Avisos ~ Informações Paroquiais ~ Semana de 26 de Fevereiro a 5 de Março de 2017

27-02-2017 11:40

Avisos da Semana

Semana de 26 de Fevereiro a 5 de Março de 2017

 

01. Desde este Sábado, dia 25 de Fevereiro até à próxima 6ª Feira, dia 3 de Março, haverá interrupção da catequese paroquial de grupos de infância e adolescência, motivada pelo tempo de actividades de Carnaval. Retomamos os trabalhos da catequese, no próximo Sábado, dia 4 de Março. Procuremos acolher os desafios deste tempo da Quaresma, iniciando a nossa participação logo nesta 4ª Feira de Cinzas.

02. Vai começar o tempo quaresma na próxima 4ª feira, dia 1 de Março, com a celebração de Cinzas. Este dia é o começo dum tempo que nos vai levar até à Páscoa. É um dia de Penitência que nos liga a um processo de conversão pessoal e nos introduz num tempo especial de oração, e que tem também uma das suas expressões na prática do jejum e da abstinência, havendo mesmo outras formas de penitência que em muitos casos são também formas de austeridade e privações, num esforço de renúncia e conversão que nos aproxima uns dos outros. 4ª Feira de Cinzas é mesmo um dia marcante pelo gesto penitencial da imposição das cinzas. Porque é importante começarmos bem as coisas no princípio da Quaresma, para facilitar a participação ao maior número de pessoas na eucaristia, a celebração de 4ª Feira de Cinzas, será meia hora mais tarde, ou seja às 19.30 horas [sete e meia da noite]. Nessa celebração iremos lançar a caminhada paroquial para a quaresma. Como é habitual, estão também ao dispor das pessoas e suas famílias no final das missas um livrinho de oração que poderá ajudar na vivência pessoal e familiar da caminhada de Quaresma pelo valor de um euro, havendo ainda outro para a Páscoa também por um euro. As pessoas poderão ainda adquirir junto do sacristão ou na secretaria paroquial.

03. Para além desta próxima 4ª Feira de Cinzas e de 6ª Feira Santa serem de jejum e abstinência, as 6ªs Feiras da Quaresma são todas dias de abstinência. Como já tivemos ocasião de recordar várias vezes, o sentido da abstinência é comermos uma comida mais barata para podermos ajudar os mais pobres e as obras da igreja destinadas ao bem comum. É este o sentido do contributo penitencial cuja aplicação este ano será oportunamente divulgada pela diocese.

04. A preparação para noivos que irão casar ao longo deste ano, os encontros do CPM (Curso de Preparação para o Matrimónio) irá começar a 11 Março no Centro Paroquial. Nesta altura do ano a nossa paróquia de Avanca, não mais que uma vez apenas, vai promover estes encontros para os noivos e dado que no concelho de Estarreja não irá haver outros encontros deste género, tornando-se necessária a inscrição com a máxima brevidade na Secretaria Paroquial até finais deste Mês de Fevereiro, de forma a organizar os trabalhos.

05. No próximo Sábado dia 4 de Março, vai ter lugar a Peregrinação da nossa Diocese de Aveiro ao Santuário de Fátima – em ano jubilar das Aparições. Será uma peregrinação que terá apenas esse destino – a Cova da Iria. A camioneta sairá de Avanca às 6h45 [sete menos um quarto] da manhã, pelo que as pessoas deverão estar no estacionamento - junto à Igreja, às 6h30 [seis e meia da manhã]. Agradecemos às pessoas que façam o pagamento da inscrição na camioneta ao longo da próxima semana, na secretaria paroquial, para evitar problemas de trocos e outras situações a acautelar. A camioneta da nossa paróquia já está cheia, mas as camionetas das paróquias de Pardilhó e Beduído ainda têm lugares e poderão passar por Avanca se houver pessoas a recolher. Por isso, quem ainda desejar participar – indo de camioneta, deve contactar com urgência o Senhor Reitor ou o Pe. Manuel Augusto de forma a poder reservar esses lugares. Entretanto, as pessoas e famílias que vão em carro próprio deverão inscrever-se também para ter acesso ao material da peregrinação e ao símbolo identificador do nosso arciprestado de Estarreja. Esta poderão recolher esse material até 6ª feira às 17.30 [cinco e meia da tarde] na secretaria paroquial.

06. Para as pessoas que o desejarem, a nossa paróquia tem para venda o “Terço do Centenário das Aparições”, que comemora também a vida do Papa Francisco este ano ao Santuário de Fátima na Cova da Iria. Na nossa paróquia, este terço pode ser adquirido muito mais barato (por uma terça parte do que é vendido por aí) pois a nossa comunidade paroquial não pretende obter qualquer proveito com a sua venda a não ser proporcionar uma oportunidade neste ano especial, podendo ser assim um bom presente para oferecer. Poderão ser adquiridos no final das missas ou na secretaria paroquial.

07. Vai haver uma Peregrinação ao Santuário de Fátima de participação no Encontro Internacional dos associados da Coração Imaculado de Maria, no dia 18 de Março. As pessoas que quiserem participar, podem inscrever-se na Secretaria Paroquial ou então junto do senhor Carlos Pinto, do Seixo.

08. Irão decorrer nos dias 8, 15 e 22 de Março (às 4ª.s feiras) os encontros de formação e reflexão sobre a Exortação Apostólica Pós-Sinodal do Papa Francisco “Amoris laetitia”, sobre o amor na família; estas sessões decorrerão às 21.30 [nove e meia da noite] no salão paroquial de Veiros, e destinam-se a catequistas, pais e comunidade em geral, sendo orientadas pelo Padre Abílio Manuel Araújo, pároco da Torreira. A inscrição é gratuita e deverá ser feita na secretaria paroquial para ser enviada até 28 de Fevereiro.

09. Pede a gerência da “Óptica Anjo d’Ouro” para divulgar que vão ser realizados gratuitamente em Avanca “rastreios visuais” na próxima 4ª feira dia 01 de Março, na Praça Julio Neves, das 9.30 às 12.30 horas e na 6ª feira dia 3 de Março, no largo de Água Levada, no mesmo horário.

>. As reuniões para o grupo de preparação de adultos para o Crisma em 2017 irão prosseguir nesta 6ª feira dia 20 de Janeiro, em Pardilhó às 20 horas [oito da noite].

>. Os escuteiros de Avanca estão a participar na “Missão Ambiente” recolhendo embalagens vazias de medicamentos e medicamentos fora de uso e sua entrega nas farmácias. Esta campanha procura educar e sensibilizar todos os jovens e as suas comunidades para a importância da protecção do ambiente através da recolha doméstica periódica e regular das embalagens vazias de medicamentos e medicamentos fora de uso e sua entrega nas farmácias. Esta campanha vai proporcionar aos Escuteiros de Avanca a aquisição de material para as suas actividades, no caso de obterem um peso suficiente de recolhas feitas, por isso contam com a colaboração de toda a comunidade. Pode entregar essas embalagens vazias de medicamentos e medicamentos fora de uso na Farmácia Canelo – diga que para os Escuteiros de Avanca, e também no Centro Paroquial de Avanca ou aos membros do grupo de Escuteiros de Avanca – ao sábado antes e depois da missa da tarde.

Boa semana de Trabalho, Saúde e Paz; São os desejos da Equipa de Sacerdotes ao serviço da comunidade paroquial

 

 

Voltar