Avisos ~ Informações Paroquiais ~ Semana de 7 a 14 de Janeiro de 2018

10-01-2018 12:39

Semana de 7 a 14 de Janeiro de 2018

01. A Formação diocesana para Visitadores de Doentes, decorre este Domingo dia 7 de Janeiro das 15 [três da tarde] às 17 horas [cinco da tarde], no auditório do Seminário de Santa Joana Princesa.

02. Haverá a eucaristia na Capela Paroquial de São José (no Lar de idosos), nesta 2ª Feira, dia 8 de Janeiro, às 14.30 horas [duas e meia da tarde], lembrando os benfeitores da Paróquia e do Centro Paroquial.

03. Vão-se realizar os Encontros de preparação para Baptismos, destinados a Pais e Padrinhos cujos baptizados decorram nos meses de Janeiro a Março. O 1º encontro é já esta 2ª Feira dia 8 de Janeiro, às 20 horas [oito da noite] no Centro Paroquial.

04. Há reunião/convívio da Equipa do Clero Inter-arciprestal de Estarreja e Murtosa, esta 5ª Feira dia 11 de Janeiro, a partir das 9 horas

05. As reuniões para o grupo de preparação de adultos para o Crisma neste ano de 2018 são às 6ª.s feiras às 19 horas [sete da noite].

06. Na Eucaristia das 16.30 horas [quatro e meia da tarde] do próximo Sábado dia 13 de Janeiro o 4º ano da catequese celebra a FESTA DA PALAVRA, recebendo uma Bíblia – oferta dos Pais e da comunidade paroquial.

07. Vai haver Reunião da Fraternidade Dominicana no próximo Domingo dia 14 de Janeiro, às 14.30 horas [duas e meia da tarde] no Centro Paroquial.

08. Um grupo de pessoas ligadas à da nossa Irmandade do Santíssimo Sacramento aceitou constituir a comissão de festas e organizar este ano os Festejos em honra de Santa Marinha 2018, padroeira de Avanca. Nos últimos anos tem sido por intermédio da irmandade que tem sido feita a festa da padroeira de Avanca - Santa Marinha e temos que ser gratos e estar reconhecidos por esse trabalho generoso, sendo acolhedores e amáveis mesmo que haja diferentes opiniões ou até dificuldades em contribuir. Sendo assim, a comissão irá iniciar esta semana a recolha de fundos para os festejos.

>. Ação de formação para catequistas das nossas paróquias, orientada pelo Sr. Bispo, no dia 16 de Janeiro vai decorrer às 21 horas no Centro Paroquial de Veiros. É necessário fazer inscrição prévia até dia 9 de Janeiro na secretaria paroquial.

>. A apresentação da proposta diocesana do “Caminho Quaresmal 2018” está marcada para o dia 18 de Janeiro, às 21 horas, no Salão do Seminário de Aveiro. Além das equipas arciprestais de catequese, podem participar também alguns catequistas por paróquia. Não há necessidade de inscrição.

>. O Oitavário, a semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2018, este ano subordinada ao tema retirado do livro do Êxodo « A tua destra, Senhor, esplendorosa de poder» (Ex 15,6) começa no dia 18 de Janeiro e termina a 25 de Janeiro - na Festa da Conversão de São Paulo.

ANÚNCIO DA PÁSCOA > 2018

Irmãos caríssimos, a glória do Senhor manifestou-se e manifestar-se-á sempre no meio de nós, até à sua vinda no fim dos tempos. Nos ritmos e nas vicissitudes do tempo recordamos e vivemos os mistérios da salvação. O centro de todo o ano litúrgico, é o Tríduo do Senhor crucificado, sepultado e ressuscitado, que culminará no Domingo da Páscoa, este ano a 1 de Abril. Em cada domingo, Páscoa semanal, a santa Igreja torna presente este grande acontecimento, no qual Jesus Cristo venceu o pecado e a morte. Da Páscoa derivam todos os dias santos: as Cinzas, início da Quaresma, a 14 de Fevereiro; a Ascensão do Senhor, a 13 de Maio; o Pentecostes, a 20 de Maio; o primeiro Domingo do Advento, a 2 de Dezembro. Também nas festas da Santa Mãe de Deus, dos Apóstolos, dos Santos e na Comemoração dos Fiéis Defuntos, a Igreja peregrina sobre a terra proclama a Páscoa do Senhor. A Cristo, que era, que é e que há-de vir, Senhor do tempo e da história, louvor e glória pelos séculos dos séculos. R. Amen.