Avisos da Semana: 19 a 26 de Março

20-03-2023 14:47

Avisos da Semana

Semana de 19 a 26 de Março

01. Celebramos neste domingo o Dia do Pai, dia 19 de março; as crianças do 2º ano irão celebrar na missa das 11 horas a festa do ‘Pai-Nosso’. Os pais são figuras de proa na vida dos filhos, pelo exemplo de Fé e pelo testemunho de coragem. Na celebração da eucaristia desse dia teremos em especial destaque a intenção pelos pais vivos e já falecidos. Lembramos hoje também a memória de São José, no entanto iremos recordá-lo liturgicamente na 2ª feira dia 20 de Março, pois a celebração do Domingo Laetare (4º) do Tempo da Quaresma tem prioridade sobre outras memórias.

02. Os Símbolos da Jornada Mundial da Juventude, que chegam de Roma da parte do papa Francisco, e que são constituídos pela Cruz e o Ícone de Nª Senhora, estão a percorrer a nossa diocese de Aveiro e vêm esta semana para o nosso Arciprestado de Estarreja-Murtosa, onde chegarão à estação dos Caminhos de Ferro, na 3ª feira dia 21 de março às 10 horas da manhã e virão em cortejo pela avenida Visconde de Salreu até à praça do Município (praça Francisco Barbosa) onde haverá uma oração às 10.30 horas; depois irão estar na zona do mercado de Estarreja das 11 horas às 12.20 horas (meio dia e vinte), seguindo depois um itinerário por várias realidades das várias paróquia do concelho. Como já se disse, estarão na nossa paróquia de Avanca na 4ª feira dia 22 de março, vindos da vizinha paróquia de Pardilhó. Nesse dia haverá vários momentos e sítios onde irão passar. Destacamos, a recepção dos símbolos em Fontela às 16.30 horas (quatro e meia da tarde), indo depois em cortejo para S.ta Luzia e a presença dos símbolos na celebração das 19 horas na Igreja Matriz. A que seguirá uma vigília de oração até às 22 horas (dez da noite) – de seguida irão em cortejo até à Unidade de Cuidados Continuados onde permanecerão durante a noite, indo de manhã cedo, para Pardelhas. Na 5ª feira dia 23 de março haverá uma Via Sacra para o arciprestado de Estarreja-Murtosa, com a presença dos símbolos e a participação do Senhor Bispo de Aveiro; a via-sacra irá começar às 21 horas no cais do Bico da Murtosa e irá em direção ao parque da Saldida (junto aos Bombeiros).

03. Decorrem nestas semanas em Avanca as comemorações do 50º aniversário da sua elevação a Vila. No próximo Sábado dia 25 de março, a missa das 16.30 horas (quatro e meia da tarde) na Igreja Matriz terá em especial intenção este jubileu de 50 anos, bem como todas as pessoas que contribuíram para o desenvolvimento e bom nome das terras de Avanca.

04. Aproveitemos a quaresma para procurarmos e sentirmos a grande Misericórdia de Deus para connosco quando nos perdoa no sacramento da Penitência – da Confissão, da Reconciliação, do Perdão. Vai haver a oportunidade desse perdão sacramental nas várias paróquias do arciprestado durante o mês de março e em inícios de abril – o calendário está afixado na porta da Igreja e nas capelas. Em cada momento de confissão estarão presentes vários padres para o atendimento. Não haverá verdadeira Páscoa sem o perdão dos pecados e sem o consequente compromisso de mudança. A Conversão Quaresmal tem no sacramento da Penitência um momento determinante para alicerçar a Esperança.

05. Vai mudar a hora no próximo Domingo, o último deste mês, dia 26 de Março. Entramos na hora de Verão. Os relógios VÃO ADIANTAR UMA HORA na passagem de sábado para domingo. As eucaristias de Domingo, após esse dia, irão já adoptar o horário de Verão; a mudança de horário diz respeito à eucaristia de Domingo à tarde que passa a ser às 19 horas [sete da tarde]. Para não gerar confusões, as outras alterações, quer da semana quer do Sábado à noite serão anunciadas no próximo fim-de-semana.

