Avisos ~ Informações Paroquiais ~ Semana de 11 a 18 de Março de 2018

12-03-2018 14:54

Avisos da Semana

Semana de 11 a 18 de Março de 2018

01. Vai haver Reunião da Fraternidade Dominicana neste Domingo dia 12 de Março, às 14.30 horas [duas e meia da tarde] no Centro Paroquial.

02. Haverá a eucaristia na Unidade de Cuidados Continuados e ERPI (novo Lar de idosos), nesta 2ª Feira, dia 12 de Março, às 14.30 horas [duas e meia da tarde], lembrando os benfeitores da Paróquia e do Centro Paroquial.

03. Em Avanca haverá esta semana um Momento de Confissões para a comunidade, esta 2ª Feira dia 12 de Março, na nossa Igreja Matriz às 20.30 horas [oito e meia da noite].

04. Reunião da 4ª mesa da Irmandade do S.mo Sacramento de Avanca, para tratar de assuntos da preparação e organização dos festejos deste ano em honra de S.ta Marinha, esta 2ª Feira dia 12 de Março, às 21 horas [nove da noite] no Centro Paroquial.

05. Vai haver na próxima 6ª feira dia 16 de Março a Via-Sacra pública com as imagens de Nosso Senhor dos Passos a sair da capela paroquial de Nossa Senhora do Carmo (Mato), passando pela fundação/auditório novo do cine-clube, para seguir depois para a Igreja Matriz pela Rua Corte-Real, evitando assim a movimentação e perigos da estrada nacional 109. Neste cortejo irá fazer-se a reflexão da via dolorosa, os últimos passos de Cristo, e nesta Via-Sacra a reflexão de cada estação foi atribuída a um grupo da comunidade paroquial; a lista destes grupos está afixada na igreja. A Via-Sacra pública começa às 21 horas [nove da noite] e é organizada pelos vários grupos da nossa paróquia de Avanca – cuja ordem de apresentação está nos cartazes da igreja. O percurso a fazer precisa do cuidado e cooperação de todos, mesmo que tenhamos a ajuda da GNR, no que se refere à temporária orientação e organização da circulação automóvel pelas vias frequentadas.

06. A Peregrinação ao Santuário de Fátima de participação no Encontro Internacional dos associados da Coração Imaculado de Maria, decorre no próximo Sábado dia 17 de Março. As pessoas que se inscreveram deverão estar nos locais combinados à hora combinada.

07. Os Encontros de Preparação para Noivos que vão casar ao longo deste ano prosseguem este Sábado dia 10 de Março às 16.15 horas [quatro e um quarto da tarde], no Centro Paroquial. No Sábado seguinte a 17 de Março, estes encontros irão ter a sua conclusão às 17.30 horas [cinco e meia da tarde] no Centro Paroquial.

08. Conforme foi pedido no final da ida a Lourdes o ano passado, está a organizar se este ano de 24 a 29 de Junho de 2018, uma viagem aos Açores com visita organizada a 4 ilhas. Como isto implica vários voos - de ilha para ilha e para o continente é necessário fazer reservas com tempo. A afluência turística que o nosso país está a ter é condicionante no preços destas viagens, de tal maneira que não se pode deixar para a última a decisão de participar. A Agência de Viagens vai querer saber quem pretende inscrever-se. Por isso estão abertas as inscrição da Secretaria paroquial.

09. Estamos a viver a Quaresma, um tempo importante para a nossa vida e propício para nos aproximarmos uns dos outros e de Jesus Cristo. Pedimos aos assim familiares dos nossos DOENTES e pessoas idosas que estejam acamadas que caso desejem a visita do Senhor Reitor, façam chegar com urgência através dos Visitadores de Doentes, Ministros da Comunhão ou mesmo na Secretaria Paroquial este desejo. Devem indicar sempre o nome da pessoa a visitar e um contacto telefónico.

10. Vai haver uma Peregrinação ao Santuário de Fátima de participação no Encontro Internacional dos associados da Coração Imaculado de Maria, no dia 17 de Março. As pessoas que quiserem participar, podem inscrever-se na Secretaria Paroquial ou então junto do senhor Carlos Pinto, do Seixo.

11. Vai decorrer em Avanca na próxima semana, o 1º FESTCORDEL, Festival Internacional do Verso Popular Descante, Desgarrada e Desafio – que passará por Murtosa, Estarreja, Albergaria-a-Velha e Lisboa. Teremos a presença de “Poetas Repentistas” de Portugal, Espanha, Brasil e Marrocos. Para o concelho de Estarreja – no Auditório do Centro Paroquial de Avanca, na 6ª feira dia 2 de Março haverá a 1ª de 3 sessões às 10 horas destinada a Pessoas da Terceira Idade e acompanhantes. Depois às 14.30 horas haverá a 1ª sessão para Alunos das Escolas, pais e professores. No Sábado dia 3 de Março às 21 horas terá lugar a 3ª sessão com a Noitada de Desafio e Desgarradas. A entrada é livre – não perca.

>. Além da 4ª Feira de Cinzas e de 6ª Feira Santa serem de jejum e abstinência, as 6ªs Feiras da Quaresma são todas dias de abstinência. O sentido da abstinência é comermos uma comida mais barata para podermos ajudar os mais pobres e as obras destinadas ao bem comum.

>. A Igreja convida-nos a darmos uma esmola maior - chamado Contributo Penitencial, que deve ser o fruto de algumas privações vividas na Quaresma. Este dinheiro é destinado a obras que o Bispo diocesano entende que precisam de ajuda. O nosso Bispo resolveu este ano dividir em partes iguais para o Colégio de Nossa Senhora da Apresentação, em Calvão; para o Fundo Diocesano de Emergência Social, ligado à Caritas; e para projetos missionários na Diocese de S. Tomé e Príncipe. As razões destas escolhas prendem-se com a necessidade de ajudarmos o Colégio de Calvão a realizar a sua missão na educação cristã dos alunos, de fortalecermos o apoio aos mais pobres que vivem no meio de nós e de apoiarmos uma paróquia missionária, com a qual queremos estabelecer parcerias de comunhão e evangelização.

>. Vai mudar a hora no último Domingo deste mês, dia 25 de Março. Entramos na hora de Verão. Os relógios vão adiantar uma hora na passagem de sábado para domingo.

>. As reuniões para o grupo de preparação de adultos para o Crisma neste ano de 2018 são às 6ª.s feiras às 19 horas [sete da noite].

>. O tempo que falta para as celebrações Pascais já é muito pouco; restam 3 semanas a separar-nos da Páscoa. Vão ser semanas intensas para os padres que irão percorrer as 13 freguesias deste inter-arciprestado de Estarreja-Murtosa nas confissões quaresmais. Aproveitemos este tempo quaresmal para sentirmos a grandeza da Misericórdia de Deus que nos perdoou já tantas vezes. Nestas semanas serão percorridas todas as paróquias. Há por isso Sacramento da Penitência – Confissões, com a presença de outros padres vindos das paróquias vizinhas. Os padres de Avanca também ajudarão nas confissões das outras freguesias, para podermos ter outros padres a ajudar nas confissões que irão acontecer em Avanca, sobre tudo na 2ª feiras da Semana Santa. O cartaz com a informação das horas e locais das confissões está fixado nos cartazes da igreja, e começa esta semana.

Boa semana de Trabalho, Saúde e Paz; São os desejos da Equipa de Sacerdotes ao serviço da comunidade paroquial

 

Voltar