Avisos ~ Informações Paroquiais ~ Semana de 17 a 24 de Maio de 2015

20-05-2015 18:39

Semana de 17 a 24 de Maio de 2015

1. Acaba este domingo, 17 Maio, a “Semana da Vida” iniciada há oito dias atrás. O lema da semana – “Vida com dignidade - Opção pelos mais fracos” – acorda em nós a consciência de que a vida é o maior e mais precioso dos dons. Mas também desperta e mobiliza para a urgente necessidade de uma nova postura: sendo a vida, hoje, tão depreciada, ameaçada e destruída, urge parar esta cultura de morte, instaurando, em seu lugar, uma sólida cultura da vida. A Semana da Vida corresponde ao apelo do Papa João Paulo II, de uma celebração anual em defesa da vida, com o objectivo de suscitar nas consciências, nas famílias, na Igreja e nas sociedades, o reconhecimento do sentido e valor da vida humana em todos os seus momentos e condições, concentrando a atenção de modo especial na gravidade do aborto, da eutanásia e das confusões e distúrbios geradas no seio da instituição familiar.

2. Este Domingo, dia 17 de Maio, a nossa comunidade paroquial acolhe em Festa os adolescentes do 9º ano da catequese na sua Profissão de Fé na eucaristia da 11 horas. Alegramo-nos com o seu crescimento e com a sua caminhada (são cerca de 40 adolescentes nos quais se depositam muitas esperanças), ao mesmo tempo que, juntamente com pais e padrinhos, queremos todos renovar o compromisso de testemunho e acompanhamento.

3. Continua a devoção de Maio, neste mês dedicado a Nossa Senhora. Esta semana a organização do terço fica assim distribuída pelas zonas e grupos da paróquia:

2ª Feira/dia 18 de Maio: Arcã | Submoinhos

3ª Feira/dia 19 de Maio: Seixo | Valada

4ª Feira/dia 20 de Maio: Bandeira | Outeiro da Bandeira | Fojo

5ª Feira/dia 21 de Maio: LOMBÃO | ESTRADA | GRUPO DAS EQUIPAS DE NOSSA SENHORA

6ª Feira/dia 22 de Maio: Aldeia | grupos dos Ministros Extraordinários Comunhão | Acólitos

Sábado e Domingo o terço será meia hora antes da missa da tarde e da noite, mas vamos dar mais importância à Animação da Eucaristia, não sobrecarregando muito o terço.

4. Um grupo de pessoas ligadas à nossa Irmandade do Santíssimo Sacramento aceitou constituir a comissão de festas e organizar este ano os Festejos em honra de Santa Marinha, padroeira de Avanca. Sendo assim, a comissão irá iniciar esta semana, já a partir de 2ª feira, a recolha de fundos para os festejos. Por todas as razões temos que ser compreensivos com os membros desta comissão que nos irão bater à porta, acolhendo respeitosamente o seu trabalho e dedicação em prol desta festa maior da nossa terra e que irão assim recolher sem exigências e de forma livre, aquilo que as famílias poderem e quiserem dar para a concretização dos festejos.

5. A Junta de Freguesia pede para divulgar que a Feira de Artesanato prevista para a Praça Júlio Neves [praça do emigrante junto à Capela paroquial de S. António] - e que e foi suspensa pelo mau tempo do dia 1 de Maio, vai realizar-se nesse mesmo local no próximo Sábado, dia 23 de Maio a partir das 14.00 horas [duas da tarde].

6. No último domingo deste mês, no dia 31 de Maio, celebramos o Dia da Comunidade Paroquial de Avanca, centrado no tema da diocese, que nos pede ousadia na “Alegria do Evangelho”- aceitando também o desafio deixado pelo Papa Francisco na sua última encíclica. Este ano, da celebração deste dia, destacamos alguns pontos do programa: às 11 horas haverá missa na Igreja Matriz; pelas 12.30 horas [meio dia e meio], será o almoço/convívio comunitário seguindo-se uma tarde recreativa. Assentem por favor nos vossos calendários. Daremos mais pormenores na próxima semana.

>. No dia 10 de Junho decorre no Santuário de Fátima, mais uma Peregrinação Nacional das Crianças. Estão abertas as inscrições para todos aqueles que quiserem participar, podendo fazer a sua inscrição na Secretaria Paroquial ou junto do Vítor Oliveira [contactos: 234884817 ou 963781863], sacristão da igreja.

>. No dia 27 de Junho decorre uma Peregrinação a Santiago de Compostela. Estão abertas as inscrições para todos aqueles que quiserem participar, podendo fazer a sua inscrição na Secretaria Paroquial [contactos: 234884902 ou 933462317]. A viagem terá paragens em Viana do Castelo e Valença.

>. As reuniões para o grupo de preparação de adultos para o Crisma em 2015 estão a decorrer às 6ª.s Feiras às 20 horas [oito da noite], no Centro Paroquial.

>. Decorre ainda a celebração jubileu de vida sacerdotal do senhor Reitor tendo completado 50 anos de padre e 25 anos de serviço na paróquia de Avanca. Estava prevista para Setembro do ano passado uma viagem à Terra Santa, mas o aumento de conflitos naquela zona do nosso mundo fez com que a viagem fosse adiada. Desanuviadas as tensões foi agora remarcada. Estando, por isso, ainda a decorrer esta recordação especial para o senhor Reitor, numa data tão importante da sua vida sacerdotal, irá ser organizada uma ida à Terra Santa, em finais de Agosto, princípios de Setembro deste ano. Alguns familiares do senhor Reitor voltaram a incentivá-lo a concretizar este desafio. Vale a pena poupar um pouco para poder ir ao país de Jesus, mesmo com sacrifício, e viver uma experiência de aprofundamento da fé. A agência de viagens que está a organizar o itinerário continua a manter a oferta de oferecer o valor de uma das viagens em favor das obras da Unidade de Cuidados Continuados e do novo Lar. As pessoas interessadas deverão fazer a sua inscrição e recolher outras informações na Secretaria Paroquial ou junto do senhor Reitor.