Livro para descarregar grátis “Tríduo Pascal em família”

02-04-2020 11:31

Pode descarregar o livro em formato PDF aqui

«As presentes circunstâncias privam-nos das habituais celebrações com o povo, deixando a possibilidade de o fazermos privadamente e obedecendo às regras sanitárias em vigor. Mas também abrem campo a outras formas de oração, que devemos incrementar. Assim acontece com a oração em família, verdadeira “Igreja doméstica”, especialmente quando se une para rezar»: é com estas palavras que o cardeal-patriarca de Lisboa introduz o livro “Tríduo Pascal em família”, da autoria do P. Ricardo Figueiredo, que a  Paulus Editora  oferece na sua página.

A possibilidade de seguir as celebrações de Quinta-feira Santa a Domingo de Páscoa pelos meios de comunicação e pela internet pode ser reforçada «com a oração em família, lembrando também os que a não têm e rezando pelos que estão na primeira linha do combate à pandemia», acentua D. Manuel Clemente.

A obra em formato digital, com acesso direto a cânticos, serve «para ajudar os católicos portugueses a viver este tempo de privação do conforto da celebração comunitária e da escuta eclesial da Palavra, e, mais importante que tudo o resto, a comunhão sacramental», assinala o autor.

«Cada família é convidada a ter um “cantinho da oração”: com um Crucifixo, uma imagem de Nossa Senhora, imagens de outros santos de devoção e uma vela. É costume cada família ter este espaço já preparado. Se não houver, esta é uma boa oportunidade de instituir este espaço», anota o P. Ricardo Figueiredo.

O sacerdote sugere que «nas casas nas quais há crianças pequenas, podem juntar-se outros elementos, ou pode mesmo convidar-se as crianças a pintar algum episódio dos evangelhos ou a imagem de algum santo».

Cada dia do Tríduo é composto pela introdução, cânticos, uma ou mais leituras bíblicas proclamadas na celebração, propostas de questionamentos para a partilha entre os membros da família, reflexões e propostas para «viver o dia em oração».

Este “presente” da Paulus junta-se aos conteúdos gratuitos já disponibilizados (cf. artigos relacionados), a que se podem juntar outros a adquirir através da loja na internet, que oferece os portes para as encomendas em território nacional, bem como a promoção “Semana do Livro Infantil”, que se estende até ao próximo domingo.

Voltar