Avisos | Informações Paroquiais | Semana de 30 de Setembro a 7 de Outubro de 2018

29-09-2018 19:49

Semana de 30 de Setembro a 7 de Outubro de 2018

01. O Dia Internacional do Idoso é celebrado nesta 2ª feira dia 1 de Outubro. Lembraremos todos os nossos idosos - referências de sabedoria, testemunhos de fidelidade, perseverança e Fé. Como lembra o papa Francisco "um povo que não protege idosos e não os trata bem é um povo que não tem futuro. Não tem futuro porque perde a memória e se separa das suas raízes".

02. Vai haver reunião da Equipa do Clero Inter-arciprestal de Estarreja e Murtosa, esta 5ª Feira, dia 27 de Setembro, na Torreira desde as 9 até às 17 horas.

02. Haverá a eucaristia na Capela Paroquial de São José - no Lar de idosos, nesta 2ª Feira, dia 1 de Outubro, às 14.30 horas [duas e meia da tarde], lembrando os benfeitores da Paróquia e do Centro Paroquial.

03. Também nesta próxima 2ª feira, ao entramos em Outubro, entramos também no chamado mês missionário. A mensagem deste mês é «Juntamente com os jovens, levemos o Evangelho a todos», tema que o papa irá desenvolver para o Domingo 21 de Outubro – Dia Mundial das Missões e que antecede a Semana das Missões – centrada também no sínodo dos jovens jubileu das aparições que se celebra em Portugal.

04. Mês de Outubro é também mês do Rosário. Entre as imagens mais antigas da nossa Igreja Matriz está a de Nª Sª do Rosário, exortada popularmente num dos seus altares laterais. A Virgem Maria nesta invocação, é padroeira da Irmandade. A Capela de Santa Luzia na Areia era antes dedicada a Nª Sª do Rosário. Vizinho da mesma, Egas Moniz mandou fazer em Paris (França) uma imagem de Nª Sª do Rosário ao então promissor escultor Maurício de Almeida – natural de Pardilhó, seu protegido e que desapareceu prematuramente. Isto significa que a devoção a Nª Sª do Rosário é muito forte -mesmo antes das aparições aos pastorinhos na Cova da Iria, onde Nª Senhora disse a Lúcia que era a Senhora do Rosário. Também a Conferência Vicentina a tem como padroeira, para além do especial lugar que ocupa nos grupos e congregações de espiritualidade dominicana. Esta semana a memória litúrgica de Nª Sª do Rosário é celebrada no Domingo, dia 7 de Outubro; lembraremos esta invocação de Nª Sª do Rosário nas missas desse dia. A irmandade está a programar a celebração solene da sua padroeira – oportunamente serão dadas informações acerca do programa. No habitual recitar o terço durante este mês, iremos ter em especial conta nas nossas intenções estas realidades.

05. Lembramos esta semana a memória de Santo Francisco de Assis, na 5ª Feira, dia 4 de Outubro, invocado na Capela Paroquial de Santo Francisco de Assis, no Rego da Arada onde haverá eucaristia às 19 horas [sete das noite].

06. Apenas para os Jovens que se preparam para receber proximamente o sacramento do Crisma (e que o ano passado frequentaram o 11º ano), há encontro no próximo Sábado dia 6 de Outubro, às 18 horas {seis da tarde] no Centro Paroquial.

07. Vai haver Assembleia Geral de todos os membros [de todas as mesas] da Irmandade do SS.mo Sacramento e Nª Sª do Rosário de Avanca no próximo Domingo dia 7 de Outubro, às 17 horas [cinco da tarde], no Centro Paroquial.

08. Um grupo de pessoas da nossa paróquia, identificado e autorizado, já começou a fazer o peditório para organizar os Festejos em Honra de São Sebastião 2019. Acolhamos com estima e colaboremos.

09. Estão abertas até 15 de Outubro as inscrições para o grupo de adultos com + de 20 anos que desejem fazer a caminhada de preparação, ao longo do próximo ano, para receber o Sacramento do Crisma. Os interessados deverão dirigir-se à Secretaria Paroquial para fazer a sua inscrição. Esta formação envolve uma hora por semana, à noite, em horário e dia a combinar no primeiro encontro.

10. O Encontro Nacional dos Associados do Imaculado Coração de Maria irá decorrer no Santuário de Fátima a 20 de Outubro, e estão abertas as inscrições para a participação das pessoas interessadas, na Secretaria Paroquial ou do Carlos Pinto do Lugar do Seixo.

>. A próxima 6ª Feira, dia 5 de Outubro, é a primeira 6ª Feira do mês dedicada ao Sagrado Coração de Jesus. Lembramos as intenções do Santo Padre deste mês de Outubro, este mês pela evangelização, lembrando “a missão dos consagrados”: Para que os consagrados e as consagradas reavivem o seu fervor missionário e estejam presentes entre os pobres, os marginalizados e aqueles que não têm voz.