Avisos da Semana: 8 de Maio a 4 de Junho de 2023

29-05-2023 14:48

Avisos da Semana

Semana 28 de Maio a 4 de Junho de 2023

01. Celebramos este Domingo dia 28 de maio, a solenidade de Pentecostes – Festa de aniversário da vida da Igreja - atualizando de forma especial o dia da vinda do Espírito Santo sobre a Virgem Maria, os apóstolos e demais discípulos reunidos no cenáculo. É um momento de reflexão sobre a nossa vida de cristãos e sua dimensão comunitária e missionária. No Domingo seguinte, dia 4 de junho, celebramos a solenidade da Santíssima Trindade retomando o Tempo Comum no ritmo da liturgia.

02. Neste Domingo, dia 28 de maio, a nossa comunidade paroquial acolhe em Festa os adolescentes do 9º ano da catequese na sua Profissão de Fé, que se vai realizar na eucaristia das 11 horas. Alegramo-nos com o seu crescimento e com a sua caminhada, enquanto, juntamente com pais e padrinhos, queremos todos renovar o compromisso de testemunho e acompanhamento.

03. Também neste fim de semana, de 27 e 28 de maio, decorre em Braga, a grande festa dos Escuteiros do Centenário da fundação do Escutismo Católico Português – fundado em Braga em 1923 por iniciativa determinada do arcebispo bracarense Manuel Vieira de Matos, mesmo apesar das extremas dificuldades que a vida eclesial atravessava na época, ainda sob a ação anticristã da recente República Portuguesa criada em 1910. O Escutismo católico foi introduzido em Avanca em 1936 com o grupo 127, pela mão então pároco do pároco Monsenhor Pantaleão José Costeira – extinguindo-se depois em finais da década de 40. O atual Agrupamento 402 de Escuteiros de Avanca, refundado em 1974, participa nesta Festa do Centenário em Braga com cerca de meia centena dos seus elementos no programa deste fim de semana - que contará com mais de 30 mil participantes.

04. Concluímos esta semana a Devoção de Maio, neste mês dedicado a Nossa Senhora. Esta semana a organização do terço fica assim distribuída pelas zonas e grupos da paróquia:

            2ª Feira/dia 29 de maio: Arada | Rego de Arada | Neo Catecumenais

            3ª Feira/dia 30 de maio: Paredes | Outeiro de Paredes | Meições

            4ª Feira/dia 31 de maio: Falcão | Movimento dos Convívios Fraternos

Agradecemos a todos os grupos e lugares que ajudaram e colaboram neste mês de Maio.

05. A partir desta 5ª feira dia 1 de junho, o horário habitual das missas à semana na Igreja Matriz será às 20.30 horas [oito e meia da noite].

06. A 2ª sessão do Encontro de preparação para Batismos, destinados a Pais e Padrinhos cujos batizados decorram nos meses junho e julho, acontece esta 2ª feira 28 de maio, às 20 horas [oito da noite], no Centro Paroquial.

07. Durante a próxima semana, de 2ªa a 6ª feira, vai haver ensaios às 18 horas [seis da tarde] das crianças que vão fazer a sua Primeira Comunhão. As crianças devem vir sempre, pois os ensaios sendo tão poucos, ninguém pode ficar de fora.

08. Vai haver esta semana Tempo de Confissões (Sacramento da Penitência) desta vez para os pais e familiares das crianças que vão fazer a sua Primeira Comunhão: 6ª Feira dia 2 de junho, das 16 às 18 horas [das quatro às seis da tarde]; depois, no Sábado dia 3 de junho, às 9.30 horas na Igreja Matriz.

09. No próximo Domingo, dia 4 de junho, vamos ter a Primeira Comunhão das nossas crianças da catequese. Elas e suas famílias devem juntar-se às 10.30 horas [dez e trinta da manhã], junto da Capela de Santo António, para podermos organizar o cortejo e irmos a caminho da Igreja para que a missa comece mesmo às 11 horas [onze da manhã].

