Avisos | Informações Paroquiais | Semana de 7 a 14 de Outubro de 2018

08-10-2018 18:53

Semana de 7 a 14 de Outubro de 2018

01. Outubro é o mês missionário. A mensagem deste mês é «Juntamente com os jovens, levemos o Evangelho a todos», tema que o papa irá desenvolver para o Domingo 21 de Outubro – Dia Mundial das Missões e que antecede a Semana das Missões – centrada também no sínodo dos jovens sobre a vocação.

02. Mês de Outubro é também mês do Rosário. Entre as imagens mais antigas da nossa Igreja Matriz está a de Nª Sª do Rosário, exortada popularmente num dos seus altares laterais. A Virgem Maria nesta invocação, é padroeira da Irmandade. A Capela de Santa Luzia na Areia era antes dedicada a Nª Sª do Rosário. Vizinho da mesma, Egas Moniz mandou fazer em Paris (França) uma imagem de Nª Sª do Rosário ao então promissor escultor Maurício de Almeida – natural de Pardilhó, seu protegido e que desapareceu prematuramente. Isto significa que a devoção a Nª Sª do Rosário é muito forte -mesmo antes das aparições aos pastorinhos na Cova da Iria, onde Nª Senhora disse a Lúcia que era a Senhora do Rosário. Também a Conferência Vicentina a tem como padroeira, para além do especial lugar que ocupa nos grupos e congregações de espiritualidade dominicana. Esta semana a memória litúrgica de Nª Sª do Rosário é celebrada neste Domingo, dia 7 de Outubro; lembraremos esta invocação de Nª Sª do Rosário nas missas desse dia. A irmandade está a programar a celebração solene da sua padroeira – oportunamente serão dadas informações acerca do programa. No habitual recitar o terço durante este mês, iremos ter em especial conta nas nossas intenções estas realidades.

03. Vai reunir a Assembleia Geral de todos os membros [de todas as mesas] da Irmandade do SS.mo Sacramento e Nª Sª do Rosário de Avanca este Domingo dia 7 de Outubro, às 17 horas [cinco da tarde], no Centro Paroquial.

04. Haverá a eucaristia na Unidade de Cuidados Continuados e ERPI [lugar da Aldeia], nesta 2ª feira dia 8 de Outubro, às 14.30 horas [duas e meia da tarde], lembrando os benfeitores da Paróquia e do Centro Paroquial.

05. Reunião dos casais que fazem parte da Equipa Paroquial que organiza o CPM (Preparação para o Matrimónio), esta 4ª Feira dia 10 de Outubro, às 21 horas [nove da noite] no Centro Paroquial.

06. Vai haver esta semana reunião da Equipa Coordenadora da Catequese Paroquial, nesta 4ª Feira dia 10 de Outubro, às 21 horas [nove da noite], no Centro Paroquial.

07. Iniciou-se na semana passada uma série de sessões de Catequeses para Todos, orientada pelo grupo do “Caminho Neocatecumenal”. Estas sessões decorrem às 2ª e 5ªs feiras. A 3ª catequese, nesta 2ª feira dia 8 de Outubro, irá falar-se sobre a “dessacralização, descristianização e crise de fé” e a 4ª catequese, na 5ª feira dia 11 de Outubro, terá como tema a “missão da igreja”; todos estes encontros são às 21 horas [nove da noite], no Centro Paroquial. Estão todos convidados.

08. A abertura solene da catequese e a festa do acolhimento aos mais novos decorre no próximo Sábado, dia 13 de Outubro na Igreja Matriz às 16.30 horas [quatro e meia da tarde] Vai ser uma celebração onde todos os grupos da catequese terão uma especial participação. Todas as pessoas que o desejarem podem participar, e de uma forma especial as famílias das crianças, adolescentes e jovens da catequese que retomam a sua participação na vida da comunidade.

09. Um grupo de pessoas da nossa paróquia, identificado e autorizado, já começou a fazer o peditório para organizar os Festejos em Honra de São Sebastião 2019. Acolhamos com estima e colaboremos.

10. Estão abertas neste mês de Outubro as inscrições para o grupo de adultos com + de 20 anos que desejem fazer a caminhada de preparação, ao longo do próximo ano, para receber o Sacramento do Crisma. Os interessados deverão dirigir-se à Secretaria Paroquial para fazer a sua inscrição. Esta formação envolve uma hora por semana, à noite, em horário e dia a combinar no primeiro encontro.

11. O Encontro Nacional dos Associados do Imaculado Coração de Maria irá decorrer no Santuário de Fátima a 20 de Outubro, e estão abertas as inscrições para a participação das pessoas interessadas, na Secretaria Paroquial ou do Carlos Pinto do Lugar do Seixo.