Avisos | Informações Paroquiais | Semana de 10 a 17 de Junho de 2018

11-06-2018 16:30

Avisos da Semana

Semana 10 a 17 de Junho de 2018

01. Haverá uma Recolha benévola de sangue, neste Domingo, dia 10 de Junho, apenas da parte da manhã, entre as 9 e as 12.30 horas [meio dia e meio]. As colheitas serão feitas nas instalações do Centro Paroquial e estão ao cargo do Instituto Nacional de Sangue, numa organização da Associação de Dadores de Sangue Terras do Antuã. Dar sangue é dar vida, auxilie e participe.

02. A Conferência de São Vicente de Paulo, da nossa paróquia, continua a auxiliar mais de uma centena de famílias necessitadas, aumentando em cada mês o número de pedidos de apoio. Por causa destas situações a conferência vicentina leva a efeito um peditório no final das eucaristias deste fim-de-semana, 9 e 10 de Junho, de forma a ajudar famílias e pessoas em situações de emergência social. Colabore!

03. Vai haver Reunião da Fraternidade Dominicana neste Domingo dia 10 de Junho, às 14.30 horas [duas e meia da tarde] no Centro Paroquial.

04. Haverá a eucaristia na Unidade de Cuidados Continuados e ERPI (novo Lar de idosos), nesta 2ª Feira, dia 11 de Junho, às 14.30 horas [duas e meia da tarde], lembrando os benfeitores da Paróquia e do Centro Paroquial.

05. No próximo dia 17 de Junho temos o Dia da Comunidade Paroquial e o Encerramento das atividades da Catequese Paroquial de Infância e adolescência em Avanca. Todas as famílias cristãs, todos os grupos cristãos de trabalho apostólico da paróquia e suas famílias, é lógico que estão convidados por natureza – porque não precisam de convite. A comunidade paroquial convoca de forma especial a participarem, os casais que completam este ano os seus 25, 50 e 60 anos de vida conjugal e sacramental do matrimónio. São convidados a associarem-se a esta nossa festa, as instituições e organizações da sociedade civil na nossa freguesia, de todos os sectores, autárquico, desportivo, cultural, recreativo e social. O programa é simples, pois serve para festejar a participação na edificação da vida em comunidade, da partilha e do serviço. Teremos eucaristia de acção de graças às 11 horas na Igreja Matriz. Pelas 12.30 horas [meio dia e meio] haverá fêveras, de ‘porco no espeto’, e caldo verde fornecidos pela paróquia; pedimos apenas que tragam para partilhar bebidas, sobremesa e louça de ‘picnic’ com os talheres. Porque ainda se devemos muito dinheiro, vai ser necessária a vossa generosidade por mais tempo. Quando o Sr. Reitor veio para a paróquia de Avanca em 1989, pedia-se todos os meses para as obras. Agora apenas o fazemos no Natal e no Dia da Comunidade Paroquial – que vai ser no próximo domingo. Também os ofertórios desse fim-de-semana, em todas as missas da nossa paróquia, são para as obras. Os cerca de 100 lugares de internamento entre o lar mais antigo e o lar novo estão cheios. Se houvesse o dobro de lugares, estaria tudo cheio pelas listas de espera e pelas constantes solicitações. Por isso estamos a pedir para fazer face às necessidades, e pelo valor e consideração que temos e damos à “pessoa humana” – o nosso semelhante - e não por caprichos ou manias. Contamos com a presença, participação e generosidade de todos.

06. Todos os grupos da catequese paroquial encerram as suas actividades, no próximo Domingo dia 17 de Junho, com a participação na celebração eucarística das 11 horas na celebração do Dia da Comunidade Paroquial. Esperamos a participação de todos, num dia importante da família paroquial.

07. Também no próximo Domingo dia 17 de junho vai ter lugar em Avanca a Ultreia Diocesana dos Cursilhos de Cristandade – trazendo a Avanca pessoas de toda a diocese de Aveiro. A ultreia começa ás 17 horas no Centro Paroquial. Para preparar esse encontro haverá uma reunião dos Cursilhistas da nossa paróquia de Avanca nesta 2ª feira dia 11 de Junho às 21.30 horas [nove e meia da noite] no Centro Paroquial.

