neste Domingo de Páscoa, a Visita pascal vai ter o seu arranque às 12 horas [meio-dia]. O compasso da visita pascal será assim um prolongar da vivência da Ressurreição feita em comunidade – este ano no Auditório do Centro Social em função da indisponibilidade da Igreja Matriz, e é traduzida no anúncio de Cristo Ressuscitado nas nossas casas e às nossas Famílias. Os grupos seguem os itinerários habituais. As pessoas deverão assinalar as entradas das suas casas com alguns “verdes” - de forma visível junto às suas portas, para isso ser também um sinal indicativo aos grupos de que essas casas desejam receber o compasso da visita pascal.

03. No próximo Domingo dia 12 de abril celebramos o Domingo da divina Misericórdia. Quem incluiu esta designação no calendário da Igreja foi São João Paulo II, no ano 2000, ao canonizar Santa Faustina Kowalska. A base desta devoção, vem de revelações privadas a Santa Faustina, religiosa polaca – da povoação de Plock, que recebeu a mensagem de Jesus sobre a sua Divina Misericórdia. A primeira das sete semanas do tempo pascal é a assim chamada “Oitava da Páscoa”, a ser encerrada com o “Domingo da Oitava da Páscoa”. O “Domingo da Oitava da Páscoa” também costumava ser chamado «Domingo ‘in Álbis’» (ou seja, domingo “vestido de branco”), já que, nesse dia, os neófitos (novos batizados) depunham a túnica branca do batismo que tinha utilizado durante toda a oitava. Popularmente, também já foi chamado Domingo de “Pascoela”, ou “pequena Páscoa”, e, ainda, “Domingo do Quasimodo”, devido às duas primeiras palavras em latim (“quasi modo”) cantadas no introito da missa desse dia. A celebração da Divina Misericórdia é enriquecida com a possibilidade de indulgência plenária: “Para fazer com que os fiéis vivam com piedade intensa esta celebração, o mesmo Sumo Pontífice (João Paulo II) estabeleceu que o citado Domingo seja enriquecido com a Indulgência Plenária”, “para que os fiéis possam receber mais amplamente o dom do conforto do Espírito Santo e desta forma alimentar uma caridade crescente para com Deus e o próximo e, obtendo eles mesmos o perdão de Deus, sejam por sua vez induzidos a perdoar imediatamente aos irmãos” (Decreto da Penitenciaria Apostólica de 2002).

04. No passado fim-de-semana de 28 e 29 de março, a Conferência Vicentina fez o seu peditório anual de primavera no final das missas da nossa comunidade paroquial, sendo que o contributo recolhido importou em 789,72 EUR (setecentos e oitenta e nove euros e setenta e dois cêntimos). Agradecemos a generosidade de todos quantos colaboraram.

05. A catequese paroquial interrompeU desde 29 de março os seus trabalhos de grupo. O tempo pascal, e nele, a vida dos grupos de catequese, continua a ser um momento forte na transmissão de valores e de vida. A interrupção da catequese de grupos, no período de Páscoa, acontecerá até esta 2ª feira dia 6 de abril, retomando-se o trabalho de grupos, na 3ª Feira dia 7 de abril. Excetuam-se os grupos que tenham organizado a interrupção de outra forma, em virtude de outro ajuste.

06. Vai haver reunião do Conselho Arciprestal de Pastoral de Estarreja-Murtosa, na 5ª feira dia 9 de abril, às 21 horas [nove da noite] no Centro Paroquial de Beduído.

07. Esta semana haverá reunião de Pais da catequese do grupo de adolescentes do 9º ano, 6ª feira dia 10 de abril às 21 horas no Centro Paroquial.

08. Há reunião do Grupo Paroquial de Visitadores de Doentes e Idosos, no próximo sábado dia 11 de abril, às 14 horas [duas da tarde], no Centro Paroquial.

09. Um grupo de pessoas ligadas à mesa da nossa Irmandade do Santíssimo Sacramento aceitou constituir a comissão de festas e organizar este ano os Festejos em honra de Santa Marinha 2026, padroeira de Avanca. Nos últimos anos tem sido por intermédio da irmandade que tem sido feita a festa da padroeira de Avanca - Santa Marinha e temos de estar reconhecidos por esse trabalho generoso. Sendo assim, a comissão irá iniciar esta semana, já a partir do sábado dia 12 de abril, a recolha de fundos para os festejos 2026 de Santa Marinha.

10. Para todos os grupos que estiveram presentes neste tempo de celebrações da Semana Santa - as mais importantes de todo o ano litúrgico, nomeadamente o Grupo Coral, os Acólitos a Irmandade do Santíssimo Sacramento e todos os outros voluntários, a nossa Gratidão pelo esforço, pela participação e pelo empenho. Para todos vós, e para todas as famílias da nossa comunidade uma Santa Páscoa de 2026 e a bênção de Cristo Ressuscitado.

