Avisos ~ Informações Paroquiais ~ Semana de 10 a 17 de Dezembro de 2017

11-12-2017 15:10

Avisos da Semana

Semana de 10 a 17 de Dezembro de 2017

01. Continuamos a vivência do tempo de Advento - que prepara o Natal, a comunidade paroquial de Avanca faz também caminhada em sintonia com a nossa diocese e envolvendo também de forma especial todos os grupos de catequese. Nesta 2ª semana ecoa o nosso apelo a Deus, nosso-Pai, por meio de Jesus Cristo: "Mostrai-nos a vossa misericórdia!" Somos todos convidados a partilhar um pouco neste tempo de advento, trazendo para as eucaristias dos próximos domingos do advento um "alimento" (arroz, lata de salsichas ou atum, bolachas, massas, etc) a ser colocado nos cestos que estarão ao fundo da igreja/capela.

02. Há Clausura do “Cursilho de Cristandade de Mulheres” este Domingo dia 10 de Dezembro às 19 horas [sete da tarde] no Seminário de Aveiro.

03. A Conferência de São Vicente de Paulo da nossa paróquia, auxilia um grupo numeroso de famílias necessitadas, em tempo de carências e dificuldades. Para apoiar essas necessidades a conferência vicentina leva a efeito neste fim-de-semana, de 9 e 10 de Dezembro, um peditório no final das eucaristias - de forma a proporcionar às pessoas apoiadas um cabaz de produtos de primeira necessidade para o tempo de Natal que se aproxima. Quem não quiser colaborar com uma oferta em numerário, poderá fazê-lo em género, trazendo produtos, que também serão recolhidos nesse fim-de-semana. Desde já obrigado a todos!

04. Celebra-se festivamente a memória de Santa Luzia neste Domingo dia 10 de Dezembro, na Capela Paroquial de Santa Luzia - na Areia. Haverá missa festiva às 10 horas e procissão solene de seguida. Em virtude desta celebração, nesse Domingo não haverá a habitual missa da manhã de domingo das 8.30 horas.

05. Haverá a eucaristia na Unidade de Cuidados Continuados e ERPI [lugar da Aldeia], nesta 2º feira dia 11 de Dezembro, às 14.30 horas [duas e meia da tarde], lembrando os benfeitores da Paróquia e do Centro Paroquial. 

06. Celebra-se esta semana a memória de Santa Luzia, na 4ª feira dia 13 de Dezembro, invocada na Capela Paroquial de Santa Luzia, na Areia. Haverá nesse dia missa às 10 horas, na Capela Paroquial de Santa Luzia.

07. Nestas semanas que antecedem a celebração do Natal, os padres irão estar envolvidos no serviço de confissões – sacramento da penitência, nas várias freguesias dos arciprestados de Estarreja e Murtosa. Não haverá verdadeiramente Natal sem o arrependimento sincero, sem a misericórdia de Deus. Esta semana vamos ter dia de confissões na nossa comunidade paroquial, na próxima 6ª Feira dia 15 de Dezembro, às 15 horas [três da tarde]. Estarão presentes vários padres, de maneira que a demora vai ser pouca. Quando acabarem as confissões os senhores padres irão retirar-se. Volta depois a haver confissões novamente na noite do dia 22 de Dezembro. 

08. Para os Jovens e Adultos que vão receber o crisma no próximo Domingo dia 17 Dezembro, vai haver reunião com o senhor Bispo de Aveiro - ou o seu representante, na próxima 6ª feira dia 15 de Dezembro às 20.30 horas [oito e meia da noite], no Centro Paroquial. Há também ensaio geral na igreja esta semana para os Jovens e Adultos que vão receber o crisma. Este ensaio geral está para marcado para o próximo Sábado dia 16, às 18 horas [seis da tarde] na Igreja Matriz. Os momentos para confissões para aqueles que vão receber o crisma - e de outros familiares, serão na próxima 6ª Feira dia 15 de Dezembro, às 15 horas [três da tarde] – como já foi anunciado ou no próximo Sábado dia 16 de Dezembro, às 9 horas na Igreja.