10. Vai também celebrar-se a “Festa do Senhor” organizada pela Irmandade do Santíssimo Sacramento e de Nª Senhora do Rosário, também no próximo Domingo de 4 de Junho, iniciando-se a missa solene da festa da irmandade às 17 horas [cinco da tarde]. Depois da missa haverá a solene procissão eucarística em que participarão as crianças da Primeira Comunhão. No final da procissão, na Igreja, haverá uma celebração dedicada a Nª Senhora - de consagração das crianças e suas famílias à Virgem Maria. É claro que neste dia de domingo a missa da tarde é excepcionalmente às 17 horas [cinco da tarde], pelo que não haverá a missa das 19 horas – antecipada para as 17 horas como já foi referido.

11. Vai haver reunião da Equipa do Clero Arciprestal de Estarreja/Murtosa, na 6ª Feira dia 2 de junho, em Canelas, desde as 9.30 horas.

12. Vai também decorrer esta semana a reunião da Equipa Arciprestal de Pastoral de Estarreja-Murtosa, será esta 6ª feira dia 2 de junho, no Centro paroquial de Beduído (junto à Igreja Matriz) às 21.30 horas [nove e meia da noite].

13. Voltamos a lembrar que este ano de 2023, concretamente no dia 25 de junho, o Padre Nuno Almeida celebra o seu jubileu de 25 anos de sacerdócio. Entre outras atividades, ele vai presidir à missa em Válega nesse dia às 9.30 horas e depois na nossa comunidade, na Igreja Matriz de Avanca, também nesse dia 25 de junho às 11 horas. Nesse domingo, depois dessa eucaristia celebrativa em Avanca, haverá um almoço/convívio na Senhora de Entre­Águas em que vão estar pessoas de outras freguesias. Os ingressos para este almoço são limitados, tendo recebido 100 ingressos destinados à nossa freguesia. Estes ingressos ainda vão estar disponíveis apenas até 4ª feira desta semana na Secretaria paroquial, e esgotando não haverá mais disponíveis.

14. Vai haver estas semana uma Sessão de Esclarecimento, para serem prestadas informações e esclarecidas dúvidas sobre o projeto de linha Ferroviária de Alta Velocidade entre Porto e Lisboa Fase 1: Troço Porto / Soure, Lote A, projeto esse que tem as suas duas propostas, a atravessar a zona nascente da freguesia de Avanca. Essa sessão será esta 4ª feira dia 31 de maio, às 21 horas [nove da noite] no salão do edifício da Junta de freguesia de Avanca. O interesse da sessão é de todos – e não apenas daqueles cujos terrenos serão atingidos pelo projeto. Trata-se de analisar e participar as propostas, cuja decisão terá necessariamente consequências agora e para as gerações futuras.

15. Neste mês estão a ser feitas as declarações de impostos do IRS. O governo permite que as pessoas possam nas suas declarações indicar o destino a dar a 0,5 % (meio por cento) dos seus impostos - que terá fins sociais. Visto 0,5 % ser uma percentagem pequena, só a vontade e generosidade de muitos em colocar o nº de contribuinte do Centro Paroquial e Social de Avanca e a respectiva cruzinha em "IPSS" é que será possível juntar e a atingir um valor significativo. Se as pessoas não indicarem alguma instituição legalmente credível para destinar essa verba, o governo retirará na mesma essa percentagem e encaminhará para aquilo que escolher. Desta forma apelamos a todos que indiquem, no lugar próprio das suas declarações de IRS (campo nº 11, sobre a consignação de 0,5 % do IRS), a identificação de contribuinte fiscal do Centro Paroquial e Social Santa Marinha de Avanca, pois é uma maneira de ajudar o Centro Paroquial. O número de identificação de contribuinte fiscal do Centro Paroquial é 501 283 315. Mesmo quando é pouco, é uma ajuda que o governo permite que seja destinada a uma instituição. Neste momento toda a ajuda é necessária, especialmente porque as nossas instituições sociais estão a passar momentos difíceis - com os custos a subir vertiginosamente e as receitas e apoios do estado a não subir na mesma proporção. Quem ajuda - como o nosso Centro Paroquial e Social, pessoas que pagam muito pouco no uso dos vários serviços ajuda social, tem a sua situação bastante complicada e em risco, o que compromete a ajuda social que a nossa comunidade presta às pessoas e famílias assim como a importante oportunidade de emprego que é dado a dezenas de pessoas de e em Avanca.