11. Está a chegar o tempo que que irão ser feitas as declarações de impostos do IRS. O governo permite agora que as pessoas possam nas suas declarações indicar o destino a dar a 1 % (um por cento) dos seus impostos - que terá assim fins sociais. Visto 1 % ser uma percentagem pequena, só a vontade e generosidade de muitos em colocar o nº de contribuinte do Centro Paroquial e Social de Avanca e a respetiva consignação no local próprio da declaração é que será possível juntar e a atingir um valor significativo. Se as pessoas não indicarem alguma instituição legalmente credível para destinar essa percentagem do seu IRS, o governo retirará na mesma esse valor e encaminhará para aquilo que escolher. Desta forma apelamos a todos que indiquem, no lugar próprio das suas declarações de IRS, na entidade a consignar 1 % do IRS, a identificação de contribuinte fiscal do Centro Paroquial e Social Santa Marinha de Avanca, pois é uma maneira de ajudar o Centro Paroquial. O número de identificação de contribuinte fiscal do Centro Paroquial é 501 283 315. Mesmo quando é pouco, é uma ajuda que o governo permite que seja destinada a uma instituição. Neste momento toda a ajuda é necessária, especialmente porque as nossas instituições sociais estão a passar momentos difíceis - com os custos a subir vertiginosamente e as receitas e apoios do estado a não subir na mesma proporção. Quem ajuda - como o nosso Centro Paroquial e Social, pessoas que pagam muito pouco no uso dos vários serviços ajuda social, tem a sua situação bastante complicada e em risco, o que compromete a ajuda social que a nossa comunidade presta às pessoas e famílias assim como a importante oportunidade de emprego que é dado a dezenas de pessoas de e em Avanca.

PDF do boletim 'Alavanca'. Pode descarregar aqui

Destaques nesta próxima semana:

- Lembramos esta semana as seguintes datas e memórias: S. João Batista de la Salle, presbítero [na 3ª feira – 7 de abril]; S. Estanislau, bispo e mártir [no sábado – 11 de abril]

- lembrança #01: A adoração semanal ao Santíssimo Sacramento ocorre semanalmente às 5ª feiras, imediatamente após a Eucaristia semanal na Igreja Matriz (nestas próximas semanas na Capela de São José – junto à igreja). Salvo raras exceções, todas as 5ª s feiras, haverá este momento de adoração semanal ao Santíssimo Sacramento após a missa da tarde na Igreja Matriz (como já foi dito, nestas próximas semanas na Capela de São José – junto à igreja).

- lembrança #02: Está a decorrer na nossa paróquia a ’campanha da telha’ em prol das obras da cobertura da nossa Igreja Matriz. Esta campanha procura sobretudo ser uma forma de chegar junto das famílias da nossa comunidade e quer ser assim uma oportunidade para as pessoas poderem colaborar na preservação do seu património, neste caso, da nossa Igreja Matriz. A ‘campanha da telha’ irá procurar que cada pessoa, em cada família, contribua para a angariação de fundos das obras que decorrem da substituição de toda a cobertura da Igreja Matriz. Informe-se na secretaria paroquial.

- lembrança #03: No domingo dia 29 de março mudOU a hora. Os relógios ADIANTARAM UMA HORA na passagem de sábado para domingo. Entrou-se assim na hora de Verão. Com esta mudança da hora que ocorreu, foram acertados, na sua grande maioria a partir desse domingo dia 29 de março, os horários das celebrações. Assim, desde a 2ª feira dia 30 de março as eucaristias nos dias da semana na Capela Paroquial de São José serão às 20 horas [oito da noite] portanto de 2ª a 6ª feira. Em Santa Ana e Santa Luzia, à semana, a eucaristia passou a ser às 18 horas [seis da tarde]. A eucaristia vespertina de Sábado à noite no Auditório do Centro Paroquial continua a ser às 20 horas [oito da noite]. O acerto do horário da eucaristia da tarde de domingo no Auditório do Centro Paroquial aconteceu às 19 horas [sete da noite] já a partir desse domingo dia 29 de março.

- lembrança #04: Na 1ª sexta-feira do mês de abril, dedicada ao Sagrado Coração de Jesus. Lembramos as intenções do Santo Padre para este mês: Pelos sacerdotes em crise. Rezemos pelos sacerdotes que atravessam momentos de crise na sua vocação, para que encontrem o acompanhamento necessário e para que as comunidades os apoiem com compreensão e oração.

- lembrança #05: Recordamos uma vez mais que as obras na Igreja Matriz de Avanca que decorrem, consistem na substituição das estruturas que a cobrem e dos seus telhados. Os adros norte e sul da Igreja não vão poder ter carros em estacionamento, pois estarão dedicados como zona de apoio às obras – evitando assim os carros e as pessoas de levarem com algum tipo de detritos vindos de cima. A paróquia e o Centro Paroquial não se responsabilizam por qualquer situação tida junto de veículos que ocupem a zona do adro, contrariando as orientações aqui dadas de forma pública e divulgadas em outros meios. O adro-Sul irá ficar com o corredor disponível apenas para o trânsito de carros que utilizem essa saída sem paragens, e para o acesso rápido de ambulâncias ao edifício do Centro Paroquial e Social. De 2ª a 6ª feira, de manhã até às cinco da tarde, o acesso à Igreja será feito pela frente – onde estará uma das portas abertas; nesses dias, a partir das cinco da tarde o acesso lateral à Igreja do lado do adro norte ficará disponível. Ao sábado e domingo, os habituais acessos à igreja para as pessoas ficam disponíveis. Esperamos a compreensão de todos para os constrangimentos de acesso, que pretendem assim salvaguardar as pessoas e bens.

