Avisos ~ Informações Paroquiais ~ Semana de 24 a 31 de Janeiro de 2016

25-01-2016 12:05

Semana de 24 a 31 de Janeiro de 2016

1. Celebrou-se esta semana que passou o dia litúrgico da memória do mártir São Sebastião, na 4ª Feira dia 20 de Janeiro, invocado na Capela Paroquial de São Sebastião. Entretanto há Missa festiva de São Sebastião este Domingo dia 24 de Janeiro às 10.30 horas, na Capela Paroquial de São Sebastião, seguida de procissão solene pelo itinerário habitual evitando a estrada nacional 109.

2. De 2ª a 4ª feira desta próxima semana, nos dias 25 a 27 de Fevereiro, vai decorrer na Casa Diocesana de Albergaria-a-Velha a Formação Permanente do Clero - encontros de estudo, trabalho e reflexão para diáconos e padres da nossa diocese, cujo tema este ano será esta centrado nas realidades do “Matrimónio e Família”. O habitual atendimento de cartório paroquial à 4ª Feira não se fará esta semana devido à participação do senhor reitor nestas jornadas. Quem precisar de tratar de algum assunto de cartório o senhor reitor estará na 5ª feira para atendimento.

3. Haverá ultreia dos Cursistas de Cristandade dos arciprestados de Estarreja-Murtosa, na 5ª Feira, dia 28 de Janeiro, às 21.30 horas [nove e meia da noite], no Centro Paroquial.

4. As reuniões para o grupo de preparação de adultos para o Crisma em 2016 começam na próxima 6ª Feira dia 29 de Janeiro, às 20 horas [oito da noite], no Centro Paroquial. As pessoas que ainda estão interessadas em iniciar a preparação devem inscrever-se com urgência na secretaria paroquial durante os próximos dias.

5. Vai realizar-se esta semana uma Formação para Visitadores de Doentes e Idosos, no próximo Domingo dia 31 de Janeiro das 15 às 17 horas, no Seminário de Santa Joana - Aveiro.

6. O Oitavário Ecuménico, a semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, este ano subordinada ao tema da 1ª Carta de S. Pedro «Chamados a proclamar os altos feitos do Senhor» (1 Pe 2,9) e que começou no dia 18 de Janeiro, termina esta 2ª feira, dia 25 de Janeiro - na Festa da Conversão de São Paulo.

7. Um grupo de pessoas ligadas à 2ª mesa da nossa Irmandade do Santíssimo Sacramento aceitou constituir a comissão de festas e organizar este ano os Festejos em honra de Santa Marinha, padroeira de Avanca. Nos últimos anos tem sido por intermédio da irmandade que tem sido feita a festa da padroeira de Avanca - Santa Marinha e temos que estar reconhecidos por esse trabalho generoso. Sendo assim, a comissão irá iniciar esta semana, já a partir de 2ª feira, a recolha de fundos para os festejos. Por todas as razões temos que ser compreensivos com os membros desta comissão que nos irão bater à porta, acolhendo respeitosamente o seu trabalho e dedicação em prol desta festa maior da nossa terra e que irão assim recolher sem exigências - e de forma livre, aquilo que as famílias poderem e quiserem dar para a concretização dos festejos.

8. Este Domingo dia 24 de Janeiro há eleições para o Presidente da República. Esperamos todos e rezamos a Deus para que aqueles que for designado sirva generosamente e com verdade todos os portugueses. Todos aqueles que já podem exercer o seu dever de votar devem participar, num chamamento à cidadania e à responsabilidade.

>. A festa da Apresentação de Jesus no Templo, conhecida vulgarmente por dia de Nossa Senhora das Candeias (ou da Candelária), celebra-se no dia 2 de Fevereiro (3ª Feira). Quando Jesus foi apresentado no templo, o velho Simeão reconheceu Jesus como a "Luz das Nações". Nesse dia iremos fazer a bênção das velas (candeias) e um cortejo solene inicial, proclamando Jesus Cristo como Luz do mundo. A bênção das velas terá início às 19.15 horas [sete e um quarto da noite]. A irmandade formará solenemente nesse dia. Este ano, o dia 2 é também marcado pelo encerramento do Ano da Vida Consagrada.

>. O senhor José Borges, presidente da Junta de freguesia, pede para divulgar entre toda a população de Avanca que o acto eleitoral para a eleição do Presidente da República, em 24 de Janeiro, vai ocorrer na escola do Mato – Avanca, cuja entrada pode ser feita a poente, do lado do pavilhão e a nascente, do lado da rua do mercado.