Padre António Valente de Matos celebra 60 anos de sacerdócio

02-07-2016 19:17

O Padre António Valente de Matos celebra, do dia 1 de Junho de 2016, as Bodas de Diamante da sua ordenação sacerdotal.

São 60 anos ao serviço da Igreja, sempre com uma postura vocacionada para os jovens, os seus problemas e realidade.

No seu grande currículo destaca-se a fundação do movimento "Convívios Fraternos", presente em todas as Dioceses do país e até no estrangeiro; bem como a obra social de apoio a toxicodependentes sediada em Avanca.

Uma vida recheada de interesse que destaca este grande Avancanense.

Por esta bonita data, damos os parabéns ao Padre António Valente de Matos!

Biografia

António Valente de Matos nasceu em Avanca, no dia 9 de Abril de 1931. No período da infância, a fé e a educação da sua família prepararam-no para a sua ingressão no Seminário Diocesano de Vila Viçosa. Estudou Teologia no Seminário Maior da Arquidiocese de Évora, onde concluiu o curso, no ano de 1956. Foi Presidente da Academia de Santo António, do Seminário Maior de Évora e Director da Revista “Alvoradas”. Recebeu a Ordenação Sacerdotal no dia 1 de Julho de 1956. Foi assistente religioso da Colónia Correccional de Vila Fernando do Ministério da Justiça e exerceu as funções de Educador da Direcção Geral dos Serviços Tutelares de Menores. Foi o precursor da reforma pedagógica nos Institutos de Menores dos respectivos Serviços.

Em 1965/67 foi Professor no Seminário Diocesano de Évora, em Vila Viçosa. De 1965 a 1993 exerceu o cargo de Capelão Militar em Unidades nacionais e nas antigas Colónias Portuguesas de Angola e Moçambique, sendo mesmo Capelão Chefe das Forças Armadas Portuguesas e Assessor do Bispo Castrense, atingindo a patente militar de coronel.

Da sua folha de serviço constam um louvor do Ministro do Exército, 6 louvores de Comandos de Batalhões e Regiões Militares e um louvor do Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas. Foram-lhe atribuídas as seguintes condecorações: Medalha de Campanhas de Angola e de Moçambique, Medalhas de Comportamento Exemplar de 1ª e 2ª Classes e Medalha de Prata de Serviços Distintos.

Foi presidente da direcção da Associação Atlética de Avanca. Fundou em 1968 o movimento de Jovens Católicos Convívios Fraternos, para a formação humana e religiosa de jovens de todas as condições sociais, económicas, culturais e religiosas, espalhado em todas as Dioceses de Portugal, além de França, Luxemburgo e Suíça, para os filhos de emigrantes portugueses, com representação em Maputo, Moçambique e no Estado do Maranhão, no Brasil. O movimento realizou mais de mil cursos, nos quais participaram cerca de 41.000 jovens.

Em 1993 fundou a instituição particular de solidariedade CENTRO SOCIAL DE APOIO A TOXICODEPENDENTES CONVÍVIOS FRATERNOS II, para a cura e reinserção socioprofissional de toxicómanos. Actualmente é Director de 2 Comunidades Terapêuticas, que têm a sua sede em Avanca. Para o efeito, recuperou 3 casas históricas, antigos solares, assim contribuindo para a preservação da memória da Vila e para a riqueza arquitectónica da terra de Egas Moniz e do Município de Estarreja.

Finalmente, e não menos importante, a sua intervenção também se estende à inserção profissional dos utentes, através de acordos com empresas da região, viabilizando a sua reentrada na vida activa. Eis como se constroem reais novas oportunidades. É ainda Director do Jornal “Balada da União”.

Fonte: Câmara Municipal de Estarreja