Avisos ~ Informações Paroquiais ~ Semana de 14 a 21 de Fevereiro de 2016

15-02-2016 14:31

Semana de 14 a 21 de Fevereiro de 2016

1. Reunião da Fraternidade Dominicana neste Domingo dia 14 de Fevereiro, às 14.30 horas [duas e meia da tarde] no Centro Paroquial.

2. O sentido da Penitência (na sua compreensão como tempo de sobriedade e austeridade) não está ultrapassado nem é uma proposta desactualizada. Abster-se de coisas, até legítimas, por amor a Deus esteve sempre presente na tradição cristã. Era o jejum e a abstinência de que a Bíblia do Antigo e do Novo Testamento nos fala. Estas práticas estiveram sempre ligadas à partilha de bens em favor dos mais pobres e das obras da Igreja. É este o sentido do contributo penitencial que este ano se destina aos cristãos perseguidos pelo ódio da intolerância religiosa e a necessidade urgente de dotarmos os Serviços pastorais diocesanos de espaços de trabalho e de reuniões, adaptando, para o efeito, uma zona do nosso Seminário de Santa Joana.

3. Vai haver reunião da Comissão de Culto da Capela paroquial de Santa Luzia, esta 2ª Feira, dia 15 de Fevereiro, às 21 horas [nove da noite].

4. A preparação para noivos que irão casar ao longo deste ano, os encontros do CPM (Curso de Preparação para o Matrimónio) irá começar em Abril no Centro Paroquial. Nesta altura do ano a nossa paróquia de Avanca, não mais que uma vez apenas, vai promover estes encontros para os noivos e dado que no concelho de Estarreja não irá haver outros encontros deste género, tornando-se necessária a inscrição com a máxima brevidade na Secretaria Paroquial até finais de Março, de forma a organizar os trabalhos.

5 Vai haver uma peregrinação ao Santuário de Fátima, de participação no Encontro Internacional dos associados da Coração Imaculado de Maria, no dia 5 do próximo mês de Março. As pessoas que quiserem participar, podem inscrever-se na Secretaria Paroquial ou então junto do senhor Carlos Pinto, do Seixo.

6. A propósito da celebração do Jubileu da Misericórdia, vai haver uma peregrinação a Santiago de Compostela, no Sábado dia 19 do próximo mês de Março, com participação na missa do Peregrino da Catedral. As pessoas que quiserem participar, podem inscrever-se na Secretaria Paroquial ou então junto da Liliana Pinto, da Arada.

7. Em virtude da grande lotação da hospedaria de Roma em finais de Agosto deste ano a propósito do Congresso Eucarístico Internacional, a paróquia está a programas a peregrinação Jubilar do Ano da Misericórdia a Roma para 1ª quinzena de Agosto. Daremos oportunamente mais informações.

>. Um grupo de pessoas ligadas à 2ª mesa da nossa Irmandade do Santíssimo Sacramento aceitou constituir a comissão de festas e organizar este ano os Festejos em honra de Santa Marinha, padroeira de Avanca. Nos últimos anos tem sido por intermédio da irmandade que tem sido feita a festa da padroeira de Avanca - Santa Marinha e temos que estar reconhecidos por esse trabalho generoso. Sendo assim, a comissão irá iniciar esta semana, já a partir de 2ª feira, a recolha de fundos para os festejos.

>. Com o mês de Março começarão a ser feitas as declarações de impostos do IRS. O governo permite que as pessoas possam nestas suas declarações indicar o destino a dar a 0,5 %, que terá fins sociais. Se as pessoas não indicarem alguma instituição legalmente credível para destinar essa verba, o governo retirará na mesma essa percentagem e encaminhará para aquilo que escolher. Desta forma apelamos a todos que indiquem, no lugar próprio das suas declarações de IRS (campo nº 9), a identificação de contribuinte fiscal do Centro Paroquial e Social Santa Marinha de Avanca, pois é uma maneira de ajudar o Centro Paroquial. O número de identificação de contribuinte fiscal do Centro Paroquial é 501 283 315. Mesmo quando é pouco, é uma ajuda que o governo permite que seja destinada a uma instituição. Neste momento toda a ajuda é necessária, especialmente por causa das obras que fez o Centro Paroquial.