Avisos ~ Informações Paroquiais ~ Semana de 13 a 20 de Dezembro de 2015

12-12-2015 23:25

Semana de 13 a 20 de Dezembro de 2015

1. Neste domingo, dia 13 de Dezembro é um dia de grande valor para todos os membros da igreja diocesana de Aveiro: o senhor Bispo de Aveiro, na missa das 16 horas [quatro da tarde], num acto de profunda simbologia, irá abrir a Porta Santa - dando início ao Ano Jubilar da Misericórdia na nossa diocese. Na passada 3ª Feira dia 8 de Dezembro, o Papa Francisco deu o primeiro passo no arranque deste Jubileu da Misericórdia, ao abrir ao Porta Santa em Roma – tendo-o até já feito na sua recente peregrinação por terras de África. Este Domingo, dia 13 de Dezembro, somos pois convidados a participar, às 16 horas [quatro da tarde], nesta celebração na Sé de Aveiro.

2. Celebra-se neste fim-de-semana a memória de Santa Luzia, neste Domingo dia 13 de Dezembro, invocado na Capela Paroquial de Santa Luzia, na Areia. Vai por isso celebrar-se festivamente a festa de Santa Luzia, no Domingo, dia 13 de Dezembro, na Capela Paroquial de Santa Luzia, na Areia. Haverá missa festiva às 10 horas e procissão solene de seguida. Em virtude desta celebração, nesse Domingo não haverá a habitual missa da manhã de domingo das 8.30 horas.

3. Haverá a eucaristia na Unidade de Cuidados Continuados e ERPI (novo Lar de idosos), nesta 2ª Feira, dia 14 de Dezembro, às 14.30 horas [duas e meia da tarde], lembrando os benfeitores da Paróquia e do Centro Social.

4. Reunião da Fraternidade Dominicana no próximo Domingo dia 20 de Dezembro, às 14.30 horas [duas e meia da tarde] no Centro Paroquial.

5. Os Cursos de Cristandade do inter-arciprestado de Estarreja-Murtosa têm a Ultreia de acolhimento e recepção aos novos cursistas em Avanca, neste 5ª Feira dia 17 de Dezembro, às 21.30 horas [nove e meia da noite] no Centro Paroquial.

6. Nestas semanas que antecedem a celebração do Natal, os padres irão estar envolvidos no serviço de confissões – sacramento da penitência, nas várias freguesias dos Arciprestados de Estarreja e Murtosa. Não haverá verdadeiramente Natal sem o arrependimento sincero, sem a misericórdia de Deus. Esta semana vamos ter dia de confissões na nossa comunidade paroquial, na próxima 4ª Feira, dia 16 de Dezembro, às 15 horas [três da tarde]. Estarão presentes vários padres, de maneira que a demora vai ser pouca. Quando acabarem as confissões os senhores padres irão retirar-se. Volta depois a haver confissões novamente na noite do dia 23 de Dezembro.

7. A recolha da partilha feita do ofertório das missas do dia de Natal, na nossa comunidade serão ainda este ano orientadas para as obras dos cuidados continuados e do novo lar, de forma a abater um pouco mais as dívidas da construção do edifício. A nossa dádiva este ano, é deste modo a “prenda de Natal ao Menino Jesus”.

8. À saída, no final das celebrações, há disponível para todos os que quiserem colaborar, as velas de Natal da Cáritas, os livrinhos de apoio à oração familiar para este tempo de Advento/Natal. Colaboremos.

9. A Cáritas Portuguesa em parceria com as Conferências Vicentinas e outras organizações promove mais uma vez este ano a campanha “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto Pela Paz”, desafiando cada pessoa a adquirir uma vela e a acendê-la em nome da paz trazida na noite de Natal. As velas encontram-se à venda e os resultados da campanha vai reverter para duas causas: 35% para um projecto internacional de apoio a crianças no Médio Oriente e os restantes 65% para as Cáritas diocesanas que recebem milhares de pedidos de ajuda, sobretudo para pagar as dívidas à habitação, para além do reforço do Fundo Diocesano de Emergência Social. Ajudemos.

10. As Irmãs Dominicanas pedem para convidar as pessoas de Avanca a participar no Jubileu dos 100 anos da morte de Teresa de Saldanha sua Fundadora e os 150 anos da Fundação da Congregação. Haverá uma celebração no Santuário de Fátima no dia 9 de Janeiro de 2016 com Missa na Basílica da Santíssima Trindade e uma Sessão Cultural no Centro Paulo VI. Quem desejar ir de autocarro deve comunicar com a máxima brevidade as Irmãs Dominicanas ou com o Victor Oliveira.

>. Vai haver Convivo Fraterno para Jovens em Eirol nos dias 27, 28 e 29 de Dezembro. Quem se quiser inscrever e estiver interessado, deverá faze-lo junto da Secretaria Paroquial, junto do Padre José Henriques, Padre Manuel Augusto ou junto de qualquer elementos do grupo de convivas fraternos de Avanca. O encerramento deste convívio decorrerá no Auditório do Centro Paroquial de Avanca a partir das 20.30 horas do dia 29 de Dezembro.

>. A Associação de Pais e Encarregados de Educação das Escolas de Avanca, em colaboração com o Agrupamento de Escolas de Avanca e a Escola de Artes, convidam todas as pessoas a assistir à Festa de Natal que decorrerá, na próxima 6ª Feira dia 18 de Dezembro, no Auditório do Salão Paroquial, pelas 20.30 horas.