Avisos ~ Informações Paroquiais ~ Semana de 18 a 25 de Março de 2018

20-03-2018 12:03

Avisos da Semana

Semana de 18 a 25 de Março de 2018

01. Vai mudar a hora no próximo Domingo, o último deste mês, dia 25 de Março. Entramos na hora de Verão. Os relógios vão adiantar uma hora na passagem de sábado para domingo. As eucaristias de Domingo, após esse dia, irão já adoptar o horário de Verão; a mudança de horário diz respeito à eucaristia de Domingo à tarde que passa a ser às 19 horas [sete da tarde]. Para não gerar confusões, as outras alterações ao longo da semana e no Sábado à noite serão anunciadas no próximo fim-de-semana.

02. Os Encontros de Preparação para Noivos que vão casar ao longo deste ano concluem-se este Sábado dia 17 de Março às 17.30 horas [cinco e meia da tarde], no Centro Paroquial.

03. Celebramos esta semana o Dia do Pai, nesta 2ª feira dia 19 de Março. Os pais são figuras de proa na vida dos filhos, pelo exemplo de Fé e pelo testemunho de coragem. Na celebração da eucaristia desse dia teremos em especial destaque a intenção pelos pais vivos e já falecidos.

04. Haverá ultreia dos Cursistas de Cristandade dos arciprestados de Estarreja-Murtosa, na 5ª Feira, dia 22 de Março, às 21.30 horas [nove e meia da noite], no Centro Paroquial. Habitualmente esta ultreia ocorre na última 5ª feira de cada mês, tendo sido antecipada por causa das celebrações do Tríduo Pascal.

05. O 2º ano da nossa catequese paroquial anima a celebração próximo Sábado dia 24 de Março às 16.30 horas [quatro e meia da tarde] na nossa Igreja Matriz de Avanca e celebra a sua Festa do Pai-Nosso, momento especial da caminhada comunitária de grupo da catequese iniciada no ano passado. Rezamos por todos e por suas famílias que os acompanham e apoiam na descoberta feita em Jesus Cristo do amor de Deus-Pai.

06. No próximo Domingo dia 25 de Março, é Domingo de Ramos – evocamos a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e damos início à Semana-Santa. Teremos como é habitual a bênção dos Ramos na capela paroquial de Santo António às 10.30 horas e viremos em cortejo processional a caminho da Igreja, de forma a iniciar a eucaristia às 11 horas.

07. A catequese paroquial prossegue os seus trabalhos até ao próximo Sábado dia 24 de Março, véspera de Domingo de Ramos. O tempo quaresmal, e nele, a vida dos grupos de catequese, é um momento forte na transmissão de valores e de vida. Os pais e encarregados de educação deverão por isso ter em conta que durante o tempo de férias escolares, devendo participar com os seus filhos nos importantes espaço da vida da comunidade cristã em período de semana santa e Páscoa. A interrupção da catequese de grupos, no período de Páscoa, acontecerá entre 25 de Março e 3 de Abril, retomando-se o trabalho de grupos, na 2ª Feira, dia 8 de Abril.

08. Além da 4ª Feira de Cinzas e de 6ª Feira Santa serem de jejum e abstinência, as 6ªs Feiras da Quaresma são todas dias de abstinência. O sentido da abstinência é comermos uma comida mais barata para podermos ajudar os mais pobres e as obras destinadas ao bem comum. Neste tempo quaresmal a Igreja convida-nos também a dar uma esmola maior - chamado Contributo Penitencial, que deve ser o fruto de algumas privações vividas na Quaresma. Este dinheiro é destinado a obras que o Bispo diocesano entende que precisam de ajuda. O nosso Bispo resolveu este ano dividir em partes iguais para o Colégio de Nossa Senhora da Apresentação, em Calvão; para o Fundo Diocesano de Emergência Social, ligado à Caritas; e para projetos missionários na Diocese de S. Tomé e Príncipe. As razões destas escolhas prendem-se com a necessidade de ajudarmos o Colégio de Calvão a realizar a sua missão na educação cristã dos alunos, de fortalecermos o apoio aos mais pobres que vivem no meio de nós e de apoiarmos uma paróquia missionária, com a qual queremos estabelecer parcerias de comunhão e evangelização.

09. O tempo que falta para as celebrações Pascais já é muito pouco; restam apenas 15 dias a separar-nos da Páscoa. Vão ser semanas intensas para os padres que irão percorrer as freguesias deste inter-arciprestado de Estarreja-Murtosa, nas confissões quaresmais. Aproveitemos este tempo quaresmal para sentirmos a grandeza da Misericórdia de Deus que nos perdoou já tantas vezes. Nestas semanas serão percorridas todas as paróquias. Há por isso Sacramento da Penitência – Confissões, com a presença de outros padres vindos das paróquias vizinhas. O cartaz com a informação das horas e locais das confissões está fixado na igreja para as pessoas que quiserem aproveitar também uma dessas oportunidades.

10. Estamos a viver a Quaresma, um tempo importante para a nossa vida e propício para nos aproximarmos uns dos outros e de Jesus Cristo. Pedimos aos assim familiares dos nossos DOENTES e pessoas idosas que estejam acamadas que caso desejem a visita do Senhor Reitor, façam chegar com urgência através dos Visitadores de Doentes, Ministros da Comunhão ou mesmo na Secretaria Paroquial este desejo. Devem indicar sempre o nome da pessoa a visitar e um contacto telefónico.

11. Conforme foi pedido no final da ida a Lourdes o ano passado, está a organizar se este ano de 24 a 29 de Junho de 2018, uma viagem aos Açores com visita organizada a 4 ilhas. Como isto implica vários voos - de ilha para ilha e para o continente é necessário fazer reservas com tempo. A afluência turística que o nosso país está a ter é condicionante nos preços destas viagens, de tal maneira que não se pode deixar para a última a decisão de participar. A Agência de Viagens vai querer saber quem pretende inscrever-se. Por isso estão abertas as inscrições da Secretaria paroquial onde se encontram disponíveis mais informações.

12. Integrada nas celebrações do 45º aniversário da elevação de Avanca a Vila, haverá a atuação do Grupo de Bombos e Gaitas de foles de S. Tiago Maior de Poiares - Ponte de Lima, neste Domingo dia 18 de Março, no final das missas da manhã, quer na capela paroquial de Santa Luzia, quer na capela paroquial de Santa Ana depois na Igreja Matriz, à saída no exterior, se não chover. Além disso, também neste Domingo dia 18 de Março, haverá um desfile de coletividades de Avanca, que incorpora os Bombeiros de Estarreja e o Grupo de Bombos e Gaitas de Foles, desfile que sairá às 14.30 horas [duas e maia da tarde] de junto da Escola Básica 2º e 3º ciclos Egas Moniz, percorrendo algumas das ruas da Freguesia em direção ao mercado Júlio Neves.

>. As reuniões para o grupo de preparação de adultos para o Crisma neste ano de 2018 são às 6ª.s feiras às 19 horas [sete da noite].

Boa semana de Trabalho, Saúde e Paz; São os desejos da Equipa de Sacerdotes ao serviço da comunidade paroquial

 

Voltar