Avisos | Informações Paroquiais | Semana de 13 a 20 de Maio de 2018

14-05-2018 14:40

Avisos da Semana

Semana de 13 a 20 de Maio de 2018

01. Prosseguem os encontros do grupo do “Caminho Neocatecumenal”. O 5º encontro é neste Sábado dia 12 de Maio e irá falar-se sobre a “Quem é Deus para ti” e o 6º encontro no próximo Sábado irá falar sobre “Quem sou eu”; todos estes encontros são às 17.30 horas [cinco e meia da tarde], após a missa antecipada das 16.30 horas [quatro e meia da tarde] no Centro Paroquial. Estão todos convidados.

02. Vai haver Reunião da Fraternidade Dominicana neste Domingo dia 13 de Maio, às 14.30 horas [duas e meia da tarde] no Centro Paroquial.

03. Continua a devoção de Maio, neste mês dedicado a Nossa Senhora. Esta semana a organização do terço fica assim distribuída pelas zonas e grupos da paróquia:

            2ª Feira/dia 14 de Maio: Seixo | Valada

            3ª Feira/dia 15 de Maio: Arcã | Submoinhos

            4ª Feira/dia 16 de Maio: Bandeira | Outeiro da Bandeira | Fojo

            5ª Feira/dia 17 de Maio: Congosta | Areia | Porto Brejo

            6ª Feira/dia 18 de Maio: Escuteiros do CNE 402 | Fraternidade Nuno Álvares

Sábado e Domingo o terço será meia hora antes da missa da tarde e da noite, mas vamos dar mais importância à Animação da Eucaristia, não sobrecarregando muito o terço.

04. Tem início este Domingo dia 13 de Maio a “Semana da Vida 2018”, subordinada à interrogação “Eutanásia… O que está em jogo?”. A Igreja Católica em Portugal vai dedicar assim a sua Semana da Vida de 2018 ao tema da eutanásia, procurando promover um debate “sereno” sobre o tema, apresentando a sua posição à sociedade. Um alerta do Papa Francisco, sobre as “novas interrogações” relativas ao “sentido da vida humana” são as ideias força da reflexão desta semana onde se afirma que “a nossa vida vem de Deus e é chamada a elevar-se eternamente, em Deus, com os sinais/chagas de todas as dores e todas as mortes”. A propósito da Eutanásia, à saída da Igreja estará a ser distribuído um folheto informativo para a reflexão de todos.

05. Haverá a eucaristia na Unidade de Cuidados Continuados e ERPI (novo Lar de idosos), nesta 2ª Feira, dia 14 de Maio, às 14.30 horas [duas e meia da tarde], lembrando os benfeitores da Paróquia e do Centro Paroquial.

06. Ainda a propósito do tema da eutanásia, ira ter lugar a sessão de esclarecimento Legalização da Eutanásia: o que está em causa?, na 3ª Feira, dia 15 de Maio, às 21.30 horas [nove e meia da noite], no Centro Universitário Fé e Cultura – CUFC, junto ao Seminário de Aveiro. A Pastoral Familiar da nossa diocese, a Associação de Defesa da Vida – Aveiro e o Centro de Estudos de Bioética promovem esta sessão esclarecimento que terá a presença de Filipe Almeida, Pediatra e membro da Academia Pontifícia das Ciência da vida e de Maria Lopes Cardoso, Jurista.

07. Decorre esta semana o Encontro de delegados paroquiais do Inter-arciprestado de Estarreja e Murtosa ao Congresso Eucarístico, na 4ª Feira, dia 16 de Maio, às 21.30 horas [nove e meia da noite], no Centro Paroquial de Beduído.

08. Haverá Ultreia de acolhimento aos novos Cursistas de Cristandade dos arciprestados de Estarreja-Murtosa, na próxima 6ª Feira, dia 18 de Maio, às 21.30 horas [nove e meia da noite], no Centro Paroquial.

