Avisos ~ Informações Paroquiais ~ Semana de 10 a 17 de Janeiro de 2016

11-01-2016 13:51

Semana de 10 a 17 de Janeiro de 2016

1. Haverá a eucaristia na Capela Paroquial de São José (no Lar de idosos), nesta 2ª Feira, dia 11 de Janeiro, às 14.30 horas [duas e meia da tarde], lembrando os benfeitores da Paróquia e do Centro Paroquial.

2. Começa esta semana uma oportunidade de Formação para Catequistas, orientada pelo padre doutor Júlio Franclim, sobre o tema “Evangelho de S. Lucas – o Evangelista da Misericórdia”, na 5ª Feira dia 14 de Janeiro, às 21 horas [nove da noite] no Seminário de Aveiro é a formação diocesana, de carácter bíblico e doutrinal.

3. Vão decorrer as 2ª.s Jornadas de Formação Litúrgica destinadas a leitores, acólitos, zeladores, sacristães, corais, ministros extraordinários da comunhão, fotógrafos, catequistas na Casa Diocesana de Albergaria-a-Velha a partir do dia 16 [Sábado] e continuando durante o três sábados seguintes.

4. As crianças do 4º ano da catequese e suas famílias, celebram a Festa da Palavra, no próximo Sábado dia 16 de Janeiro, integrada na celebração da eucaristia da tarde das 16.30 horas [quatro e meia da tarde].

5. As reuniões para o grupo de preparação de adultos para o Crisma em 2016 estão para começar brevemente. As pessoas que estão interessadas em iniciar a preparação devem inscrever-se com urgência na secretaria paroquial durante até 15 de Janeiro.

6. Há Concerto de "Trupes de Reis", neste Domingo dia 3 de Janeiro, no Cine-Teatro de Estarreja às 16 horas [quatro da tarde]. Participam, entre outros grupos, o coral dos idosos do Centro Social Paroquial de Avanca, a Confraria da Broa d'Avanca. A Entrada é gratuita.

7. O senhor José Borges, presidente da Junta de freguesia, pede para divulgar entre toda a população de Avanca que o acto eleitoral para a eleição do Presidente da República, a realizar no dia 24 de Janeiro, vai ocorrer na escola do Mato – Avanca, cuja entrada pode ser feita a poente, do lado do pavilhão e a nascente, do lado da rua do mercado.

>. Vai decorrer o Curso para Catequistas, actuais e futuros, em Janeiro, a partir do dia 18 (3 sessões: 18, 20 e 22 de Janeiro) às 21 horas, no Centro Paroquial de Veiros. É um curso para todos mas de forma particular para os mais novos. Também o Secretariado Diocesano de Educação Cristã vai concretizar, nos dias 14, 21 e 28 de janeiro e 4 de fevereiro de 2016 no Seminário de Aveiro, às 21 horas, um Curso Bíblico de Formação orientado pelo padre doutor Júlio Franclim, sobre o tema “Evangelho de S. Lucas – o Evangelista da Misericórdia”.

>. O Oitavário, a semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, este ano subordinada ao tema da 1ª Carta de S. Pedro «Chamados a proclamar os altos feitos do Senhor» (1 Pe 2,9) começa na 2ª Feira Domingo dia 18 de Janeiro e termina a 25 de Janeiro - na Festa da Conversão de São Paulo.

Os Padres e Diáconos que estão ao serviço da comunidade paroquial de Avanca desejam a todas as famílias boas Festas, vividas na Alegria e o desejo de um Santo Ano para 2016, com Saúde, Paz e Coragem!

ANÚNCIO DA PÁSCOA - 2016

Irmãos caríssimos, a glória do Senhor manifestou-se e sempre haverá de manifestar-se no meio de nós até a sua vinda no fim dos tempos. Nos ritmos e nas vicissitudes do tempo recordamos e vivemos os mistérios da salvação. O centro de todo o ano litúrgico é o Tríduo do Senhor crucificado, sepultado e ressuscitado, que culminará no Domingo de Páscoa, este ano a 27 de Março. Em cada domingo, Páscoa semanal, a Santa Igreja torna presente este grande acontecimento, no qual Jesus Cristo venceu o pecado e a morte. Da celebração da Páscoa do Senhor derivam todas as celebrações do Ano Litúrgico: as Cinzas, início da Quaresma, a 10 de fevereiro; a Ascensão do Senhor, a 8 de maio; Pentecostes, a 15 de maio; o primeiro Domingo do Advento, a 27 de novembro. Também nas festas da Santa Mãe de Deus, dos Apóstolos, dos Santos e na Comemoração dos Fiéis Defuntos, a Igreja peregrina sobre a terra proclama a Páscoa do Senhor. A Cristo, que era, que é e que há de vir, Senhor do tempo e da História, louvor e glória pelos séculos dos séculos.