Avisos | Informações Paroquiais | Semana de 15 a 22 de Abril de 2018

16-04-2018 14:27

Semana de 15 a 22 de Abril de 2018

01. Neste fim de semana começarão os encontros do grupo do “Caminho Neocatecumenal”. O 1º encontro neste Sábado dia 14 de Abril e o 2º encontro no próximo Sábado dia 21 de Abril, ambos às 17.30 horas [cinco e meia da tarde], após a missa antecipada das 16h30 no Centro Paroquial. Estão todos convidados.

02. Decorre na nossa Diocese de Aveiro a Formação para Visitadores de Doentes, este Domingo 15 de Abril das 15 às 17 horas [das três às cinco da tarde] no Seminário de Santa Joana Princesa. Organizada pelo Departamento Diocesano da Pastoral da Saúde, a sessão de Formação estará a cargo do Pe. António Manuel Torrão da Cruz, que versará sobre «Acompanhar no luto (perdas): alguns determinantes»

03. Há Clausura do “Cursilho de Cristandade de Homens” decorre no Seminário de Aveiro este Domingo dia 15 de Abril às 19 horas [sete da tarde].

04. Haverá ultreia dos Cursistas de Cristandade dos arciprestados de Estarreja-Murtosa, na 5ª Feira, dia 19 de Abril, às 21.30 horas [nove e meia da noite], no Centro Paroquial. Habitualmente esta ultreia ocorre na última 5ª feira de cada mês, tendo sido antecipada por causa do Cursilho de Mulheres.

05. Reunião dos pais dos adolescentes do 9º ano da catequese paroquial (que fazem este ano a Festa Profissão de Fé este ano), Sábado dia 21 de Abril às 20 horas [oito da noite] no Centro Paroquial.

06. Celebrarmos no próximo Domingo dia 22 de Abril o 55º “Dia Mundial de Oração pelas Vocações”Domingo do Bom Pastor, no encerramento da semana de oração pelas vocações que vai deste domingo 15 de Abril a 22 de Abril, este ano com o tema «Escutar, discernir, viver a chamada do Senhor», proposto pelo Papa Francisco. Lembramos de forma particular este semana as Vocações Consagradas, de forma especial na Oração ao Santíssimo da próxima 5ª feira.

07. Também no dia 22 de Abril, a nossa comunidade cristã celebrará o Dia Paroquial do Doente e Idoso. Celebraremos a eucaristia da tarde às 15 horas [três da tarde] e nela irá ser feita a administração do Sacramento da Unção dos Enfermos. Haverá uma hora antes da eucaristia, às 14 horas [duas da tarde], confissões, sobre tudo para doentes e idosos que queiram ter a oportunidade de o fazer. A seguir à celebração terá lugar no Centro paroquial uma merenda-convívio entre todos. É claro que neste dia a missa da tarde é excepcionalmente às 15 horas [três da tarde], pelo que NÃO HAVERÁ a missa das 19 horas.

08. Devido a uma visita de elementos do Conselho Nacional da Fraternidade Dominicana, vai haver uma Reunião Extraordinária dos membros da Fraternidade Dominicana de Avanca no próximo Domingo dia 22 de Abril, às 14.30 horas [duas e meia da tarde] no Centro Paroquial.

09. A Comissão Paroquial de Festas de Santa Ana pede para divulgar que no próximo Domingo dia 22 de Abril irá promover um almoço de “porco no espeto" nas instalações da Escola Primária Água Levada [Avanca] com a finalidade de angariar e fundos para os Festejos em Honra de Santa Ana este ano. As inscrições podem ser feitas junto dos membros da respectiva Comissão Paroquial de Festas ou da Comissão da Capela.

10. A Comissão Paroquial de Festas de Santo André vai a partir desta semana começar a fazer a recolha de ofertas e donativos para a organização do programa de festejos a terá lugar neste ano de 2018.

11. Neste mês começarão a ser feitas as declarações de impostos do IRS. Como já foi anunciado no último jornal "Noticias de Avanca", o governo permite que as pessoas possam nas suas declarações indicar o destino a dar a 0,5 % dos seus impostos - que terá fins sociais. No ano passado esse gesto traduziu-se - números redondos, em 13.800 euros. Visto 0,5 % ser uma percentagem pequena, só a vontade e generosidade de muitos em colocar o nº de contribuinte do Centro Paroquial e Social de Avanca e a respectiva cruzinha em "IPSS" é que será possível juntar e a atingir um valor significativo. Se as pessoas não indicarem alguma instituição legalmente credível para destinar essa verba, o governo retirará na mesma essa percentagem e encaminhará para aquilo que escolher. Desta forma apelamos a todos que indiquem, no lugar próprio das suas declarações de IRS (modelo 3 - campo nº 11), a identificação de contribuinte fiscal do Centro Paroquial e Social Santa Marinha de Avanca, pois é uma maneira de ajudar o Centro Paroquial. O número de identificação de contribuinte fiscal do Centro Paroquial é 501 283 315. Mesmo quando é pouco, é uma ajuda que o governo permite que seja destinada a uma instituição. Neste momento toda a ajuda é necessária, especialmente porque as nossas instituições sociais estão a passar momentos difíceis - com os custos a subir vertiginosamente e as receitas e apoios do estado a não subir na mesma proporção. Quem ajuda - como o nosso Centro Paroquial e Social, pessoas que pagam muito pouco no uso dos vários serviços ajuda social, tem a sua situação bastante complicada e em risco, o que compromete a ajuda social que a nossa comunidade presta às pessoas e famílias assim como a importante oportunidade de emprego que é dado a dezenas de pessoas de e em Avanca.