Avisos ~ Informações Paroquiais ~ Semana de 25 de Março a 1 de Abril de 2018 | Semana Santa

23-03-2018 15:51

Avisos da Semana

Semana de 25 de Março a 1 de Abril de 2018

01. Neste Domingo dia 25 de Março, é Domingo de Ramos – evocamos a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e damos início à Semana-Santa. Teremos como é habitual a bênção dos Ramos na capela paroquial de Santo António às 10.30 horas e viremos em cortejo processional a caminho da Igreja, de forma a iniciar a eucaristia às 11 horas.

02. Neste Domingo, o último deste mês, dia 25 de Março muda a hora. Entramos na hora de Verão. Os relógios vão adiantar uma hora este fim-de-semana, na passagem deste sábado para domingo. Com a mudança da hora que ocorre, precisamos de acertar por isso, alguns horários das celebrações. Assim, as eucaristias da próxima semana (2ª, 3ª e 4ª feira) na Igreja Matriz passarão a ser às 20 horas [oito da noite] e depois da Páscoa também as demais missas à semana até começar o mês de Maio. Em Santa Ana e Santa Luzia a eucaristia será às 18 horas [seis da tarde]. A eucaristia vespertina de Sábado à noite passa a ser às 21 horas [nove da noite]. A eucaristia da tarde de domingo passa para as 19 horas [sete da noite].

03. Aproveitemos os últimos dias antes da celebração pascal para sentirmos a grande Misericórdia de Deus para connosco quando nos perdoa no sacramento da Penitência – da Confissão, da Reconciliação, do Perdão. Vai haver Confissões de manhã e de tarde, na Igreja Matriz, nesta próxima 2ª feira, dia 26 de Março. De manhã, as confissões começam às 9 horas até vão até às 12 [meio dia]. De tarde vão desde as 15 horas [três da tarde] até às 18 horas [seis da tarde]. Estarão presentes vários padres para o atendimento. Não haverá verdadeira Páscoa sem o perdão dos pecados e sem o consequente compromisso de mudança. A Conversão Quaresmal tem no sacramento da Penitência um momento determinante para alicerçar a Esperança.

04. Vai também haver Confissões de manhã, na capela paroquial de Santa Ana (em Água Levada), na próxima 3ª feira, dia 27 de Março. As confissões começam às 10 horas da manhã e vão até às 11 horas e estarão apenas os padres da nossa paróquia.

05. Com a entrada na Semana Santa vamos celebrar os principais mistérios da Vida de Jesus: Ceia Pascal, Morte e Ressurreição. Um cristão ausente das celebrações não entendeu o que é ser cristão. A iniciar o Tríduo Pascal temos a celebração da Ceia do Senhor que é na 5ª Feira Santa, dia 29 de Março na Igreja Matriz – para um cristão consciente esta é uma celebração essencial. Na 6ª Feira Santa, também na Igreja Matriz, a liturgia irá estar centrada na paixão e morte de Jesus. A Vigila Pascal da Ressurreição do Senhor é a celebração mais importante de todo o ano. As celebrações do Tríduo Pascal, 5ª Feira Santa, 6ª Feira Santa e Sábado, na Vigília Pascal, começam todas à mesma hora: 21 horas [nove da noite]. Na 5ª Feira Santa da Ceia do Senhor, vai também haver a Missa Crismal, às 10 horas [dez da manhã] na Sé de Aveiro, concelebrada com a presença dos sacerdotes e diáconos da nossa diocese; nesta celebração, que é também um sinal de unidade e fraternidade diocesanas, vão ser consagrados os Santos Óleos: do Crisma, dos Catecúmenos e dos Enfermos - que depois irão ser partilhados por todas as paróquias da diocese, servindo na administração dos sacramentos. No próximo Sábado, como todos sabem e como é lógico, não há missa às 16.30 horas.

06. Vai haver reunião dos elementos que integrarão os grupos que vão no compasso da Visita Pascal, na próxima 6ª feira -  6ª feira Semana Santa, dia 30 de Março, às 14.30 horas [duas e meia da tarde] no Centro Paroquial.