- lembrança #06: lembrarmos que O acesso à Igreja Matriz se encontra interdito, por questões de segurança, o que acontecerá nas próximas semanas; pois a intervenção na cobertura do corpo principal da igreja já está a ser feita. Não se pode avisar antes esta situação a toda a comunidade, porque a planificação do decorrer das obras sofreu alterações que não foram comunicadas a tempo. Com a mudança para a hora de verão, À semana a capela de São José (capela do Lar – junto à igreja) abrirá às 19h15, pois aí haverá as missas à semana às 20h; e as missas ao sábado e domingo irão ter lugar no Auditório do Centro Paroquial.

 

> Anotações

- No dia 6 de abril ocorre o Dia Mundial da Atividade Física. Este dia visa promover a prática de atividade física junto da população, assim como mostrar os benefícios do exercício físico. A prática regular de atividade física apresenta inúmeras vantagens, entre elas: evita o excesso de peso e a obesidade; previne o aparecimento de doenças; reduz a tensão arterial; melhoria da auto-estima; redução do stress; contribui para a concentração e para o bem-estar físico e psicológico; O recomendado pelos médicos é fazer 30 minutos de exercício físico por dia. A Organização Mundial de Saúde, que instituiu a data para a prevenção do sedentarismo, aponta a inatividade física como o quarto principal fator de risco de morte no mundo.

- No dia 7 de abril ocorre o Dia Mundial da Saúde. Esta efeméride é uma oportunidade única de alertar a sociedade civil para temas-chave na área da saúde que afetam a humanidade, além de desenvolver atividades com vista à promoção do bem-estar das populações, tal como a promoção de hábitos de vida saudáveis.

- No dia 7 de abril ocorre também o Dia Nacional dos Moinhos. Uma iniciativa de alcance nacional com o único objetivo de chamar a atenção para o inestimável valor patrimonial dos nossos moinhos tradicionais, por forma a motivar e coordenar vontades e esforços de proprietários, organizações associativas, autarquias locais, museus, investigadores, molinólogos, entusiastas e amigos dos moinhos. Promovida desde 2007 pela Etnoideia esta iniciativa tem o apoio da TIMS, Sociedade Internacional de Molinologia sendo divulgada internacionalmente por todo o mundo.

- No dia 8 de abril ocorre o Dia Internacional do Cigano. O objetivo deste dia é comemorar a cultura e a história do povo cigano, lutando para o seu reconhecimento e contra o preconceito e a discriminação sentida pela comunidade cigana, a maior minoria étnica na Europa, e, ao mesmo tempo, a mais discriminada, com um acesso dificultado à educação, à habitação, aos serviços de saúde e ao trabalho. É desde 1971 que se comemora o Dia Internacional do Cigano a 8 de abril, o dia em que se realizou o primeiro encontro internacional de ciganos em Orpingtion, nas redondezas de Londres. A data foi institucionalizada pela ONU, como International Romani Day.

- No dia 10 de abril ocorre o Dia Mundial da Homeopatia. Dez de abril é considerado o Dia Mundial da Homeopatia (Homeopathy Day) por ser a data de nascimento do criador dessa prática, o alemão Samuel Hahnemann, de 1755. A Homeopatia é uma ciência terapêutica e uma racionalidade médica que trata cada pessoa em sua individualidade e totalidade de ser, em seu modo peculiar de adoecer, utilizando substâncias altamente diluídas. Partindo do diagnóstico do desequilíbrio físico, mental e emocional que o indivíduo apresenta quando adoece e de medicamentos capazes de estimular a reação curativa do organismo, pode-se diminuir a predisposição às doenças, curar doenças agudas e de longa duração sem efeitos adversos e promover o equilíbrio mental e emocional.

- No dia 11 de abril ocorre o Dia Mundial da Doença de Parkinson. Foi a 11 de abril de 1755 que nasceu James Parkinson, o médico inglês que descreveu a doença pela primeira vez em 1817. A doença de Parkinson é uma doença neurológica degenerativa do sistema nervoso central, ainda sem cura, pautada pela destruição das células nervosas. Esta doença ataca cerca de 20 mil portugueses, de ambos os sexos, com uma ligeira preponderância para o sexo masculino. Estima-se que no mundo existam 10 milhões de doentes de Parkinson.

Boa semana de Trabalho, Saúde e Paz; São os desejos da Equipa de Sacerdotes ao serviço da comunidade paroquial

 

 

Voltar