Dia Paroquial do Doente e Pessoas Idosas

13-04-2011 10:28

Como tem sido habitual ao longo dos anos a Paróquia de Avanca, celebrou no domingo, dia 10 de Abril, o Dia Paroquial do Doente e Pessoas Idosas.

“Nós somos as Pedras Vivas”, cantava o Grupo Coral “Vamos Cantando”, constituído por alguns idosos, colaboradores e voluntários, do Lar de Idosos do Centro Paroquial de Avanca, no começo da celebração, com plena e convicta consciência de que também os irmãos mais doentes e idosos fazem parte intrínseca da nossa grande família paroquial.

Também esta união se reflectiu no trabalho de cooperação dos vários grupos da paróquia, nomeadamente, Grupo de Visitadores de Doentes, os Vicentinos, Fraternidade Nuno Álvares, Grupo de leitores, Ministros Extraordinários da Comunhão, em conjunto com o nosso Pároco Padre José Henriques e o Padre António Valente.

Numa altura em que o Movimento Visitadores de Doentes da nossa Paróquia vai “cimentando” cada vez mais e melhor o seu trabalho, foi notável a vontade e dedicação renovada no acompanhamento aos mais doentes e idosos. Este grupo embora com outros nomes já existe há aproximadamente trinta anos (quem não lembra as primeiras celebrações do Dia Paroquial do Doente ser ainda na Fundação?

Cada vez mais urgem nos dias de hoje, outro tipo de cuidados, não só físicos, mas também espirituais. Pelo toque, pelo sorriso, pela companhia, pela escuta… todos nós podemos contribuir para o bem-estar e dignidade da pessoa doente. Por isso é urgente mais “trabalhadores para esta messe”. Temos algumas dezenas de lugares da Paróquia que não tem Visitadores.

Foi visível neste dia, durante a celebração da Eucarística e pela administração da Santa Unção, a alegria e a comoção de muitos doentes, pelos gestos e dedicação de todos aqueles que contribuíram para a plena celebração deste dia.

Depois da alimentada a Alma, porque a Palavra e a Comunhão também curam, foi oferecida a todos os que quiseram participar um lanche no Salão Paroquial.
Entre lágrimas, sorrisos e palavras de gratidão, acabámos o nosso dia conscientes de que ser Cristão é estar ao lado dos que mais sofrem.