07. A Eucaristia do Domingo de Páscoa, dia 1 de Abril, será antecipada meia hora da hora habitual, ficando para as 10.30 horas [dez e meia da manhã], de forma aos grupos da Visita Pascal poderem começar por volta das 12 horas.

08. A catequese paroquial interrompe neste Domingo de Ramos os seus trabalhos. O tempo quaresmal, e nele, a vida dos grupos de catequese, é um momento forte na transmissão de valores e de vida. Os pais e encarregados de educação deverão por isso ter em conta neste tempo de férias escolares, o dever de participar com os seus filhos nos importantes espaço da vida da comunidade cristã em período de Semana Santa e Páscoa. A interrupção da catequese de grupos, no período de Páscoa, acontecerá entre 25 de Março e 8 de Abril, retomando-se o trabalho de grupos, na 2ª Feira, dia 9 de Abril.

09. O sentido da Penitência, na sua compreensão como tempo de sobriedade e austeridade, não está ultrapassado nem é uma proposta desactualizada. Abster-se de coisas, até legítimas, por amor a Deus esteve sempre presente na tradição cristã. Era o jejum e a abstinência de que a Bíblia do Antigo e do Novo Testamento nos fala. Estas práticas estiveram sempre ligadas à partilha de bens em favor dos mais pobres e das obras da Igreja. Lembramos por isso, que para além de 4ª Feira de Cinzas e de 6ª Feira Santa serem de jejum e abstinência, as 6ªs Feiras da Quaresma são todas dias de abstinência. Neste tempo quaresmal a Igreja convida-nos também a dar uma esmola maior - chamado Contributo Penitencial, que deve ser o fruto de algumas privações vividas na Quaresma. Este dinheiro é destinado a obras que o Bispo diocesano entende que precisam de ajuda. O nosso Bispo resolveu este ano dividir em partes iguais para o Colégio de Nossa Senhora da Apresentação, em Calvão; para o Fundo Diocesano de Emergência Social, ligado à Caritas; e para projetos missionários na Diocese de S. Tomé e Príncipe. As razões destas escolhas prendem-se com a necessidade de ajudarmos o Colégio de Calvão a realizar a sua missão na educação cristã dos alunos, de fortalecermos o apoio aos mais pobres que vivem no meio de nós e de apoiarmos uma paróquia missionária, com a qual queremos estabelecer parcerias de comunhão e evangelização.

10. Estamos a viver a Quaresma, um tempo importante para a nossa vida e propício para nos aproximarmos uns dos outros e de Jesus Cristo. Pedimos aos assim familiares dos nossos DOENTES e pessoas idosas que estejam acamadas que caso desejem a visita do Senhor Reitor, façam chegar com urgência através dos Visitadores de Doentes, Ministros da Comunhão ou mesmo na Secretaria Paroquial este desejo. Devem indicar sempre o nome da pessoa a visitar e um contacto telefónico.

>. As reuniões para o grupo de preparação de adultos para o Crisma neste ano de 2018 são às 6ª.s feiras às 19 horas [sete da noite].

>. Conforme foi pedido no final da ida a Lourdes o ano passado, está a organizar se este ano de 24 a 29 de Junho de 2018, uma viagem aos Açores com visita organizada a 4 ilhas. Como isto implica vários voos - de ilha para ilha e para o continente é necessário fazer reservas com tempo. A afluência turística que o nosso país está a ter é condicionante no preços destas viagens, de tal maneira que não se pode deixar para a última a decisão de participar. A Agência de Viagens vai querer saber quem pretende inscrever-se. Por isso estão abertas as inscrição da Secretaria paroquial onde se encontram disponíveis mais informações.

>. O Presidente da Junta de Freguesia de Avanca pede para divulgar a realização da Matiné Dançante destinada a seniores e seus familiares, este Domingo dia 25 de Março, no Salão do Centro Paroquial de Avanca entre as 15e as 18 horas.

Boa semana de Trabalho, Saúde e Paz; São os desejos da Equipa de Sacerdotes ao serviço da comunidade paroquial

 

Voltar