Avisos ~ Informações Paroquiais ~ Semana de 28 de Janeiro a 4 de Fevereiro de 2018

29-01-2018 11:46

Semana de 28 de Janeiro a 4 de Fevereiro de 2018

01. De 3ª a 5ª feira desta próxima semana, nos dias 30 de Janeiro a 1 de Fevereiro, vai decorrer na Casa Diocesana de Albergaria-a-Velha a Formação Permanente do Clero - encontros de estudo, trabalho e reflexão para diáconos e padres da nossa diocese, cujo tema este ano será centrado nas realidades da focadas nas encíclicas “Laudato Si” e “Sacramentum Caritatis”. O habitual atendimento de cartório paroquial à 4ª Feira não se fará esta semana devido à participação do senhor reitor nestas jornadas. Quem precisar de tratar de algum assunto de cartório, o senhor reitor estará na 5ª feira para atendimento.

02.«Cristianismo no mundo de hoje e a sua relação com... a ciência e a tecnologia» é o tema que vai ser desenvolvido, nesta 4ª feira dia 31 de Janeiro no Centro Universitário Fé e Cultura (junto ao Seminário) às 20 horas. A entrada é grátis e a palestra vai ser feita por Álvaro Balsas - Padre Jesuíta, sendo esta uma iniciativa da Comissão Diocesana de Aveiro da Cultura.

03. Vai haver esta semana reunião da Equipa Coordenadora da Catequese Paroquial, na 5ª Feira dia 1 de Fevereiro, às 21 horas [nove da noite], no Centro Paroquial.

04. A festa da Apresentação de Jesus no Templo, conhecida vulgarmente por dia de Nossa Senhora das Candeias (ou da Candelária), celebra-se na 6ª Feira dia 2 de Fevereiro. Quando Jesus foi apresentado no templo, o velho Simeão reconheceu Jesus como a "Luz das Nações". Nesse dia iremos fazer a bênção das velas (candeias) e um cortejo solene inicial, proclamando Jesus Cristo como Luz do mundo. A missa vai ser às 19 horas mas vai demorar um pouco mais, por causa da bênção das velas e a procissão dentro da igreja. A irmandade formará solenemente nesse dia. Quem tiver filhos pequenos pode trazê-los à Igreja neste dia para receberem uma bênção especial. O dia 2 é também especial por ser dia do Consagrado.

05. Decorre esta semana uma iniciativa de Formação Inter Arciptrestal para leigos e sacerdotes sobre a DSI - Doutrina Social da Igreja, na 6ª Feira dia 2 de Fevereiro, no Centro Paroquial de Veiros às 21 horas

06. A 9 e 10 de Março vai decorrer na Igreja de Santa Maria da Murtosa, a atividade "24 horas para o Senhor" para os arciprestados de Estarreja-Murtosa, sendo que a abrir a fechar o programa haverá a celebração da eucaristia. Desse modo, estão a preparar-se os tempos de oração e estas celebrações. Para a animação litúrgica das duas eucaristias previstas são convidados todos os vários grupos corais das paróquias, inclusive da paróquia de Avanca, para a participação nos ensaios e nas celebrações. Os ensaios serão a 20 de Fevereiro (na Igreja de Salreu), a 27 de Fevereiro (Igreja de Veiros), e 6 de Março (Igreja da Murtosa), todos às 21 horas.

07. A próxima 6ª Feira é a “primeira 6ª Feira do mês” dedicada ao Sagrado Coração de Jesus. Lembramos a intenção “Universal” do Santo Padre deste mês de Fevereiro – Universal: Não à corrupção - Para que aqueles que têm poder material, político ou espiritual não se deixem dominar pela corrupção. Sendo o próximo dia 3 de Fevereiro, o primeiro Sábado do mês, haverá recitação da oração do terço, junto ao monumento do Imaculado Coração de Maria, às 15.30 horas [três e meia da tarde].

08. A preparação para aqueles que irão casar ao longo deste ano - os encontros do Curso de Preparação para Noivos, irá começar em finais de Fevereiro no Centro Paroquial de Avanca. Nesta altura do ano a nossa paróquia de Avanca, não mais que uma vez apenas, vai promover estes encontros para os noivos e dado que no concelho de Estarreja não irá haver outros encontros deste género, tornando-se necessária a inscrição com a máxima brevidade na Secretaria Paroquial até 15 de Fevereiro, de forma a organizar os trabalhos.

09. Vai haver Convivo Fraterno para Jovens em Eirol nos dias 10, 11 e 12 de Fevereiro – o Convívio do Jubileu dos 50 anos do movimento dos Convívios Fraternos. Quem se quiser inscrever e estiver interessado, deverá faze-lo junto da Secretaria Paroquial, junto do Padres da paróquia ou junto de qualquer elementos do grupo de convivas fraternos de Avanca. O encerramento deste convívio decorrerá no Auditório do Centro Paroquial de Avanca a partir das 20.30 horas do dia 12 de Fevereiro, véspera do feriado de Carnaval. Haverá oração de intendência pelos participantes do Convivo do Jubileu no domingo dia 11 de Fevereiro na Capela de São José do lar (junto à Igreja Matriz) às 21 horas.

>. As reuniões para o grupo de preparação de adultos para o Crisma neste ano de 2018 são às 6ª.s feiras às 19 horas [sete da noite] no Centro Paroquial de Avanca.

>. Um grupo de pessoas ligadas à da nossa Irmandade do Santíssimo Sacramento aceitou constituir a comissão de festas e organizar este ano os Festejos em honra de Santa Marinha 2018, padroeira de Avanca. Nos últimos anos tem sido por intermédio da irmandade que tem sido feita a festa da padroeira de Avanca - Santa Marinha e temos que ser gratos e estar reconhecidos por esse trabalho generoso, sendo acolhedores e amáveis mesmo que haja diferentes opiniões ou até dificuldades em contribuir. Sendo assim, a comissão continua esta semana a recolha de fundos para os festejos.