Avisos | Informações Paroquiais | Semana de 2 de Maio de 2021

03-05-2021 11:14

Semana de 2 de Maio de 2021

01. Daqui a 15 dias - no Domingo dia 16 de Maio, vamos ter a Primeira Comunhão das nossas crianças do 4º ano. Por causa das medidas que ainda estão e que continuarão em vigor nos próximos tempos - quer de distanciamento quer de outras orientações -, na celebração desse dia, marcada para as 10.30 horas [dez e trinta da manhã], apenas poderão estar na Igreja – por escolha e entendimento feito com os encarregados de educação, as crianças que fazem a comunhão, seus pais e alguns familiares – a lotação da Igreja é muito limitada e só as crianças da primeira comunhão são 45. Pedimos assim às pessoas que nesse dia procurem outra missa – outra das que estão disponíveis na paróquia. A celebração será transmitida online, nas redes sociais que a paróquia tem na internet. Pedimos assim a compreensão de todos, mas foi essa a melhor forma encontrada.

02. Neste domingo 2 de Maio celebramos o Dia da Mãe – saudámos todas as mães e lembramos nas nossas eucaristias a sua doação, e a dedicação como educadoras da Fé e por isso candeias firmes do amor de Deus.

03. Vai realizar-se esta semana um tempo de Confissões (Sacramento da Reconciliação) apenas e somente para as crianças que irão fazer a sua Primeira Comunhão. Nesse momento é de toda a conveniência que os pais acompanhem os seus filhos. Este tempo de confissões será na 6ª Feira, dia 7 de Maio, às 18 horas [6 da tarde] na Igreja Matriz. E depois no Sábado, dia 8 de Maio, às 9.30 horas haverá ainda oportunidade de confissões na Igreja Matriz para essas crianças. Como foi dito, os pais devem escolher num destes dias de acordo com as suas possibilidades para poder estar presentes e acompanhar os filhos neste momento importante da preparação.

04. No próximo Sábado, dia 8 de Maio todas as crianças da 1ª comunhão com os seus pais irão ter a celebração da “Festa do Perdão” em eucaristia própria às 18 horas [seis da tarde].

05. Com o início do mês de Maio começa o mês dedicado a Nossa Senhora, e nele a especial devoção do terço. Vamos por isso fazer um esforço de participação nesta devoção do mês de Maio que tem um forte impacto na nossa freguesia, pelas pessoas que vêm à Igreja e outras capelas, o que tudo junto é muita gente: vamos continuar a seguir o princípio de serem lugares e grupos a organizarem cada dia. Também com a chegada do mês de Maio e para termos uma maior presença de gente nova, muda a hora da missa semanal para as 20.30 horas [oito e meia da noite], dando também a seguir oportunidade de outras reuniões de trabalho e de grupos. Sendo assim, à semana, na nossa Igreja, desde o dia 3, começa a devoção do mês de Maio às 20.30 horas, seguindo-se-lhe a missa. Esta semana a organização do terço fica assim distribuída pelos lugares/zonas e grupos da paróquia:

2ª Feira/dia 3 de Maio: Mato | Conferência Vicentina

3ª Feira/dia 4 de Maio: Igreja e Telhado e Todos os grupos corais

4ª Feira/dia 5 de Maio: Santo André | Porto Tonce | Boca do Monte | Lagoa

5ª Feira/dia 6 de Maio: Areia do Gonde | Fontela | Mourão

6ª Feira/dia 7 de Maio: Agueiros | Zangarinheira | Roçomil

Sábado e Domingo o terço será meia hora antes da missa da tarde e da noite, mas vamos dar mais importância à Animação da Eucaristia, não sobrecarregando muito o terço.

06. Na próxima semana começam as catequeses do grupo do “Caminho Neocatecumenal”. As catequeses decorrem às 2ª.s e 6ª.s feiras às 21.30 horas [nove e meia da noite]. A 1ª catequese será já esta 2ª feira dia 3 de Maio e a 2ª Catequese irá acontecer na 6ª feira dia 7 de Maio. Estão todos convidados.