Avisos ~ Informações Paroquiais ~ Semana de 26 de Novembro a 3 de Dezembro de 2017

28-11-2017 11:28

Semana de 26 de Novembro a 3 de Dezembro de 2017

01. A nossa paróquia celebra festivamente neste Domingo dia 26 de Novembro a memória do apóstolo Santo André; haverá por isso missa solene na capela paroquial de Santo André ás 10 horas, e se o tempo permitir, logo de seguida a procissão pelo itinerário combinado.

02. A Direcção da associação humanitária dos Bombeiros Voluntários de Estarreja pede para informar que os bombeiros estarão neste fim-de-semana, dias 25 e 26 de Novembro, na nossa comunidade a fazer o peditório anual para a recolha de fundos para a actividade da corporação.

03. A Feira da Broa, organizada pela Confraria da Broa d’Avanca, vai ter lugar também neste Domingo dia 26 de Novembro, na alameda arborizada, junto à Residência Paroquial Antiga, das 9 às 13 horas [uma da tarde]. Caso chova, a feira será montada no coberto dos edifícios Santa Marinha. O valor angariado reverterá este ano em partes iguais a favor do Centro Paroquial e Social de Avanca e dos Bombeiros de Estarreja. Para além de ajudar causas locais, esta feira pretende também promover e dar a conhecer um produto regional da nossa terra, a Broa de Milho de Avanca, ainda elaborada por pessoas que o sabem fazer na genuína tradição.

04. Decorre uma Recolha benévola de sangue, neste Domingo dia 26 de Novembro, apenas da parte da manhã, entre as 9 e as 12.30 horas [meio dia e meio]. As colheitas serão feitas nas instalações do Centro Paroquial e estão ao cargo do Instituto Nacional de Sangue, numa organização da Associação de Dadores de Sangue Terras do Antuã. Dar sangue é dar vida, auxiliemos com esta contribuição.

05. Conclui-se esta semana o ciclo de encontros de “Estudo do Evangelho de Marcos” para aprofundar alguns dos fundamentos da fé cristã. Esta formação inter-arciprestal de Formação Bíblica - orientada pelo Padre Franclim terá sua última sessão na próxima 4ª feira, às 21 horas [nove da noite] na Igreja de Beduído.

06. Celebra-se a memória de Santo André, nesta 5ª feira, dia 30 de Novembro, invocado na Capela Paroquial de Santo André. Haverá por isso eucaristia na Capela de Santo André às 19 horas [sete da noite]. A missa terá uma especial intenção pelas pessoas falecidas do lugar.

07. Vai haver esta semana reunião da Equipa Coordenadora da Catequese Paroquial, na 5ª Feira dia 30 de Novembro, às 21 horas [nove da noite], no Centro Paroquial.

08. Começa esta semana o “Cursilho de Cristandade de Homens” que se inicia na próxima 5ª feira dia 30 de Novembro. O envio dos que vão participar - da nossa paróquia, no cursilho será na 5ª feira dia 30 de Novembro às 17 horas [cinco da tarde] na Igreja Matriz. A Clausura deste “Cursilho de Cristandade de Homens” decorre no Seminário de Aveiro no Domingo dia 3 de Dezembro às 19 horas [sete da tarde].

09. Decorre em Avanca - para toda a Diocese de Aveiro, a Celebração Diocesana de Intendência pelo “Cursilho de Cristandade de Homens” que se inicia esta semana; esta celebração é na próxima 6ª feira dia 1 de Dezembro, às 21.30 horas [nove e meia da noite] na Igreja Matriz de Avanca.

10. Vai começar no próximo Domingo dia 3 de Dezembro um novo ano litúrgico, e com ele o tempo de Advento – que prepara o Natal, a comunidade paroquial de Avanca faz também caminhada em sintonia com a nossa diocese e envolvendo também de forma especial todos os grupos de catequese. Esta caminhada terá como lema «Onde está o teu irmão?» procurando ajuda a catequese paroquial e as suas famílias a descobrirem na comunidade, os "irmãos" que precisem de ajuda, assim como ir ao encontro de quem mais precisa, através de atitudes e de gestos concretos. Somos todos convidados a partilhar um pouco nesse tempo de advento.

11. Também como acontece todos os anos a paróquia disponibiliza às famílias alguma ajuda para a vivência do tempo do Advento, sendo que temos disponíveis a 1 euro os livrinhos de apoio à oração familiar para este tempo de Advento/Natal. Aproveitemos.

12. Prosseguem os encontros para os Jovens e Adultos que se preparam para receber proximamente – em 17 Dezembro próximo (acerto feito recentemente pelo senhor bispo), o sacramento do Crisma (e que o ano passado frequentaram os trabalhos do 11º ano e da catequese de adultos), no próximo Sábado, às 18 horas [seis da tarde] no Centro Paroquial.

13. Começou já a preparação para os Jovens e Adultos que desejam receber o sacramento do Crisma no próximo ano de 2018; estes encontros decorrem às 6ª.s Feiras, às 19 horas [sete da tarde] no Centro Paroquial.

14. O senhor Director Geral da Saúde, pede para informar que a gripe pode provocar complicações graves - apesar de ser uma doença habitualmente benigna, e que também decorre neste momento a campanha de vacinação gratuita contra a gripe para maiores de 65 anos até ao final do ano, no Centro de Saúde de Avanca. Esta vacina não necessita de receita médica, nem de guia de tratamento e não paga taxa moderadora. Prevenir e evitar situações complicadas é o objectivo desta campanha de sensibilização e alerta.

15. A paróquia mandou fazer dois tipos de porta-chaves com referência a Santa Marinha ou com a Santa Marinha num dos lados e do outro a Unidade de Cuidados Continuados; como vem aí o Natal e por vezes as pessoas querem oferecer lembranças. Quem quiser adquirir esses porta-chaves como lembranças de Natal poderá fazê-lo quer na Igreja, quer nas capelas quer na Secretaria Paroquial. É também uma maneira de ajudar os cuidados continuados.