Avisos da Semana: 9 a 16 de Abril de 2023

09-04-2023 15:38

Avisos da Semana

Semana de 9 a 16 de Abril de 2023

01. Neste Domingo de Páscoa, o começo da Visita pascal vai ser às 12 horas [meio dia]. O compasso da visita pascal será assim um prolongar da vivência da Ressurreição feita em comunidade na nossa Igreja Matriz, e traduzida no anúncio de Cristo Ressuscitado nas nossas casas e às nossas Famílias. Os grupos seguem os itinerários habituais. As pessoas deverão assinalar as entradas das suas casas com alguns “verdes” - de forma visível junto às suas portas, para isso ser também um sinal indicativo aos grupos de que essas casas desejam receber o compasso da visita pascal.

02. O Tempo Pascal acontece do Domingo da Ressurreição até o Domingo de Pentecostes, por isso, cinquenta dias na presença do Ressuscitado, a preparar-nos para receber o Espírito Santo prometido. O amor, a doação, a generosidade e a humildade geram ressurreição. Jesus dá-se a conhecer neste tempo de vitória sobre a morte e o pecado: ele ressuscita onde existe acolhimento, onde se presta serviço ao próximo. Cristo ressuscita onde se vive o novo mandamento do amor. Este é assim um tempo de reconhecer dAquele que Vive no meio de nós e junto de nós, mesmo no meio de dificuldades, frustrações e angústias.

03. No próximo Domingo dia 16 de abril celebramos o Domingo da divina Misericórdia. Quem incluiu esta designação no calendário da Igreja foi São João Paulo II, no ano 2000, ao canonizar Santa Faustina Kowalska. A base desta devoção, vem de revelações privadas a Santa Faustina, religiosa polaca – da povoação de Plock, que recebeu a mensagem de Jesus sobre a sua Divina Misericórdia. A primeira das sete semanas do tempo pascal é a assim chamada “Oitava da Páscoa”, a ser encerrada com o “Domingo da Oitava da Páscoa”. O “Domingo da Oitava da Páscoa” também costumava ser chamado «Domingo ‘in Álbis’» (ou seja, domingo “vestido de branco”), já que, nesse dia, os neófitos (novos batizados) depunham a túnica branca do batismo que tinha utilizado durante toda a oitava. Popularmente, também já foi chamado Domingo de “Pascoela”, ou “pequena Páscoa”, e, ainda, “Domingo do Quasimodo”, devido às duas primeiras palavras em latim (“quasi modo”) cantadas no introito da missa desse dia. A celebração da Divina Misericórdia é enriquecida com a possibilidade de indulgência plenária: “Para fazer com que os fiéis vivam com piedade intensa esta celebração, o mesmo Sumo Pontífice (João Paulo II) estabeleceu que o citado Domingo seja enriquecido com a Indulgência Plenária”, “para que os fiéis possam receber mais amplamente o dom do conforto do Espírito Santo e desta forma alimentar uma caridade crescente para com Deus e o próximo e, obtendo eles mesmos o perdão de Deus, sejam por sua vez induzidos a perdoar imediatamente aos irmãos” (Decreto da Penitenciaria Apostólica de 2002).

04. Decorre esta semana a 2ª sessão do Encontro de preparação para Baptismos, destinados a Pais e Padrinhos cujos baptizados decorram nestes meses até finais de maio; será na 2ª Feira, dia 10 de abril, às 20 horas [oito da noite], no Centro Paroquial.

05. A Conferência de São Vicente de Paulo da nossa paróquia levou a efeito um peditório no final das eucaristias do passado fim-de-semana, 1 e 2 de abril, destinado a ajudar famílias e pessoas em situações de emergência social. A recolha resultou em os 786,84 euros [setecentos e oitenta e seis euros e oitenta e quatro cêntimos]. Foram recebidos também alguns donativos em géneros. Os membros da conferência agradecem a generosidade de todos.

06. A interrupção da catequese de grupos, no período de Páscoa, acontece entre 2 e 16 de abril, retomando-se o trabalho de grupos, na 2ª Feira dia 17 de Abril. Exceptuam-se os grupos que tenham organizado a interrupção de outra forma, em virtude de outro ajuste.