Destaques nesta próxima semana:

- Lembramos esta semana as seguintes datas e memórias: Bem-aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja [na 2ª feira – 29 de maio]; Festa da Visitação da Nossa Senhora [na 4ª feira – 31 de maio]; S. Justino, mártir [na 5ª feira – 1 de junho]; Santos Marcelino e Pedro, mártires [na 6ª feira – 2 de junho]; Santos Carlos Lwanga e Companheiros, mártires [no sábado– 3 de junho]; , Solenidade da Ss.ma Trindade [no domingo – 4 de junho];

- Nesta 2ª feira dia 28 de maio ocorre o Dia Internacional dos Soldados da Paz das Nações Unidas. Este é um dia de tributo a todos os homens e mulheres que faleceram ao serviço das Nações Unidas. Anualmente morrem cerca de 100 capacetes azuis com a bandeira das Nações Unidas, vítimas de violência, doença ou acidente, nas zonas mais inóspitas do mundo. A primeira operação de manutenção da paz das Nações Unidas decorreu no Médio Oriente em 1948, aquando do estabelecimento do Estado de Israel. Desde então contam-se mais de 70 operações em 4 continentes, com mais de um milhão de forças de manutenção da paz. Mais de 3400 capacetes azuis faleceram desde então, em luta pela paz. Em 1988 homenageou-se o trabalho das forças de manutenção da paz da ONU com a entrega do prémio Nobel da Paz.

- Também nesta 2ª feira dia 28 de maio ocorre o Dia Nacional da Energia. A celebração desta data visa alertar a população para a necessidade de desenvolver estratégias de eficiência energética. Neste dia decorrem várias ações de sensibilização dos consumidores para as questões relacionadas com a energia. Das várias atividades promovidas são feitas demonstrações de como poupar energia em casa e partilhadas dicas para escolher as melhores fontes de iluminação para a casa e para o escritório. Para reduzir os gastos energéticos deve aproveitar ao máximo a luz natural durante o dia, utilizando a luz artificial apenas quando estritamente necessário. A colocação de lâmpadas económicas permite também poupar ao longo do ano em energia elétrica. Outra forma de poupar energia passa por desligar os aparelhos em stand-by durante a noite.

- Nesta 3ª feira dia 29 de maio ocorre o Dia Mundial da Esclerose Múltipla. Este dia começou a ser celebrado em 2009. Estima-se que existem 2,3 milhões de pessoas com esclerose múltipla em todo o mundo, entre as quais 5 mil portugueses. A esclerose múltipla é uma doença auto-imune, degenerativa do sistema nervoso central, que afeta jovens adultos com idades entre os 20 e os 40 anos, mas sobretudo mulheres jovens. Afeta funções como a visão, a locomoção e o equilíbrio. A esclerose múltipla pode tornar-se incapacitante anos após o diagnóstico da doença. A esclerose múltipla é a principal causa de incapacidade jovem, a seguir aos incidentes.

- Nesta 4ª feira dia 31 de maio ocorre o Dia dos Irmãos. O principal objetivo da data é relembrar a importância que os irmãos têm na formação pessoal de todos os indivíduos, celebrando e homenageando os irmãos. Irmãos fazem parte da história pessoal de quem os têm, em grande parte das vezes partilham memórias de infância e são os primeiros amigos. A celebração, que acontece em Portugal nesta data desde 2014 e é iniciativa da ‘European Large Families Confederation’, tem em como principal promotora em Portugal a Associação Portuguesa de Famílias Numerosas.