Destaques nesta próxima semana:

- Lembramos esta semana as seguintes datas e memórias: Solenidade de S. JOSÉ, Esposo da Virgem Santa Maria (transferida) [na 2ª feira – 20 de março]; S. Turíbio de Mogrovejo, bispo [na 5ª feira – 23 de março]; Solenidade da ANUNCIAÇÃO DO SENHOR [no sábado – 25 de março].

- Para além da 4ª Feira de Cinzas e de 6ª Feira Santa serem de jejum e abstinência, as 6ªs Feiras da Quaresma são todos dias de abstinência. O sentido da abstinência é termos uma vida mais sóbria e simples, para podermos ajudar os mais pobres e as obras da igreja destinadas ao bem comum. É este também o sentido do Contributo Penitencial, cuja aplicação este ano será metade para o Fundo de Socorro Social da Diocese para aliviar as despesas que estão em aumento nos agregados mais pobres, fruto da inflação e de uma desigualdade económica crescente entre nós; e os restantes 50% para o Sudão do Sul, um dos países mais pobres do mundo. É bem significativo o gesto de uma criança que, na recente viagem do Papa Francisco a este país, deu ao Papa uma nota de 0,007 de dólar – sinal de que os pobres do pouco que têm experimentam a alegria de repartir.

- No tempo de quaresma haverá vários momentos em que os sacerdotes da nossa paróquia irão estar envolvidos em confissões e na visita aos doentes e mais frágeis. No que se refere às confissões já estão agendadas ocasiões próprias para os grupos da catequese paroquial. Haverá também confissões em oportunidades mais gerais, com colaboração de todos os sacerdotes do arciprestado, pelo que os sacerdotes em Avanca terão serviço de confissões em outras paróquias, para também poderem ter a presença de outros no momento em que for em Avanca. Aproveitemos este tempo quaresmal para sentirmos a grandeza da Misericórdia de Deus que nos perdoou já tantas vezes. Nas próximas semanas serão portanto percorridas todas as paróquias do arciprestado. Há por isso Sacramento da Penitência – Confissões, com a presença de outros padres vindos das paróquias vizinhas. O cartaz com a informação das horas e locais das confissões irá ser fixado na igreja para as pessoas que quiserem aproveitar também uma dessas oportunidades. Em Avanca, a 2ª feira da Semana Santa dia 3 de abril, será dedicada, de manhã e de tarde, a atender as pessoas no Sacramento da Confissão na Igreja Matriz.

- De forma a começar a organizar o número de elementos necessário para cada um dos grupos da visita pascal 2023 em Avanca, estão a aceitar-se as inscrições de crianças, adolescentes, jovens e adultos que queiram integrar esses grupos – os nomes e contactos destas crianças, adolescentes, jovens e adultos poderão ser deixados aos catequistas e animadores desses grupos ou ao sacristão da Igreja - Vítor Oliveira

- Relembramos que em julho e agosto de 2023 (no próximo ano) irá decorrer em Portugal a Jornada Mundial da Juventude com a presença do papa Francisco. Na semana de 26 a 31 de Julho de 2023, terão lugar os ‘Dias na Diocese’. Nesses dias, milhares de jovens chegarão ao nosso país para serem acolhidos nas várias dioceses e conhecerem melhor a região, cultura, igreja local e as suas especificidades. Um dos aspectos mais importantes é o contacto e a vivência com a comunidade local. Neste sentido, as famílias são desafiadas a acolher os jovens peregrinos em suas casas, num espírito de partilha, fraternidade e comunhão. Por isso QUEREMOS APELAR ÀS FAMÍLIAS DE AVANCA PARA SEREM ‘FAMÍLIAS DE ACOLHIMENTO’, famílias que se disponibilizam para receber e alojar pelo menos dois dos jovens peregrinos que vão participar nesta semana de 26 a 31 de julho de 2023. Inscreva a sua família como ‘Família de Acolhimento’ da Secretaria Paroquial de Avanca.