07. Neste mês estão a ser feitas as declarações de impostos do IRS. O governo permite que as pessoas possam nas suas declarações indicar o destino a dar a 0,5 % (meio por cento) dos seus impostos - que terá fins sociais. Visto 0,5 % ser uma percentagem pequena, só a vontade e generosidade de muitos em colocar o nº de contribuinte do Centro Paroquial e Social de Avanca e a respectiva cruzinha em "IPSS" é que será possível juntar e a atingir um valor significativo. Se as pessoas não indicarem alguma instituição legalmente credível para destinar essa verba, o governo retirará na mesma essa percentagem e encaminhará para aquilo que escolher. Desta forma apelamos a todos que indiquem, no lugar próprio das suas declarações de IRS (campo nº 11, sobre a consignação de 0,5 % do IRS), a identificação de contribuinte fiscal do Centro Paroquial e Social Santa Marinha de Avanca, pois é uma maneira de ajudar o Centro Paroquial. O número de identificação de contribuinte fiscal do Centro Paroquial é 501 283 315. Mesmo quando é pouco, é uma ajuda que o governo permite que seja destinada a uma instituição. Neste momento toda a ajuda é necessária, especialmente porque as nossas instituições sociais estão a passar momentos difíceis - com os custos a subir vertiginosamente e as receitas e apoios do estado a não subir na mesma proporção. Quem ajuda - como o nosso Centro Paroquial e Social, pessoas que pagam muito pouco no uso dos vários serviços ajuda social, tem a sua situação bastante complicada e em risco, o que compromete a ajuda social que a nossa comunidade presta às pessoas e famílias assim como a importante oportunidade de emprego que é dado a dezenas de pessoas de e em Avanca.

08. Acontece na próxima semana mais um ALAVANCA, festival de teatro de Avanca. Organizado pela Kopinxas - Companhia de Teatro, tem no Sábado dia 15 de abril às 21.30 horas [nove e meia da noite], no Auditório do Centro Paroquial de Avanca, será apresentada, “A Visita", da Companhia ‘Teatro Invisível’. “Duas Casas” pelo grupo ‘Imaginar do Gigante’ será a proposta para o Domingo dia 21 de abril às 10 horas, no Auditório do Centro Paroquial de Avanca para o público escolar. Mais eventos deste festival e outras realizações do programa está disponível nas redes sociais.

Destaques nesta próxima semana:

- Lembramos esta semana as seguintes datas e memórias: S. Estanislau, bispo e mártir [na 3ª feira – 11 de abril]; S. Martinho I, papa e mártir [na 4ª feira – 12 de abril].

- No domingo dia 26 de março mudou a hora. Entramos assim na hora de Verão. Com a mudança da hora que ocorre, serão acertados, na sua grande maioria a partir deste Domingo dia 26 de março, os horários das celebrações. Assim, desde 27 de março as eucaristias nos dias da semana na Igreja Matriz são às 19.30 horas [sete e meia da noite] portanto de 2ª a 6ª feira. Em Santa Ana e Santa Luzia à semana a eucaristia será às 18 horas [seis da tarde]. A eucaristia vespertina de Sábado à noite passa a ser às 20.30 horas [oito e meia da noite]. O acerto do horário da eucaristia da tarde de domingo acontece às 19 horas [sete da noite] já a partir deste Domingo dia 26 de Março.

- Nesta 3ª feira dia 11 de abril ocorre o Dia Mundial da Doença de Parkinson. Foi a 11 de abril de 1755 que nasceu James Parkinson, o médico inglês que descreveu a doença pela primeira vez em 1817. A doença de Parkinson é uma doença neurológica degenerativa do sistema nervoso central, ainda sem cura, pautada pela destruição das células nervosas. Esta doença ataca cerca de 20 mil portugueses, de ambos os sexos, com uma ligeira preponderância para o sexo masculino. Estima-se que no mundo existam 10 milhões de doentes de Parkinson.

- No Sábado dia 15 de abril ocorre o Dia Mundial da Arte. Este é também o dia do aniversário de Leonardo da Vinci. Este dia que celebra a importância da Arte em todas as áreas da vida humana, foi declarado pela IAA em Guadalajara, e comemorado pela primeira vez em 2012. A arte educa, transforma e conscientiza. Fala-nos do nosso tempo, quem somos e para onde vamos, difundindo ideias e ações que ajudam a melhorar a nossa perspectiva da realidade. A arte é parte do nosso património, da nossa identidade, dos nossos sentimentos como povo, como cultura e como seres humanos.

- No Domingo dia 16 de abril ocorre o Dia Mundial da Voz. E a celebração da data tem por objetivo alertar para a importância da voz e dos cuidados necessários para a preservar.

Boa semana de Trabalho, Saúde e Paz; São os desejos da Equipa de Sacerdotes ao serviço da comunidade paroquial

 

Voltar