Avisos ~ Informações Paroquiais ~ Semana de 16 a 23 de Abril de 2017

18-04-2017 12:15

Semana de 16 a 23 de Abril de 2017

01. Neste Domingo de Páscoa, o começo da Visita pascal vai ser às 12 horas [meio dia]. O compasso da visita pascal será assim prolongado do anúncio de Cristo Ressuscitado nas nossas casas e às nossas Famílias. Os grupos seguem os itinerários habituais. As pessoas deverão engalanar as entradas das suas casas com alguns “verdes” - de forma visível junto às suas portas, para isso ser um sinal indicativo aos grupos de que essas casas desejam receber o compasso da visita pascal.

02. A catequese paroquial interrompeu os seus trabalhos no dia 9 de Abril. O tempo pascal, e nele, a vida da catequese, é um momento forte na transmissão de valores e de vida, seja nos grupos seja nas famílias. Os pais e encarregados de educação deverão ter em conta a participação dos seus filhos nesse importante tempo de celebração da comunidade cristã. A interrupção da catequese de grupos, no período de Páscoa, vai até 23 de Abril, retomando-se o trabalho de grupos, na 2ª Feira, dia 24 de Abril.

03. Haverá a eucaristia na Unidade de Cuidados Continuados e ERPI (novo Lar de idosos), nesta 2ª Feira, dia 17 de Abril, às 14.30 horas [duas e meia da tarde], lembrando os benfeitores da Paróquia e do Centro Paroquial.

04. No próximo Domingo, dia 23 de Abril, vai decorrer na cidade de Aveiro, a grande festa dos Escuteiros, Dia da Região e Dia de "São Jorge", num ano quer celebra os 90 anos da chegado do escutismo à nossa diocese. O nosso agrupamento de Escuteiros de Avanca participa no programa do dia e na eucaristia presidida pelo senhor bispo às 15.30 horas que será feita junto ao parque Infante D. Pedro - parque da cidade. Nessa eucaristia serão instituídos leitores dois jovens seminarista em preparação para a ordenação sacerdotal.

05. Também no dia 23 de Abril, a nossa comunidade cristã celebrará o Dia Paroquial do Doente e Idoso. Celebraremos a eucaristia da tarde às 15 horas [três da tarde] e nela irá ser feita a administração do Sacramento da Unção dos Enfermos. Haverá uma hora antes da eucaristia, às 14 horas [duas da tarde], confissões, sobre tudo para doentes e idosos que queiram ter a oportunidade de o fazer. A seguir à celebração terá lugar no Centro paroquial uma merenda-convívio entre todos. É claro que neste dia a missa da tarde é excepcionalmente às 15 horas [três da tarde], pelo que NÃO HAVERÁ a missa das 17 horas.

06. A Conferência de São Vicente de Paulo, da nossa paróquia, continua a auxiliar mais de uma centena de famílias necessitadas, aumentando em cada mês o número de pedidos de apoio. Por causa destas situações a conferência vicentina leva a efeito um peditório no final das eucaristias do próximo fim-de-semana, 22 e 23 de Abril, de forma a ajudar famílias e pessoas em situações de emergência social. Colabore!

07. Reforçamos o apelo a todos que indiquem, no lugar próprio das suas declarações de IRS – este ano o modelo 3 (campo nº 11), a identificação de contribuinte fiscal do Centro Paroquial e Social Santa Marinha de Avanca, pois é uma maneira de ajudar o Centro Paroquial. O número de identificação de contribuinte fiscal do Centro Paroquial é 501 283 315. Essa contribuição é sem dúvidas nenhumas mais bem gerida pelo Centro Paroquial e Social de Avanca do que pelo estado e o governo da república que temos. Mesmo quando é pouco, é uma ajuda que o governo permite que seja destinada a uma instituição. Neste momento toda a ajuda é necessária, especialmente por causa das obras que fez o Centro Paroquial.

08. A nossa Paróquia de Avanca está a organizar para este ano uma saída ao estrangeiro, num itinerário simples e não muito caro, efectuando uma viagem de autocarro com destino a Lourdes – no sul de França, junto á cordilheira dos Pirinéus que faz fronteira com a Espanha. Essa viagem acontecerá entre 21 e 25 de Agosto deste ano, pelo que as pessoas que desejarem poderão fazer a sua inscrição na secretaria paroquial e obter ai mais informações. Neste ano de centenário das aparições marianas em Portugal, pareceu bem ir ao encontro de outras realidades em sintonia com a mensagem de Fátima, e de conhecer o Santuário de Nª Sª de Lourdes e das aparições de Nª Senhora a Bernardette Soubirous.