08. Celebra-se esta semana a memória de Santo António, na 4ª feira dia 13 de Junho, invocado na Capela Paroquial de Santo António, onde haverá eucaristia às 10 horas [dez da manhã].

09. Na próxima semana irá ser apresentado um livro sobre as “Memórias da Igreja de São Bartolomeu de Veiros – Chão Sagrado” de Victor Bandeira. Esta apresentação será na próxima 5ª feira da 14 de Junho e irá decorrer às 21.30 horas [nove e meia da noite] na Igreja de Veiros.

10. De 24 a 29 de Junho de 2018, haverá um Grupo da Paróquia de Avanca que irá em viagem aos Açores com visita organizada a 4 ilhas. Haverá esta semana reunião desse grupo que participa, na 6ª feira dia 15 de Junho às 19 horas [sete da noite] no Centro Paroquial.

11. Já se encontram abertas, na Secretaria Paroquial, as matrículas para o 1º ano da catequese das crianças que entram este ano pela primeira vez na escola. Os encarregados de educação deverão fazer essa inscrição até finais de Junho, de forma a ser organizado o grupo de catequese do 1º ano que irá iniciar o seu trabalho.

12. A Junta de Freguesia de Avanca pede para avisar a realização do 1º passeio Sénior da Freguesia de Avanca no dia 20 de Junho, destinado a pessoas de idade igual ou superior a 65 anos. O custo será de 12,50€, com almoço incluído, e as inscrições deverão ser feitas nos serviços administrativos da Junta de Avanca em horário de expediente. O destino do passeio será o Santuário de Fátima, seguido almoço e visita ao Mosteiro da Batalha. A partida do autocarro será junto ao Continente Bom dia e a chegada prevista pelas 20h.

13. Os promotores de uma petição feita há um ano à Assembleia da Republica, sobre a doença de Huntington, pedem para agradecer a todas as pessoas que contribuíram para esta causa, nomeadamente que participaram na subscrição. Essa mesma petição foi agora aprovada em Assembleia da Republica, o que vai originar apoios/verbas para a referida doença. Obrigado por apoiarem essa causa.

>. Prosseguem os encontros do grupo do “Caminho Neocatecumenal”. O 8º encontro é neste Sábado dia 2 de Junho e irá falar-se sobre “o Kerygma 2ª parte” e o 9º encontro no próximo Sábado irá falar sobre “o Kerygma 3ª parte”; todos estes encontros são às 17.30 horas [cinco e meia da tarde], após a missa antecipada das 16.30 horas [quatro e meia da tarde] no Centro Paroquial. Estão todos convidados.

>. Encontram-se abertas, nos estabelecimentos escolares de ensino, as matrículas para o próximo ano lectivo. A esse propósito, e após um diálogo sincero e construtivo com os filhos, os encarregados de educação deverão fazer a opção para que os seus filhos possam frequentar a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, pois trata-se de uma disciplina de grande interesse e reflexão sobre os aspectos importantes da vida e do sentido da existência; sobre os valores de uma sociedade mais justa e fraterna, na participação dos deveres e direitos cívicos, e também acerca dos fundamentos das opções e projectos de realização pessoal na construção da felicidade. Não há, da parte das escolas e estabelecimentos de ensino, alternativa do mesmo género e com a mesma importância em relação a essa disciplina. A não opção por Educação Moral e Religiosa católica nas matrículas significa tempo desocupado no horário, permitindo muitas vezes situações de inquietação e confusão na vida escolar de alguns alunos. É também nestas oportunidades de opção, que a famílias cristãs dá testemunho da Fé e da escolha consciente procurando o melhor caminho da educação dos filhos.

>. As reuniões para o grupo de preparação de adultos para o Crisma neste ano de 2018 continuam às 6ª.s feiras às 19 horas.

Boa semana de Trabalho, Saúde e Paz; São os desejos da Equipa de Sacerdotes ao serviço da comunidade paroquial

 

Voltar