Avisos ~ Informações Paroquiais ~ Semana de 25 de Fevereiro a 4 de Março de 2018

26-02-2018 11:27

Semana de 25 de Fevereiro a 4 de Março de 2018

01. Neste ano vamos ser chamados a Viver a Quaresma na adoração a Jesus - que nos aponta o irmão. Iremos ter já nesta 3ª feira dia 27 de Fevereiro o chamado Lausperene Diocesano em que a nossa freguesia durante este dia é a chamada a dar louvor a Deus em sintonia com toda a diocese. Passemos todos por algum tempo pela Igreja ou pelas capelas onde está sempre o Santíssimo Sacramento á nossa espera. Está no cartaz da Igreja um programa com a presença especial de alguns grupos ao longo do dia e que poderão dinamizar um tempo de oração comum, com quem esteja presente. É uma maneira de participarmos nesta Oração Diocesana diariamente contínua, onde calha a cada freguesia um dia de Adoração ao Santíssimo Sacramento.

02. Vai acontecer a segunda sessão da ação de Formação para todos sobre “a Eucaristia e a Caridade”, na próxima 4ª feira dia 28 de Fevereiro, no Salão Paroquial da Igreja de Beduído às 21 horas. Quem vem apresentar o tema vai ser o Senhor Bispo de Aveiro. Procuremos participar neste encontro, que nos pode ajudar a viver este tempo quaresmal.

03. Também a 9 e 10 de Março vai decorrer na Igreja de Santa Maria da Murtosa, a atividade "24 horas para o Senhor" para os arciprestados de Estarreja-Murtosa seguindo uma proposta do papa Francisco para este tempo de vivência quaresmal. É também uma maneira de prepararmos o Congresso Eucarístico Diocesano que vai decorrer no dia 2 de Junho - na véspera da nossa festa da comunhão solene das crianças. No cartaz da igreja haverá também o programa dessas 24 horas, onde a paróquia de Avanca terá uma hora de adoração. Participemos neste tempo de oração quaresmal.

04. Haverá reunião de catequistas nesta próxima semana; o 1º turno é na 5ª Feira dia 1 de Março às 21 horas [nove da noite] o 2º turno é na 6ª Feira dia 2 de Março às 15.30 horas [três e meia da tarde], no Centro Paroquial.

05. A próxima 6ª Feira é a primeira 6ª Feira do mês dedicada ao Sagrado Coração de Jesus. Lembramos as intenções do Santo Padre deste mês de Março pela evangelização, lembrando a Formação para o discernimento espiritual: O Papa solicita a nossa oração especialmente para que toda a Igreja reconheça a urgência da formação para o discernimento espiritual, a nível pessoal e comunitário. Sendo o próximo dia 3 de Março, o primeiro Sábado do mês, haverá recitação da oração do terço, junto ao monumento do Imaculado Coração de Maria, às 15.30 horas [três e meia da tarde].

06. No próximo Sábado, na Eucaristia das 16.30 horas, o 5º ano da Catequese Paroquial anima a celebração e lembra festivamente – em tempo de Quaresma, a dimensão da ALIANÇA.

07. Os Encontros de Preparação para Noivos que vão casar ao longo deste ano começam este Sábado dia 24 de Fevereiro às 17.30 horas [cinco e meia da tarde], no Centro Paroquial, a seguir à missa da tarde. No Sábado seguinte, a 3 de Março, estes encontros prosseguem, mas às 16.15 horas [quatro e um quarto da tarde] no Centro Paroquial.

08. No próximo Domingo dia 4 de Março, os Escuteiros do nosso agrupamento 402 de Avanca irão ter promessas dos seus Lobitos e de uma nova Dirigente. A família escutista cresce assim em Avanca, dando resposta aos desafios da comunidade.

09. Decorrer de 26 de Fevereiro a 04 de Março a Semana Cáritas, subordinada ao tema “CUIDAR DA CASA COMUM”. Somos nesta semana levados a refletir sobre a responsabilidade de todos na edificação do bem comum, o que implica o empenho de cada um na oração e na partilha de bens. Os ofertórios das Eucaristias dos dias 03 e 04 de Março serão a favor da Cáritas Diocesana. 30% da partilha recolhida será para acções sócio caritativas na Paróquia coordenadas pelo Centro Paroquial e Social Santa Marinha e pela Conferência Vicentina de Avanca.

10. Vai haver uma Peregrinação ao Santuário de Fátima de participação no Encontro Internacional dos associados da Coração Imaculado de Maria, no dia 17 de Março. As pessoas que quiserem participar, podem inscrever-se na Secretaria Paroquial ou então junto do senhor Carlos Pinto, do Seixo.

11. Vai decorrer em Avanca na próxima semana, o 1º FESTCORDEL, Festival Internacional do Verso Popular Descante, Desgarrada e Desafio – que passará por Murtosa, Estarreja, Albergaria-a-Velha e Lisboa. Teremos a presença de “Poetas Repentistas” de Portugal, Espanha, Brasil e Marrocos. Para o concelho de Estarreja – no Auditório do Centro Paroquial de Avanca, na 6ª feira dia 2 de Março haverá a 1ª de 3 sessões às 10 horas destinada a Pessoas da Terceira Idade e acompanhantes. Depois às 14.30 horas haverá a 1ª sessão para Alunos das Escolas, pais e professores. No Sábado dia 3 de Março às 21 horas terá lugar a 3ª sessão com a Noitada de Desafio e Desgarradas. A entrada é livre – não perca.

>. Além da 4ª Feira de Cinzas e de 6ª Feira Santa serem de jejum e abstinência, as 6ªs Feiras da Quaresma são todas dias de abstinência. O sentido da abstinência é comermos uma comida mais barata para podermos ajudar os mais pobres e as obras destinadas ao bem comum.

>. A Igreja convida-nos a darmos uma esmola maior - chamado Contributo Penitencial, que deve ser o fruto de algumas privações vividas na Quaresma. Este dinheiro é destinado a obras que o Bispo diocesano entende que precisam de ajuda. O nosso Bispo resolveu este ano dividir em partes iguais para o Colégio de Nossa Senhora da Apresentação, em Calvão; para o Fundo Diocesano de Emergência Social, ligado à Caritas; e para projetos missionários na Diocese de S. Tomé e Príncipe. As razões destas escolhas prendem-se com a necessidade de ajudarmos o Colégio de Calvão a realizar a sua missão na educação cristã dos alunos, de fortalecermos o apoio aos mais pobres que vivem no meio de nós e de apoiarmos uma paróquia missionária, com a qual queremos estabelecer parcerias de comunhão e evangelização.