- Também nesta 4ª feira dia 31 de maio ocorre o Dia Mundial Sem Tabaco. O dia visa alertar a população para os malefícios do tabaco e sensibilizar para a necessidade de proteger as pessoas para que não fumem por tabagismo passivo. O consumo de tabaco é uma das principais causas de doença e de mortalidade prematura em todo o mundo. Segundo dados da OMS, morrem todos os anos cerca de 6 milhões de pessoas por doenças relacionadas com o tabaco. Um facto alarmante é que destas vítimas, mais de 600.000 pessoas são fumadores passivos. O tabaco é responsável pela morte de 1 em cada 10 adultos.

- Nesta 5ª feira dia 1 de junho ocorre o Dia Mundial da Criança. Nesta data, onde as crianças são o centro das atenções, organizam-se diversos eventos e atividades para as crianças, de forma a celebrar o Dia Mundial da Criança. A data é celebrada em vários países, contudo a data de comemoração difere de país para país. Em Portugal, o Dia Mundial da Criança contempla atividades como desfiles e visitas escolares, leitura de textos, declamação de poemas, desporto, desenho, etc. As Nações Unidas aprovaram a 20 de novembro de 1959 a Declaração dos Direitos da Criança, proclamando os direitos das crianças de todo o mundo.

- Também nesta 5ª feira dia 1 de junho ocorre o Dia Mundial dos Pais. Neste dia afirma-se como uma oportunidade de reconhecimento do papel fundamental dos pais, seja em que parte do mundo for, na proteção, educação e desenvolvimento dos filhos. Os pais têm um papel fundamental na formação da personalidade da criança. Como âncoras da família e base das nossas comunidades e sociedades, os pais têm o dever de proteger as suas famílias de perigos, de cuidar das crianças fora da escola e, ao mesmo tempo, continuar com as suas responsabilidades de trabalho. Foi proclamado o Dia Mundial dos Pais através da Resolução 66/292 adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas de 17 de setembro de 2012.

- No próximo Sábado dia 3 de junho ocorre o Dia Mundial da Bicicleta. Os objetivos da data passam por promover o uso da bicicleta como meio de transporte, por destacar os seus benefícios e por chamar a atenção para os direitos dos ciclistas. Neste dia a bicicleta está no centro das atenções. Por todo o mundo se realizam iniciativas que incentivam o uso da bicicleta e a mobilidade sustentável. A bicicleta é o primeiro meio de transporte de muita gente que faz bem à saúde, é económico e é amigo do ambiente, para além de transmitir um sentimento de liberdade. Seja por conveniência ou como passatempo, andar de bicicleta é uma prática que tem aumentado a nível mundial. Em cidades como Amesterdão, Copenhaga, Estocolmo e Barcelona, a circulação de ciclistas prolifera, e mesmo Portugal se veem cada vez mais bicicletas na estrada, sobretudo ao fim de semana. A data comemora-se a 19 de abril devido a uma experiência psicadélica que teve lugar a 19 de abril de 1943. O químico Albert Hofmann, conhecido como o “pai do LSD”, realizou uma experiência com LSD em si mesmo para determinar os efeitos psicotrópicos da substância, tendo de voltar a casa de bicicleta, numa viagem caricata que se tornou famosa.

- No próximo Domingo dia 4 de junho ocorre o Dia Internacional das Crianças Vítimas Inocentes de Agressão. Longe de ser um dia de celebração, este é um dia de protesto, de luto e de reflexão. Todos os dias as crianças são vítimas de agressão física e psicológica no mundo inteiro, inclusivamente nas suas próprias casas, por obra dos seus pais. Este dia relembra todas as vítimas infantis de afogamento, envenenamento, espancamento, queimadura, trabalho infantil e abuso sexual, mas também chama a atenção para a necessidade de proteção e de educação das crianças, que se encontram numa fase frágil, de construção de mentalidade, carácter e de valores. Garantir um ambiente seguro e são para o crescimento das crianças é um dever dos pais, famílias, comunidades locais, professores, educadores, governantes e população em geral. O Dia Internacional das Crianças Vítimas Inocentes da Violência e da Agressão foi criado pela ONU em 1982.

Boa semana de Trabalho, Saúde e Paz; São os desejos da Equipa de Sacerdotes ao serviço da comunidade paroquial

 

Voltar