09. Vai haver na nossa paróquia a recepção do sacramento do Crisma no próximo Domingo dia 17 de Dezembro, às 11 horas na missa da Igreja Matriz; são 29 crismandos, na sua maioria jovens, os quais devemos lembrar nas nossas oraç ões.

10. A recolha da partilha feita do ofertório das missas do dia de Natal, na nossa comunidade serão ainda este ano orientadas para a amortização das obrigações relacionadas com os cuidados continuados e do novo lar, de forma a abater um pouco mais as dívidas da construção do edifício. No Natal de 2014 devíamos cerca de 1 milhão e meio de euros; passados 3 anos devemos perto de um milhão – um pouco menos, o que significa que com a generosidade de todos anualmente conseguimos amortizar em cada ano o débito em cerca de 150 mil euros. Neste momento a lista de pessoas em espera é imensa, se houve o dobro dos lugares estes estariam todos ocupados e não dava para responder às solicitações. Vamos contribuir este ano, é deste modo que também damos a “prenda de Natal ao Menino Jesus”.

11. A Associação de Pais e Encarregados de Educação das Escolas de Avanca convida toda a comunidade paroquial a assistir à “Festa de Natal das Escolas de Avanca”, esta 6ª feira dia 15 de Dezembro, às 21 horas [nove da noite] no Auditório do Centro Paroquial de Avanca – a entrada é livre. Venha apoiar os "artistas" que estarão em palco!

12. A interrupção da catequese de grupos neste tempo de Advento/Natal acontecerá a partir do próximo Domingo dia 17 de Dezembro, até 1 de Janeiro do novo ano. Os trabalhos da catequese retomam no dia 2 de Janeiro.

13. Vai haver Convivo Fraterno para Jovens em Eirol nos dias 27, 28 e 29 de Dezembro. Quem se quiser inscrever e estiver interessado, deverá faze-lo junto da Secretaria Paroquial, junto do Padre José Henriques, Padre Manuel Augusto ou junto de qualquer elemento do grupo de convivas fraternos de Avanca. O encerramento deste convívio decorrerá em Cortegaça a partir das 20 horas do dia 29 de Dezembro.

>. O senhor Director Geral da Saúde, pede para informar que a gripe pode provocar complicações graves - apesar de ser uma doença habitualmente benigna, e que também decorre neste momento a campanha de vacinação gratuita contra a gripe para maiores de 65 anos, até ao dia 31 de Dezembro, no Centro de Saúde de Avanca. Esta vacina não necessita de receita médica, nem de guia de tratamento e não paga taxa moderadora. Prevenir e evitar situações complicadas é o objectivo desta campanha de sensibilização.

>. Começou já a preparação para os Jovens e Adultos que desejam receber o sacramento do Crisma no próximo ano de 2018; estes encontros decorrem às 6ª.s Feiras, às 19 horas [sete da tarde] no Centro Paroquial.

>. A Cáritas Portuguesa em parceria com as Conferências Vicentinas e outras organizações promove mais uma vez neste ano a campanha “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto Pela Paz” em Portugal, desafiando cada pessoa a adquirir uma vela e a acendê-la em nome da paz trazida na noite de Natal. As velas encontram-se à venda e os resultados da campanha vai reverter para duas causas: 35% para um projecto internacional de apoio a crianças no Médio Oriente e os restantes 65% para as Cáritas diocesanas que recebem milhares de pedidos de ajuda, sobretudo para pagar as dívidas à habitação, para além do reforço do Fundo Diocesano de Emergência Social. Ajudemos. À saída, no final das celebrações, há disponível para todos os que quiserem colaborar, as velas de Natal da Cáritas.

>. A paróquia mandou fazer dois tipos de porta-chaves com referência a Santa Marinha ou com a Santa Marinha num dos lados e do outro a Unidade de Cuidados Continuados; como vem aí o Natal e por vezes as pessoas querem oferecer lembranças. Quem quiser adquirir esses porta-chaves como lembranças de Natal poderá fazê-lo quer na Igreja, quer nas capelas quer na Secretaria Paroquial. É também uma maneira de ajudar os cuidados continuados.

Boa semana de Trabalho, Saúde e Paz; São os desejos da Equipa de Sacerdotes ao serviço da comunidade paroquial

 

 

Voltar