- Nesta 2ª feira domingo dia 20 de Março, vai ter lugar o Equinócio de Primavera – assinalando o seu primeiro dia. Equinócio é uma de origem latina, e quer dizer literalmente "noites iguais", isto porque nessa altura a noite e o dia têm sensivelmente a mesma duração, 12 horas. A chegada da primavera é um evento sempre muito celebrado em todo o mundo, porque marca o fim do inverno, uma estação sempre associada ao mau tempo, desconforto e em termos históricos à escassez de comida. Para além disso, trata-se de uma celebração do renascimento da natureza, e historicamente era a altura em que se celebravam os festivais de fertilidade e abundância. Na primavera, é tradição fazerem-se limpezas gerais nas casas. O bom tempo permite que se abram as janelas nas casas para que estas possam arejar depois de meses fechadas durante o inverno. As pessoas livram-se de algumas das coisas velhas que tinham guardadas e compram coisas novas. Curiosamente, os ovos desempenham um papel importante nas comemorações do equinócio da primavera em todo o mundo, uma vez que são também um símbolo de fertilidade e ressurgimento – associados assim à Pascoa.

- Nesta 2ª feira dia 20 de março: ocorre o Dia Internacional da Felicidade. Este dia pretende promover a felicidade das pessoas e mostrar como esse sentimento é fundamental para o bem estar das nações. Em 2012, foi aprovada a proposta por unanimidade pelos 193 estados-membros da ONU (Organização das Nações Unidas), defendendo que a busca pela felicidade é um objetivo humano fundamental. Todas as pessoas procuram a felicidade. Os psicólogos salientam a importância da felicidade na vida das pessoas e a necessidade destas se conhecerem a si mesmas para conseguirem alcançar o bem-estar desejado. Assim, a felicidade relaciona-se não só com a personalidade, mas também com a disposição e a forma de estar das pessoas.

- Nesta 3ª feira dia 21 de março: ocorre o Dia Mundial da Árvore ou da Floresta. Neste dia decorrem várias ações de arborização e reflorestação, em diversos locais do mundo. O objetivo da comemoração do Dia Mundial da Árvore é sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida dos cidadãos. Estima-se que 1000 árvores adultas absorvem cerca de 6000 kg de CO2 (dióxido de carbono). 30% da superfície terrestre está coberta por florestas, sendo nestas que se realiza a fotossíntese - produção de oxigénio a partir de dióxido de carbono. As florestas são apelidadas dos pulmões do mundo, não apenas pela sua função de manutenção e renovação dos ecossistemas, como também pela sua importância em áreas estratégicas como a economia e a produção de bens e alimentos. A celebração do Dia Mundial da Árvore ou da Floresta começou a 10 de abril de 1872, no estado norte-americano do Nebraska (EUA). O seu mentor foi o jornalista e político Julius Sterling Morton, que incentivou a plantação ordenada de árvores no Nebraska, promovendo o "Arbor Day".

- Nesta 3ª feira dia 21 de março: ocorre também o Dia Internacional da Síndrome de Down, Dia Mundial da Poesia, Dia Mundial para a Eliminação da Descriminação Racial, Dia Europeu da Criatividade Artística e Dia Mundial da Marioneta.

- Nesta 4ª feira dia 22 de março: ocorre o Dia Mundial da Água. A data pretende alertar as populações e os governos para a urgente necessidade de preservação e poupança deste recurso natural tão valioso. A gestão dos recursos de água tem impacto em vários setores, nomeadamente na saúde, produção de alimentos, energia, abastecimento doméstico e sanitário, indústria e sustentabilidade ambiental. As alterações climáticas provocam graves impactos nos recursos de água. Alterações atmosféricas como tempestades, períodos de seca, chuva e frio afetam a quantidade de água disponível e colocam em risco os ecossistemas que asseguram a qualidade da água. A comemoração surgiu no âmbito da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento e Ambiente que decorreu na cidade brasileira do Rio de Janeiro, em 1992. Os países foram convidados a celebrar o Dia Mundial da Água e a implementar medidas com vista à poupança deste recurso, promovendo a sua sustentabilidade.