09. Irá acontecer esta 6ª feira dia 18 de Maio o Encontro Inter-arciprestal do Doente e Idoso na Igreja Matriz de Avanca, com a celebração da missa às 14 horas, presidida pelo Senhor Bispo de Aveiro e logo de seguida com a realização de um convívio com lanche no Centro Paroquial. O tema desse dia é «Celebrar a Vida é Viver a Misericórdia». Apesar de ser a um dia da semana (6ª feira), é um Encontro aberto a todos os Doentes e Idosos das nossas famílias e da nossa comunidade. Certamente que as Instituições nas suas valências seniores que cuidam destas pessoas um pouco mais fragilizadas, poderão organizar uma participação mais acompanhada a e apoiada, mas que isso não impeça de outros poderem participar – mesmo até para os que estiveram em Avanca no recente Dia Paroquial do Doente e Idoso. Pedimos assim que façam, até esta 2ª feira próxima, a inscrição daqueles que pretendem participar na Secretaria Paroquial de Avanca. Esta inscrição ajudará a organização a calcular melhor aqueles que irão estar no convívio de confraternização a seguir à missa desse dia.

10. No próximo Domingo, dia 20 de Maio, a nossa comunidade paroquial acolhe em Festa os adolescentes do 9º ano da catequese na sua Profissão de Fé, que se vai realizar na eucaristia da 11 horas. Alegramo-nos com o seu crescimento e com a sua caminhada, ao mesmo tempo que, juntamente com pais e padrinhos, queremos todos renovar o compromisso de testemunho e acompanhamento.

11. Vai realizar-se esta semana um Tempo de Confissões (Sacramento da Reconciliação) para pais, padrinhos e familiares dos adolescentes que irão fazer a sua Profissão de Fé. As confissões serão na 6ª Feira dia 18 de Maio, das 19 às 20 horas [das 7 às 8 da noite] e no Sábado, dia 19 de Maio, das 18.30 às 19.30 horas [das seis e meia às sete e meia da tarde] na Igreja Matriz.

12. Celebrando o Julibeu dos 50 anos do movimento, vai haver Convivo Fraterno para Jovens em Eirol nos dias 18, 19 e 20 de Maio. Quem se quiser inscrever e estiver interessado, deverá fazê-lo quanto antes junto da Secretaria Paroquial, junto do Padre José Henriques, Padre Manuel Augusto ou junto de qualquer elementos do grupo de convivas fraternos de Avanca. O encerramento deste convívio decorrerá em Avanca a partir das 20 horas do próximo Domingo dia 20 de Maio.

13. A Associação de Pais e Encarregados de Educação das Escolas de Avanca pede para avisar todos os interessados da realização do encontro"Alimentação e Lanches Saudáveis" que decorrerá na 6ª feira dia 18 de Maio, na Escola EB 2,3 Prof. Dr. Egas Moniz às 21 horas [nove da noite]. A entrada é livre e gratuita.

14. A Companhia Vareira pede para avisar que vai levar a palco o Espectáculo de Dança “Emoções” em prol das suas atividades educativas no Sábado dia 19 de Maio, no auditório do Centro Paroquial de Avanca às 22 horas [dez da noite] e conta com o apoio da Junta de Freguesia de Avanca. Os ingressos podem ser adquiridos na “Mercearia da Avó” ou na Escola de Dança e Música de Valdágua em Válega.

>. As reuniões para o grupo de preparação de adultos para o Crisma neste ano de 2018 continuam às 6ª.s feiras às 19 horas [sete da noite].

>. Conforme foi pedido no final da ida a Lourdes o ano passado, está a organizar se este ano de 24 a 29 de Junho de 2018, uma viagem aos Açores com visita organizada a 4 ilhas. Como isto implica vários voos - de ilha para ilha e para o continente é necessário fazer reservas com tempo. A afluência turística que o nosso país está a ter é condicionante no preços destas viagens, de tal maneira que não se pode deixar para a última a decisão de participar. A Agência de Viagens vai querer saber quem pretende inscrever-se. Por isso estão abertas as inscrição da Secretaria paroquial onde se encontram disponíveis mais informações.

>. Neste mês estão a ser feitas as declarações de impostos do IRS. Desta forma apelamos a todos que indiquem, no lugar próprio das suas declarações de IRS (modelo 3 - campo nº 11), a identificação de contribuinte fiscal do Centro Paroquial e Social Santa Marinha de Avanca, pois é uma maneira de ajudar o Centro Paroquial. O número de identificação de contribuinte fiscal do Centro Paroquial é 501 283 315.

Boa semana de Trabalho, Saúde e Paz; São os desejos da Equipa de Sacerdotes ao serviço da comunidade paroquial

 

Voltar