Avisos ~ Informações Paroquiais ~ Semana de 17 a 24 de Dezembro de 2017

18-12-2017 12:02

Avisos da Semana

Semana de 17 a 24 de Dezembro de 2017

01. Continuamos a vivência do tempo de Advento - que prepara o Natal. Nesta 3ª semana – que começa neste Domingo “Gaudete” ecoa o apelo: "Vivei sempre alegres!" Somos todos convidados a partilhar e a ser solidários com os que mais precisam.

02. As missas dos próximos Domingos 24 e 31 de Dezembro, véspera de dia de Natal e véspera do dia de Ano Novo respectivamente, serão na Igreja Matriz às 16.30 h. [quatro e meia da tarde], pelo que não haverá às 17 h. Nas 2ªs. Feiras, dia de Natal e dia de Ano Novo os horários e os locais das missas são como ao Domingo: na capela paroquial de S.ta Luzia (Areia) às 8.30 h., na capela paroquial de S.ta Ana (Água Levada) às 10 h., e na Igreja Matriz de Avanca às 11 e às 17 h.

03. A recolha da partilha feita do ofertório das missas do dia de Natal, na nossa comunidade serão ainda este ano orientadas para a amortização das obrigações relacionadas com os cuidados continuados e do novo lar, de forma a abater um pouco mais as dívidas da construção do edifício. No Natal de 2014 devíamos cerca de um milhão e meio de euros; passados 3 anos devemos menos de um milhão – o que significa que com a generosidade de todos anualmente conseguimos amortizar em cada ano o débito em cerca de mais de 150 mil euros. Neste momento a lista de pessoas em espera é imensa, se houvesse o dobro dos lugares estes estariam todos ocupados e não dava para responder às solicitações. Vamos contribuir este ano, é deste modo que também damos a “prenda de Natal ao Menino Jesus”.

04. A interrupção da catequese de grupos neste tempo de Advento/Natal acontecerá a partir do deste Domingo dia 17 de Dezembro, até 1 de Janeiro do novo ano. Os trabalhos da catequese retomam no dia 2 de Janeiro.

05. A Cáritas Portuguesa em parceria com as Conferências Vicentinas e outras organizações promove mais uma vez neste ano a campanha “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto Pela Paz” em Portugal, desafiando cada pessoa a adquirir uma vela e a acendê-la em nome da paz trazida na noite de Natal. As velas encontram-se à venda no final das missas e os resultados da campanha vai reverter para duas causas: 35% para apoiar as vítimas dos incêndios que ocorreram nos dias 15 e 16 de Outubro e os restantes 65% para as Cáritas diocesanas que recebem milhares de pedidos de ajuda, sobretudo para pagar as dívidas à habitação, para além do reforço do Fundo Diocesano de Emergência Social. Ajudemos.

06. Também nesta semana que antecede a celebração do Natal, os padres irão estar envolvidos no serviço de confissões – sacramento da penitência, nas várias freguesias dos arciprestados de Estarreja e Murtosa. Não haverá verdadeiramente Natal sem o arrependimento sincero, sem a misericórdia de Deus. Esta semana vamos ter dia de confissões na nossa comunidade paroquial, na próxima 6ª Feira, dia 22 de Dezembro, às 20.30 horas [oito e meia da noite]. Estarão presentes vários padres, de maneira que a demora vai ser pouca. Quando acabarem as confissões os senhores padres irão retirar-se.

07. Vai haver Convivo Fraterno para Jovens em Eirol nos dias 27, 28 e 29 de Dezembro. Quem se quiser inscrever e estiver interessado, deverá faze-lo junto da Secretaria Paroquial, junto do Padre José Henriques, Padre Manuel Augusto ou junto de qualquer elementos do grupo de convivas fraternos de Avanca. O encerramento deste convívio decorrerá em Cortegaça a partir das 20 horas do dia 29 de Dezembro.

08. Neste Domingo - dia 17 de Dezembro uma delegação do nosso Agrupamento de Escuteiros de Avanca vai receber a Chama da Luz que veio da Gruta de Belém, onde Jesus Nasceu. Esta Luz esta a viajar, sempre acesa, cerca de 5000 km - de Belém a Viena (na Áustria) até à cidade do Porto este Domingo. Daí vai ser distribuída no próximo Sábado na Palhaça, para ir para outros pontos da nossa diocese, através dos agrupamentos que a irão aí recolher. Este gesto é um alerta para a construção da Paz e para um despertar mais activo de gestos ao longo de todo o ano que promovam a concórdia, a justiça, a verdade e a fraternidade entre as pessoas. Na nossa paróquia esta Luz será distribuída na nossa Igreja para as famílias que assim quiserem, no final da missa vespertina do dia 24, na missa do dia de Natal e na celebração da véspera de Ano Novo. As pessoas deverão trazer uma vela ou candeeiro para poderem depois levar para casa e até espalhar por vizinhos, amigos e outros familiares que assim desejarem. O transporte e cuidado com a chama, a cera e os candeeiros deverão ser tomados em especial atenção para não causar incómodos ou acidentes.

>. O senhor Director Geral da Saúde, pede para informar que a gripe pode provocar complicações graves - apesar de ser uma doença habitualmente benigna, e que também decorre neste momento a campanha de vacinação gratuita contra a gripe para maiores de 65 anos, até ao dia 31 de Dezembro, no Centro de Saúde de Avanca. Esta vacina não necessita de receita médica, nem de guia de tratamento e não paga taxa moderadora. Prevenir e evitar situações complicadas é o objectivo desta campanha de sensibilização.

>. Começou já a preparação para os Jovens e Adultos que desejam receber o sacramento do Crisma no próximo ano de 2018; estes encontros decorrem às 6ª.s Feiras, às 19 horas [sete da tarde] no Centro Paroquial.

>. A paróquia mandou fazer dois tipos de porta-chaves com referência a Santa Marinha ou com a Santa Marinha num dos lados e do outro a Unidade de Cuidados Continuados; como vem aí o Natal e por vezes as pessoas querem oferecer lembranças. Quem quiser adquirir esses porta-chaves como lembranças de Natal poderá fazê-lo quer na Igreja, quer nas capelas quer na Secretaria Paroquial. É também uma maneira de ajudar os cuidados continuados.

Os Padres e Diáconos que estão ao serviço da comunidade paroquial de Avanca desejam
a todas as famílias um bom Tempo de Natal, vivido na Paz, na Alegria e na Misericórdia.
Desde já, o desejo de um Santo Ano para 2018 com Saúde, Paz e Coragem!

 

 

Voltar