- Nesta 5ª feira dia 23 de março: ocorre o Dia Mundial da Meteorologia. A Meteorologia define-se como a ciência de estudo dos fenómenos atmosféricos e das suas leis, com especial incidência na previsão do tempo. Neste dia celebra-se a área de conhecimento que visa aumentar a compreensão dos fenómenos atmosféricos mundiais. O Dia Mundial de Meteorologia celebra-se a 23 de março, para comemorar o dia da entrada em vigor da Convenção que instituiu a Organização Meteorológica Mundial (OMM), em 1950, como agência especializada das Nações Unidas para a meteorologia e clima e, posteriormente, para a hidrologia e ambiente. A data visa ainda alertar a população para a necessidade de preservar os ecossistemas assim como fazer uma utilização racional dos recursos naturais do planeta Terra.

- Nesta 6ª feira dia 24 de março: ocorre o Dia Nacional do Estudante. Este dia foi promulgado pela Assembleia da República Portuguesa em 1987. Além de um dia de comemoração, este é um dia de luta e de homenagem, já que a data é celebrada pelo movimento estudantil nacional, de forma a relembrar as dificuldades e obstáculos que os estudantes enfrentaram nas décadas de 60, aquando da crise académica vivida em Portugal. A data pretende ainda apelar à participação e mobilização dos estudantes em prol de um novo modelo de educação: uma educação de e para todos/as. O direito à educação é um direito basilar da nossa sociedade consagrado constitucionalmente e que requer o envolvimento de todos/as. A data lembra ainda que o estudante é um pilar da sociedade.

- Também nesta 6ª feira dia 24 de março: ocorre o Dia Mundial da Tuberculose. O objetivo deste dia mundial de combate à tuberculose é alertar a população sobre a doença e erradicar completamente a doença. Esta efeméride comemora-se neste dia já que foi a 24 de março de 1882 que Robert Koch anunciou a descoberta da causa da tuberculose – o bacilo TB – o que seria o início do diagnóstico e da cura da tuberculose. Assim, no centenário da data, em 1982, a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a União Internacional Contra Tuberculose e Doenças Pulmonares decidiram criar o Dia Mundial da Tuberculose. Portugal apresenta-se no limiar da baixa incidência desta doença (20/100.000 habitantes), com cerca de 2000 novos casos por ano.

- No Sábado dia 25 de março: ocorre A Hora do Planeta. Esta Hora do Planeta consiste em apagar as luzes no mundo inteiro à mesma hora, durante 60 minutos, num movimento contra as alterações climáticas. É uma iniciativa mundial da WWF - World Wide Fund For Nature – que se realizou pela primeira vez em 2007 na Austrália. Em anos passados a Hora do Planeta foi seguida por 172 países e mais de 8000 cidades e vilas. Em Portugal aderiram mais de 118 municípios à iniciativa, sendo que centenas de monumentos nacionais ficaram às escuras, como por exemplo o Cristo Rei, o Mosteiro dos Jerónimos e a Ponte 25 de Abril.

- No Domingo dia 26 de março: ocorre o Dia do Livro Português. Este dia foi criado pela Sociedade Portuguesa de Autores com o intuito de destacar a importância do livro e da língua portuguesa em todo o mundo e no saber da humanidade em geral. Foi escolhido o dia 26 de março para esta celebração pois foi neste dia, em 1487, que se imprimiu o primeiro livro em Portugal: o “Pentateuco”, em hebraico. Ele saiu das oficinas do judeu Samuel Gacon, na Vila-a-Dentro, em Faro. Já o primeiro livro escrito em português foi impresso no Porto, dez anos depois, a 4 de janeiro de 1497. Produzido pelo primeiro impressor luso, Rodrigo Álvares, o livro tinha o título de “Constituições que fez o Senhor Dom Diogo de Sousa, Bispo do Porto”.

Boa semana de Trabalho, Saúde e Paz; São os desejos da Equipa de Sacerdotes ao serviço da comunidade paroquial

 

Voltar